Seguimento Sul - Janeiro 2023

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Tudo indica que será esta a última noite de frio mais intenso. De qualquer das formas em muitos sítios a temperatura não tem baixado muito devido ao vento. Senão houver vento, esta noite poderá ser interessante em termos de gelo/geada. A partir de amanhã já começa lentamente a subir a temperatura. Durante o dia já deveremos ter máximas nos 16°c e com vento mais fraco. Aliás hoje já foi mais agradável durante o dia com a diminuição da intensidade do vento.
Depois fica a faltar a chuva...incrível como os solos secaram com estes dias de vento seco de nordeste. A brincar a brincar já vamos com mais de um mês com precipitações pouco significativas ou digamos irrelevantes.

Este fim de semana fui dar uma volta até Almodôvar e as linhas de água estão quase secas principalmente a seguir à serra Algarvia. Verde q.b mas pouca água nos cursos de água. Entretanto com a ausência de chuva hão-de começar a secar.
A EMA de Loulé já vai nos 1.7ºC e teve uma mínima de -2.1ºC, aquela baixa ali que abrange a Zona Industrial é um verdadeiro frigorífico, bem mais interessante esta localização que a anterior que ficava no parque da cidade.
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas,
Fim de semana fresquinho, com céu limpo.
Em termos de chuva, Janeiro acabará ligeiramente abaixo da média mas nada demais, pois mesmo assim não ficou longe dos 100mm.
Tudo bem abastecido, mesmo chovendo pouco até ao verão, não há qualquer problema por aqui, mas claro esperemos que ainda venha bastante chuva.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Alguma geada hoje por Arronches, mas não muito densa porque os valores de humidade não têm estado muito elevados. Mínima de 2,3ºC na estação MeteoAlentejo (zona alta da vila) e 1,1ºC no meu sensor, na zona mais baixa.
i4RnBxE.jpg

dNyztfX.jpg

gMnJDRV.jpg

mf10Yam.jpg
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
A EMA de Loulé já vai nos 1.7ºC e teve uma mínima de -2.1ºC, aquela baixa ali que abrange a Zona Industrial é um verdadeiro frigorífico, bem mais interessante esta localização que a anterior que ficava no parque da cidade.
Mais ou menos deve ter uns -100m de diferença de cota em relação à antiga no interior da cidade. Penso que fica por baixo da zona industrial de Loulé num vale/depressão fechada a que chamam campina de Baixo.
Não sei o que consideram esse vale, é quase fechado tipo polje mas não o é ;)
 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
872
Local
Albufeira, Algarve

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Intenso? Para fazer exercício físico é uma maravilha :D:bombar:
Isso é quando se tem 20 anos, agora aos 40 é ficar no quentinho, correr agora só se for por um grande motivo. :D

Máxima. 14.4ºC
mínima: 5.7ºC
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Uma vila pequena, mas hoje a diferença de temperatura é bastante notável.

6,0ºC na estação MeteoAlentejo com vento fraco. 2,6ºC no meu sensor e vento nulo. A altitude e a proximidade ao rio faz toda a diferença.
Aqui em baixo já há alguma geada sobre os carros. Não será muito significativa novamente porque a humidade não está alta, ronda os 70%.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Mínima de -1,9ºC na estação MeteoAlentejo. -3,6ºC no meu sensor.

Deixo algumas fotos. Logo coloco mais.
RKmnzTn.jpg

jNOFVYC.jpg

ezxG5CC.jpg


Geada bastante restrita ao vale do Rio Caia. A cerca de 1km de Arronches, numa zona mais alta, não havia qualquer vestígio de geada e o carro marcava 5ºC. Saí de casa com o carro a marcar -3ºC. :confused: Grande contraste, isto explica a diferença entre a zona alta da vila e a zona onde vivo.
9Ye2WjF.png
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Deixo então mais alguns registos da geada de hoje em Arronches:
LeZhfP0.jpg

dhCEOjn.jpg

w4VpCth.jpg

gENSixx.jpg

VqnwZxL.jpg

SX9dNSL.jpg

cK8rlcs.jpg

m9oJvOW.jpg


Sair de casa com o termómetro do carro a marcar -3ºC e chegar a Portalegre com 7ºC, é obra! :D Mundo à parte, como se podia verificar hoje às 08h:
pnG6PDB.png


Outras mínimas significativas:
Barqueira (Castelo de Vide): -5,1ºC
Portagem (Marvão): -4,8ºC
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Máxima de 14,3ºC hoje. Nos próximos dias, o ambiente já será bem ameno.

Janeiro termina com 76.5mm acumulados por aqui. Considerando a normal de Elvas, fica acima da média.

Neste momento, estão 5,0ºC na estação MeteoAlentejo e 3,8ºC no meu sensor. Vento nulo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, acaba Janeiro com sol e bastante abaixo da média em termos de precipitação com apenas 12 mm.

Máxima: 15.5ºC
mínima: 7.7ºC

Fevereiro vai pelo mesmo caminho que Janeiro, mais seco que um carapau e já levamos sem chuva significativa desde 20 de Dezembro, aliás, a seca meteorológica deve ser já moderada no Baixo Alentejo e Algarve.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
1,4ºC na estação MeteoAlentejo e -0,9ºC no meu sensor neste momento.

Com temperaturas mais altas durante o dia, o contraste com Portalegre acentua-se. Estações por lá rondam os 8/9ºC, autêntica primavera. :p
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Boas, por aqui, acaba Janeiro com sol e bastante abaixo da média em termos de precipitação com apenas 12 mm.

Máxima: 15.5ºC
mínima: 7.7ºC

Fevereiro vai pelo mesmo caminho que Janeiro, mais seco que um carapau e já levamos sem chuva significativa desde 20 de Dezembro, aliás, a seca meteorológica deve ser já moderada no Baixo Alentejo e Algarve.
Não é um padrão deste ano é um padrão que se vem repetindo mais ou menos, ano após ano. Aliás tu e eu referimos que tinha de haver um pico de precipitação e que depois o Inverno o mais provável era ser seco e "voilá"...
Nem é preciso consultar nenhum modelo, é empírico!
Agora resta saber se irá haver um pico de precipitação também intenso na Primavera (>200mm). Acho pouco provável...