Seguimento Sul - Julho 2010



|Ciclone|

Cumulus
Registo
13 Mai 2009
Mensagens
173
Local
Lisboa
Boas, acordei com trovoada às 5:50, tive a fotografar até às 6:25 e apanhei mais umas descargas. Passaram mesmo de raspão.

Segundo o sat vêm mais mas claro que agora de dia não é tão bom para fotografar....

Vamos aguardar :D

image.ashx
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Protecção Civil - Medidas de autoprotecção - Trovoadas

674banner_PC_Trovoadas.jpg

Use sempre a regra dos 30 segundos para determinar o grau de ameaça dos relâmpagos. Esta regra é simples e consiste em contar os segundos entre a visão do relâmpago e a audição do seu som (trovão). Caso este valor seja menor que 30 segundos procure abrigo imediatamente e siga os passos abaixo indicados: isto significa que a trovoada encontra-se perto o suficiente para atingir o local onde se encontra.

Durante a trovoada:

- Mantenha-se em casa e afastado das janelas – feche as cortinas e persianas para evitar o arremesso de estilhaços;
- Desligue a televisão, computador e outros aparelhos eléctricos – pode, no entanto, manter a luz ligada uma vez que isso não aumenta a probabilidade da sua casa ser atingida por um relâmpago;
- Evite tomar banho ou deixar água a correr para qualquer outro propósito;
- Se se encontra na rua longe de edifícios, desloque-se para dentro de um carro, não descapotável, e evite o contacto com o metal;
- Evite o uso de telefones, a não ser em caso de emergência;
- Nunca se abrigue debaixo de objectos vulneráveis tal como uma árvore alta, numa área isolada;
- Não permaneça no topo de uma colina, em campo aberto, ou na praia;
- Afaste-se da água: não pesque e não ande em barcos pequenos;
- Afaste-se dos objectos de metal e retire qualquer peça de metal que traga consigo - os metais são grandes condutores de electricidade;
- Afaste-se de tractores ou de outro equipamento metálico tais como motas ou bicicletas;
- Afaste-se de redes e tubos metálicos, de linhas ferroviárias ou de qualquer outro curso metálico que possa conduzir a descarga eléctrica desde uma distância considerável;
- Evite abrigar-se em cabanas isoladas ou em qualquer outra pequena estrutura em campo aberto;
- Se se encontra numa área florestal procure abrigo numa zona de baixa altitude debaixo de um conjunto denso de arbustos;
- Se se encontra em campo aberto, procure abrigo numa área de baixa altitude tal como uma ravina ou um vale - nunca se deite sobre campo aberto;

Nunca permaneça debaixo de uma árvore alta e isolada. A maior parte das vítimas das trovoadas são atingidas quando procuram abrigo debaixo de uma árvore. Verifique que não se encontra à maior altitude na área envolvente. Desça até ao ponto mais baixo possível e afaste-se de objectos altos e vulneráveis. Se o raio atinge qualquer um desses objectos pode apanhar o choque da descarga eléctrica através do solo.

Primeiros Socorros:

- Se uma pessoa é atingida por um relâmpago não significa que transporte qualquer carga eléctrica e, como tal, pode ser tocada. Terá sofrido um violento choque eléctrico e apresentará algumas queimaduras;
- Muitas vítimas aparentemente “mortas” por relâmpagos podem ser reanimadas se a acção de socorro for rápida. Quando um grupo é atingido devem-se socorrer primeiro aqueles que aparentemente perderam a vida; os indivíduos inconscientes, mas a respirar, provavelmente sobreviverão;
- A acção de socorro àqueles que não respiram deve ser feita até 4-6 minutos após o choque de modo a prevenir danos irreversíveis no cérebro. Deve ser administrada respiração boca-a-boca uma vez em cada 5 segundos nos adultos e em cada 3 segundos nas crianças:
- Se a vítima não respira e não tem pulso deve ser-lhe administrada a Reanimação Cárdio-Pulmonar (RCP). Esta manobra resulta de uma combinação entre a respiração boca-a-boca e compressões cardíacas externas e deve ser feita, se possível, por pessoas qualificadas para o efeito;
- Verifique se a vítima tem queimaduras nas suas extremidades e à volta de zonas em contacto com metal.


