Seguimento Sul - Janeiro 2021



comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde, "e desta vez não me posso queixar". Chuvada forte durante a madrugada. Em Alvalade do Sado caíram 15 mm, mas 10 Kms mais a Sul caíram 30mm. Excelente rega. Este ano e apesar da seca continuar, o cenário está melhor que em relação a anos anteriores, pois alguns solos já apresentam saturação desde Dezembro e o rio Sado já voltou a ter água corrente, embora com caudal mínimo, mas já anima.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, mais vento do que chuva, acumulei uns míseros 6 mm, esperava pelo menos acima dos 10 mm, faltou a trovoada sem ela é sempre uma miséria. :lol:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Acumulado vs. rate instantâneo. Não apanhou os 138 mm/h porque os valores do gráfico são instantâneos de minuto a minuto:
bojB0V3.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Depois de uma pequena pausa, regressa a chuva. A tarde foi marcado por aguaceiros fortes.

36.3mm acumulados. Bem acima do previsto para este dia. :D

Muita água a correr nos ribeiros novamente.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Embora o evento tenha sido fraquinho na costa algarvia, rendeu bem no Baixo Alentejo e na Serra do Caldeirão. Há estações não oficiais no sul do Baixo Alentejo que registaram acumulados inclusive superiores a 35-40 mm, ou seja, muito acima do previsto para a zona! :rain:

Como acho que já disse por aqui, neste tipo de entradas de oeste/noroeste a costa algarvia acaba por ser pouco beneficiada em comparação com as outras regiões do país (o mesmo acontece com as entradas de norte, apesar de, nesses casos, serem em geral todas as regiões do sul pouco afetadas e não só o Algarve). O que beneficia realmente a costa algarvia são as entradas de sul/sudoeste e as cut-offs - o outono esteve cheio desse tipo de eventos, tanto que foi bastante chuvoso a Sul. A tempestade Filomena, por exemplo, poderia ter sido bastante benéfica para o Algarve se não se tivesse dissipado parcialmente no Atlântico (o oposto do que estava previsto) e se tivesse entrado na Península um pouco mais a norte. Veremos se da próxima o Algarve tem mais sorte, porque muitas vezes não é possível agradar a todos! :D
 
Última edição:

Mr.Jones

Cirrus
Registo
22 Dez 2020
Mensagens
35
Local
Odemira
Boa tarde !
Dia interessante por aqui, aguaceiros dispersos durante o dia, vento por vezes forte, e o sol apareceu também :cool:
Fui dar uma voltinha com a minha cadela no fim do dia e os campos aparentam ter bastante água , a ribeira voltou a correr, ainda que com um caudal minímo ( mas é melhor que nada :D)
Achei interessante esta zona, que demonstra bem o poder da água ao longo dos anos :
a89d27e7cf6978296c28baa3cada36c7.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Última edição:

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,178
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa tarde !
Dia interessante por aqui, aguaceiros dispersos durante o dia, vento por vezes forte, e o sol apareceu também :cool:
Fui dar uma voltinha com a minha cadela no fim do dia e os campos aparentam ter bastante água , a ribeira voltou a correr, ainda que com um caudal minímo ( mas é melhor que nada :D)
Achei interessante esta zona, que demonstra bem o poder da água ao longo dos anos :
a89d27e7cf6978296c28baa3cada36c7.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
The Little Canyon :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde !
Dia interessante por aqui, aguaceiros dispersos durante o dia, vento por vezes forte, e o sol apareceu também :cool:
Fui dar uma voltinha com a minha cadela no fim do dia e os campos aparentam ter bastante água , a ribeira voltou a correr, ainda que com um caudal minímo ( mas é melhor que nada :D)
Achei interessante esta zona, que demonstra bem o poder da água ao longo dos anos :
a89d27e7cf6978296c28baa3cada36c7.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Não querendo estar a alargar-me muito no offtopc, mas a água tem uma força incrível, causando assim uma enorme erosão em solos, como se pode ver na foto, 1 cm de solo, pode levar mais de mil ano a formar-se, mas pode ir pela linha de água a baixo, em poucos segundo, para segurar esse talude falta aí muita vegetação também, mas aí em solo muito argiloso, nem sempre é fácil as espécies crescerem de forma espontanea, era preciso intervenção humana.