Seguimento Sul - Janeiro 2023

Ou então, arranjar uma garagem nem que seja da vizinha, como canta o Quim Barreiros. :D Quando era puto lembro-me do meu pai de manhã levar uma garrafa de água e com uma espátula retirar, o meu pai tem um amigo que deitou água quente no vidro ficou logo safo do gelo e do vidro, mas depois inventou que tinha sido os marginais que fizeram aquilo para a seguradora accionar a quebra de vidros. :lmao:

Por aqui, sigo com 8,1ºC.
Nunca se deve colocar água quente no vidro com gelo, a diferença de temperatura pode fazer o vidro quebrar.
 
Ou então, arranjar uma garagem nem que seja da vizinha, como canta o Quim Barreiros. :D Quando era puto lembro-me do meu pai de manhã levar uma garrafa de água e com uma espátula retirar, o meu pai tem um amigo que deitou água quente no vidro ficou logo safo do gelo e do vidro, mas depois inventou que tinha sido os marginais que fizeram aquilo para a seguradora accionar a quebra de vidros. :lmao:
Como aqui não há garagem da vizinha, tenho de me desenrascar de outra forma. :lol: Pelo menos tapando os vidros, não é necessário estar a acordar mais cedo para ir tirar o gelo, estar a apanhar frio enquanto o tiro e estar a mexer em água para congelar as mãos. :cold: Outra desvantagem de utilizar água é que, se as temperaturas estiverem muito baixas, volta a congelar rapidamente. Em 2021, num dos dias em que houve aquelas geadas descomunais, tive de sair cedo e estavam -5ºC, esqueci-me de meter qualquer coisa a tapar e não dava conta do gelo.
Relativamente a esse amigo, ficou logo com o problema do gelo resolvido. :huhlmao:Nunca se deve fazer isso porque as grandes diferenças de temperaturas vão originar a quebra do vidro.
__________________________________________
Entretanto por aqui, a temperatura vai andando num sobe e desce, mas nota-se claramente o grande potencial da inversão. O facto de a vila estar numa encosta e não ao nível do rio faz sempre a diferença na inversão.
O mesmo não acontece, por exemplo com Ponte de Sor, pois a cidade está ao nível do rio. -0,3ºC por lá.

Aqui agora estão 0,5ºC, a descer rapidamente porque o vento desapareceu.
 
Bom dia,
Boa camada de geada e mínima de -2,4ºC. Temperatura num sobe e desce, ao sabor do vento, mas deu para ficar tudo branquinho na mesma.
Para já, deixo estas fotos. Logo publico mais.
EwHQLqs.jpg

Y6gaIRz.jpg


O carro marcava -2ºC quando saí de casa. Ainda apanhei -3ºC junto ao Rio Caia, entre Portalegre e Arronches, e cheguei a Portalegre com 6ºC.
 
Última edição:
Mínimas mais significativas aqui no distrito:
Ribeira das Vinhas (Ponte de Sor): -5,5ºC
Barqueira (Castelo de Vide): -4,5ºC
Portagem (Marvão): -3,8ºC
Ponte de Sor: -3,6ºC
Camping Puro Alentejo (Barbacena): -2,1ºC

Há locais com um potencial tremendo e nem se imagina. Se na próxima semana, as inversões continuarem significativas e não houver vento por aqui, vou tentar colocar um sensor na quinta dos meus avós, junto à Ribeira de Arronches. :cold:
 
Boas, por aqui, a noite foi fria e o dia começou com sol e foi ficando nublado.

Máxima: 14.4ºC
mínima: 3.5ºC
actual: 7.9ºC
 
Boas,
Por cá, grande parte do dia com algumas nuvens e sol. Apenas já mais perto do final do dia é que ficou mais nublado, mas não choveu.
Deixo então mais umas fotos da geada ao início da manhã em Arronches.
N8onVlt.jpg

h7DV2ja.jpg

XX1Hjjb.jpg

P4Npyi0.jpg

22gUSqK.jpg

t0Lm9oH.jpg

wSAjSwJ.jpg

q8wMXjx.jpg

ucOtCpV.jpg


Máx: 11,1ºC
Min: -2,4ºC

Nas próximas noites já está previsto mais vento, por isso será novamente difícil haver inversão.

Neste momento estão 5,1ºC.
 
Boas,
Nos últimos dias, o vento voltou a reinar e por isso, impediu a inversão. Até ao momento, esta massa de ar frio apenas deu origem a um dia de geada por aqui. Nada daquilo que era normal ver por esta altura, mas aquilo que costuma ficar restrito a Portalegre, tem sido mais generalizado.
De resto, para além do vento, o fim de semana tem sido de céu limpo.
XWX2Ama.jpg


Máx: 10,6ºC
Min: 3,8ºC

5,1ºC
atuais.
2,0ºC numa estação perto da freguesia da Esperança.

Veremos como se comporta o vento.
 
Última edição:
Boas, por aqui, dia de céu limpo e veremos se o vento não estraga esta noite, nas últimas noites tem aparecido sempre com algumas rajadas.

Máxima: 13.0ºC
mínima: 6.1ºC
actual: 8.6ºC

Na vaga de frio de Janeiro de 2021, as temperaturas foram mais baixas quer as mínimas, quer as máximas, aonde houve máximas abaixo dos 10ºC e mínimas de 1ºC, agora não tem baixado dos 3.5ºC nas mínimas e hoje foi a máxima mais baixa,.

Em termos de comparação, o Algarve teve 14 dias seguidos com aviso amarelo devido ao frio em Janeiro de 2021, agora levamos 7 dias seguidos e chegará aos 10 dias.
 
Tudo indica que será esta a última noite de frio mais intenso. De qualquer das formas em muitos sítios a temperatura não tem baixado muito devido ao vento. Senão houver vento, esta noite poderá ser interessante em termos de gelo/geada. A partir de amanhã já começa lentamente a subir a temperatura. Durante o dia já deveremos ter máximas nos 16°c e com vento mais fraco. Aliás hoje já foi mais agradável durante o dia com a diminuição da intensidade do vento.
Depois fica a faltar a chuva...incrível como os solos secaram com estes dias de vento seco de nordeste. A brincar a brincar já vamos com mais de um mês com precipitações pouco significativas ou digamos irrelevantes.

Este fim de semana fui dar uma volta até Almodôvar e as linhas de água estão quase secas principalmente a seguir à serra Algarvia. Verde q.b mas pouca água nos cursos de água. Entretanto com a ausência de chuva hão-de começar a secar.