Fonte: Município da Marinha Grande
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
De sul as coisas vêem roxas, nuvens bastante escuras e bastante carregadas!!
Vamos la ver no que elas dão!!:D
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
O céu por aqui cada vez se enscure-se mais!!:D
O velho ditado diz, pássaros em terra, tempestade no mar, mesmo agora fui á varanda e vi bastantes pássaros a dirigirem-se para cá.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Bom isto está mesmo tropical... se bem que não choveu muito, sei lá aí uns 2mm no máximo, não me lembro de ver chover tanto com tão elevada temperatura. Não sei ao certo mas devem estar de 25 graus pra cima, ou seja tamos com clima tropical.
Neste momento as árvores mediterrânicas do algarve não estão muito contentes ao contrário das muitas árvores tropicais que prai andam.

Desculpem a piada mas acho que está uma boa altura pra investir em bananeiras e coqueiros aqui no sul:lmao:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
V.R.S.A.

Boas,

Depois de ontem á noite ter assistido raios a SW a passarem ao lado agora com muito vento, tempo quente, e precipitação dispersa...

O vento sopra e assobia!! Muito tropical mesmo, e á espera que rebente a trovoada por aqui!!

Este tempo é muito manhoso!! Acordei com o som do vento!! quem diria!! :shocking:
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Está a ficar brutal o tempo, as rajadas estão cada vez mais fortes e as trovoadas aproximam-se!!:thumbsup:
 

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
E por aqui isto continua incerto, agora há muito vento não sei desde quando mas parece que estamos num pais tropical e tamos á espera da chegada de um furacão:eek: De vez em quando ouvem-se trovões, dois ou três de seguida depois tá muito tempo sem fazer, já não percebo nada disto:confused: Só digo, o tempo aqui tá que até mete medo, vento cada vez mais forte e temperatura muito quente:shocking: digo, 29ºC.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
E por aqui isto continua incerto, agora há muito vento não sei desde quando mas parece que estamos num pais tropical e tamos á espera da chegada de um furacão:eek: De vez em quando ouvem-se trovões, dois ou três de seguida depois tá muito tempo sem fazer, já não percebo nada disto:confused: Só digo, o tempo aqui tá que até mete medo, vento cada vez mais forte e temperatura muito quente:shocking: digo, 29ºC.

Sim, muito vento e tempo manhoso... fora do habitual! Quem me dera estar a espera pelo menos de uma TD :rolleyes: mas teremos que aguardar mais la para Set/Nov, quem sabe :D ?

Trovões não oiço!!! :unsure:

EDIT:Já oiço trovão... o vento está neste momento de meter respeito!!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
E pronto já passou!!! desfez-se tudo em poeira e reina agora o sol e as altas temperaturas.
Trovoada..? hum... talvez tenha sido um sonho, mas era tão real tipo daqueles sonhos em que acreditamos vivamente que aquilo está a acontecer.
Bom talvez não tenha sido só um sonho, talvez tenha mesmo acontecido...e confirma-se foi verdade acoteceu nesta madrugada/inicio da manhã, uma breve interrupção neste verão que se avizinha animado ou talvez mais parecido a tantos outros.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

Ontem à noite, antes de me deitar, não tive oportunidade de acompanhar aqui o fórum, pelo que não me apercebi do que estava a caminho! Mas acordei às 03h30 com o barulho da chuva a bater nas portadas, e dos trovões a estremecer os vidros!:D Foi uma bela surpresa!!! Tivesse eu visto o fórum e de certeza que tinha ido ter com o Miguel (se ele deixasse! Lol) à praia, para assistir a esta bela noite de trovoada!! Em Silves, durou até às 08h, com alturas mais fracas e outras mais fortes. De realçar o vento, que se fez sentir com intensidade moderada e rajadas bem fortes!!! A precipitação não deu para acumular nada!

Interessante os valores de temperatura registados até agora no Sitio das Fontes:
Máxima: 28,1ºC à 01h03:surprise:
Minima: 24,3ºC às 08h54:surprise:

Edit: entretanto a temperatura chegou agora aos 28,6ºC!