Seguimento Sul - Janeiro 2023

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Ou então, arranjar uma garagem nem que seja da vizinha, como canta o Quim Barreiros. :D Quando era puto lembro-me do meu pai de manhã levar uma garrafa de água e com uma espátula retirar, o meu pai tem um amigo que deitou água quente no vidro ficou logo safo do gelo e do vidro, mas depois inventou que tinha sido os marginais que fizeram aquilo para a seguradora accionar a quebra de vidros. :lmao:

Por aqui, sigo com 8,1ºC.
Nunca se deve colocar água quente no vidro com gelo, a diferença de temperatura pode fazer o vidro quebrar.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Ou então, arranjar uma garagem nem que seja da vizinha, como canta o Quim Barreiros. :D Quando era puto lembro-me do meu pai de manhã levar uma garrafa de água e com uma espátula retirar, o meu pai tem um amigo que deitou água quente no vidro ficou logo safo do gelo e do vidro, mas depois inventou que tinha sido os marginais que fizeram aquilo para a seguradora accionar a quebra de vidros. :lmao:
Como aqui não há garagem da vizinha, tenho de me desenrascar de outra forma. :lol: Pelo menos tapando os vidros, não é necessário estar a acordar mais cedo para ir tirar o gelo, estar a apanhar frio enquanto o tiro e estar a mexer em água para congelar as mãos. :cold: Outra desvantagem de utilizar água é que, se as temperaturas estiverem muito baixas, volta a congelar rapidamente. Em 2021, num dos dias em que houve aquelas geadas descomunais, tive de sair cedo e estavam -5ºC, esqueci-me de meter qualquer coisa a tapar e não dava conta do gelo.
Relativamente a esse amigo, ficou logo com o problema do gelo resolvido. :huhlmao:Nunca se deve fazer isso porque as grandes diferenças de temperaturas vão originar a quebra do vidro.
__________________________________________
Entretanto por aqui, a temperatura vai andando num sobe e desce, mas nota-se claramente o grande potencial da inversão. O facto de a vila estar numa encosta e não ao nível do rio faz sempre a diferença na inversão.
O mesmo não acontece, por exemplo com Ponte de Sor, pois a cidade está ao nível do rio. -0,3ºC por lá.

Aqui agora estão 0,5ºC, a descer rapidamente porque o vento desapareceu.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Boa camada de geada e mínima de -2,4ºC. Temperatura num sobe e desce, ao sabor do vento, mas deu para ficar tudo branquinho na mesma.
Para já, deixo estas fotos. Logo publico mais.
EwHQLqs.jpg

Y6gaIRz.jpg


O carro marcava -2ºC quando saí de casa. Ainda apanhei -3ºC junto ao Rio Caia, entre Portalegre e Arronches, e cheguei a Portalegre com 6ºC.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Mínimas mais significativas aqui no distrito:
Ribeira das Vinhas (Ponte de Sor): -5,5ºC
Barqueira (Castelo de Vide): -4,5ºC
Portagem (Marvão): -3,8ºC
Ponte de Sor: -3,6ºC
Camping Puro Alentejo (Barbacena): -2,1ºC

Há locais com um potencial tremendo e nem se imagina. Se na próxima semana, as inversões continuarem significativas e não houver vento por aqui, vou tentar colocar um sensor na quinta dos meus avós, junto à Ribeira de Arronches. :cold:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, a noite foi fria e o dia começou com sol e foi ficando nublado.

Máxima: 14.4ºC
mínima: 3.5ºC
actual: 7.9ºC
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Por cá, grande parte do dia com algumas nuvens e sol. Apenas já mais perto do final do dia é que ficou mais nublado, mas não choveu.
Deixo então mais umas fotos da geada ao início da manhã em Arronches.
N8onVlt.jpg

h7DV2ja.jpg

XX1Hjjb.jpg

P4Npyi0.jpg

22gUSqK.jpg

t0Lm9oH.jpg

wSAjSwJ.jpg

q8wMXjx.jpg

ucOtCpV.jpg


Máx: 11,1ºC
Min: -2,4ºC

Nas próximas noites já está previsto mais vento, por isso será novamente difícil haver inversão.

Neste momento estão 5,1ºC.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Nos últimos dias, o vento voltou a reinar e por isso, impediu a inversão. Até ao momento, esta massa de ar frio apenas deu origem a um dia de geada por aqui. Nada daquilo que era normal ver por esta altura, mas aquilo que costuma ficar restrito a Portalegre, tem sido mais generalizado.
De resto, para além do vento, o fim de semana tem sido de céu limpo.
XWX2Ama.jpg


Máx: 10,6ºC
Min: 3,8ºC

5,1ºC
atuais.
2,0ºC numa estação perto da freguesia da Esperança.

Veremos como se comporta o vento.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e veremos se o vento não estraga esta noite, nas últimas noites tem aparecido sempre com algumas rajadas.

Máxima: 13.0ºC
mínima: 6.1ºC
actual: 8.6ºC

Na vaga de frio de Janeiro de 2021, as temperaturas foram mais baixas quer as mínimas, quer as máximas, aonde houve máximas abaixo dos 10ºC e mínimas de 1ºC, agora não tem baixado dos 3.5ºC nas mínimas e hoje foi a máxima mais baixa,.

Em termos de comparação, o Algarve teve 14 dias seguidos com aviso amarelo devido ao frio em Janeiro de 2021, agora levamos 7 dias seguidos e chegará aos 10 dias.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Tudo indica que será esta a última noite de frio mais intenso. De qualquer das formas em muitos sítios a temperatura não tem baixado muito devido ao vento. Senão houver vento, esta noite poderá ser interessante em termos de gelo/geada. A partir de amanhã já começa lentamente a subir a temperatura. Durante o dia já deveremos ter máximas nos 16°c e com vento mais fraco. Aliás hoje já foi mais agradável durante o dia com a diminuição da intensidade do vento.
Depois fica a faltar a chuva...incrível como os solos secaram com estes dias de vento seco de nordeste. A brincar a brincar já vamos com mais de um mês com precipitações pouco significativas ou digamos irrelevantes.

Este fim de semana fui dar uma volta até Almodôvar e as linhas de água estão quase secas principalmente a seguir à serra Algarvia. Verde q.b mas pouca água nos cursos de água. Entretanto com a ausência de chuva hão-de começar a secar.