Seguimento Sul - Julho 2010

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
Finalmente o vento agora está mais calmo. As nuvens continuam mas menos densas e o sol já teima em espreitar. Continuamos nos 29ºC. Não vamos perder as esperanças, tou confiante que o dia de hoje ainda é capaz de ser animado lá para o fim da tarde e com este calor:hehe:
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Tal como o meu vizinho Stormm disse às 6 h da manhã, fez alguma animação, por aqui, mas as nuvens às 8 h da manhã, tinham mais cara de terem poeira do que outra coisa, a sua cor era alanjarada, aparecia a cor do deserto, talvez, por existir muita poeira na atmosfera, não aconteceu nada mais de extraordinário, para além dos muitos relâmpagos. Por volta, das 8 horas levantou-se um vento fortíssimo, até caixotes de lixo voltaram-se, esta manhã em Olhão muita gente comenta que nunca viram tal coisa na sua vida em pleno mês de Julho.

Agora, neste momento, 30ºC e uma humidade que parece um país qualquer das Caraíbas.:hehe::hehe::hehe:

A noite teve uma mínima de 23.8ºC, mais uma subida da temperatura mínima.:hehe:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
ecobcg era um prazer :) fui para a praia era 22h e só sai só sai era 4:30 porque chovia muito com raios a me rasgar o céu por cima da cabeça lol ao todo tirei fotos a uns 50raios mas dignos de mostrar são uns 20 raios, só vou abrir um tópico com as fotos a partir do dia 15/16 infelizmente porque cá não tenho net no portátil :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
trovo.png



Estações que registaram precipitação:

EMAs do IM
0,4mm - Portimão
0,1mm - Faro (aeroporto)
0,1mm - Sagres


Estações do WU:
2,3mm - Almancil
1,8mm - Albufeira
1,3mm - Benafim, Alto Fica
0,8mm - Tavira
0,5mm - Monchique
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Idem, o vento foi forte nestas bandas, muitos galhos, muito lixo e contentores tombados... Vento muito quente!! Por vezes acompanhado por aguaceiros!! Acho que nunca vi uma situação igual em pleno Julho!!

Mas de saborear a bela trovoada a SW daqui, mas que belos raios!! Uma delicia!!

Mas é verdade parece que estamos nas Caraibas...:D

Este calor humido mata-me :hehe:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
ecobcg era um prazer :) fui para a praia era 22h e só sai só sai era 4:30 porque chovia muito com raios a me rasgar o céu por cima da cabeça lol ao todo tirei fotos a uns 50raios mas dignos de mostrar são uns 20 raios, só vou abrir um tópico com as fotos a partir do dia 15/16 infelizmente porque cá não tenho net no portátil :(

Se quiseres, arranja-se, por aqui, maneira de te ligares à net! Damos um salto ao Sitio das Fontes e isso resolve-se!:thumbsup::D
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Se quiseres, arranja-se, por aqui, maneira de te ligares à net! Damos um salto ao Sitio das Fontes e isso resolve-se!:thumbsup::D

Ora uma boa sugestão ;) Em V.R.S.A. tambem se resolve a questão em 3 tempos:D Tens é que fazer mais uns pares de km's !!

De relatar, o céu está completamente branco!! :eek:
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Depois da agitação de à pouco, tudo muito calmo com o sol já a ir espreitando.

Temperatura à volta dos 31 graus e muito abafado.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não sei se será o tópico adequado, mas fica aqui a pergunta:
Há por aqui (comunicação social, Universidade) grande "interesse" num relato que houve em Silves sobre o facto de, às 09h, o rio, em Silves, ter descido de nível muito rapidamente (ficando seco), para logo depois ter voltado ao nível normal.:huh:

Segundo informações que também chegaram aqui, parece que os marégrafos de Lagos e de Algeciras (em Espanha), têm registado desde ontem à noite, algumas variações pontuais (médias de 50 cm) da maré contrárias à evolução normal dessa mesma maré:huh: (ou seja, quando está a encher, pontualmente desce de repente 50cm, retomando logo depois a evolução normal). Segundo dizem, este facto está a deixar muito curiosos alguns estudiosos sérios nesta matéria, sem saberem bem qual será a causa disto.

Variações intensas de pressão atmosférica (que terão sido registadas muito localmente esta noite), vento, ..., ainda estão à procura de uma hipótese para esta questão!

Alguém que estivesse perto do rio ou do mar reparou nalguma coisa?



Discussão do fenómeno continua neste tópico:
-> Seicha gigante (tsunami meteorológico) no Algarve
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Depois de uma madrugada bastante animadora e interessante tudo acalmou agora, vento não se sente e o sol já espreita oferecendo-nos uns belos 30ºc aqui na localidade.:hehe:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: Céu muito nublado com alguns chuviscos pelo meio da manhã. Por volta das 14h00 o vento tornou-se morado, com rajadas, do quadrante leste (enorme quantidade de lixo pelo ar) e o céu começou a limpar.

Por agora a temperatura sobe a um bom ritmo (34,2 ºC) :hehe: e a pressão a descer ... 1011 hPa.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Mini-tornado em Ferreira do Alentejo

Um mini-tornado atingiu Odivelas, no concelho de Ferreira do Alentejo, ao início da tarde. Os Bombeiros Voluntários de Ferreira confirmaram ao tvi24.pt que várias explorações agrícolas foram afectadas, com árvores centenárias arrancadas pela raiz e alguns telhados completamente levantados pela força do vento.
No local está já a Protecção Civil, máquina da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo e ainda 12 bombeiros das corporações de Ferreira, Beja e Alvito.

IOL Diário



Discussão continua aqui:
-> Possível Tornado ou Microburst - Ferreira do Alentejo 7 Julho 2010