Seguimento Sul - Julho 2019

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa tarde!

Céu encoberto, vento fraco a moderado de sudoeste e períodos de chuva fraca. Já acumulou 1,7 mm em Alvalade Sado. Uma manhã de Inverno, ou Novo Verão Moderno. Quando estivermos em Dezembro ou Janeiro, talvez venha aqui dizer: dia de céu limpo, vento fraco e temperatura amena.

Durante este mês de Julho: Contei até agora 5 dias em que se viu nascer e pôr o Sol. Os restantes dias foram com manhãs de nevoeiro e nubladas até ao início da tarde e humidade relativa elevada para a época. Daí as pragas nas plantas e doenças, contando também com o factor "seca".
Queres mudar-te para a Figueira? Eu já nem falo em ver o nascer/pôr do sol, é mesmo dos cerca de 10 dias em que não vi o sol o dia todo :D

Boas,
Chuviscos ontem pela manhã, mas nada de mais. Em Portalegre, até chovia razoavelmente e os acumulado demonstrou isso...
Portalegre: 5.8mm
Netatmo: 0.2mm

Elvas nem acumulou. Não tivesse já eu habituado a estas diferenças tanto em precipitação como em temperatura. :D
____

O dia de hoje já segue mais quente, mas dentro do normal e está agradável.
Estão 30,4ºC com alguns cumulus.

Boas, por aqui, dia de céu limpo e algo agradável, a partir das 18h rodou o vento para norte e disparou a temperatura e está uma nortada valente. :D

Máxima: 33.1ºC
mínima: 18.0ºC

O Algarve vai estar sob aviso amarelo devido à nortada forte, principalmente o litoral oeste e as serras do Algarve especialmente a Fóia. Entre as 22 h de hoje e as 22h de amanhã.

Boas, por aqui, dia de céu limpo e algo agradável, a partir das 18h rodou o vento para norte e disparou a temperatura e está uma nortada valente. :D

Máxima: 33.1ºC
mínima: 18.0ºC

O Algarve vai estar sob aviso amarelo devido à nortada forte, principalmente o litoral oeste e as serras do Algarve especialmente a Fóia. Entre as 22 h de hoje e as 22h de amanhã.
Sempre que o resto do país arrefece, o Algarve aquece, a nortada não dá hipótese aí.:D

Boa Noite,
Dias com temperaturas de verão suaves sucedem-se, apenas as noites é que são desagradáveis devido ao vento. Por aqui, classifico este mês de Julho como normal.
Máxima de dia 28: 32,9ºC

Ontem (dia 29):
Máx: 29,1ºC
Min: 15,2ºC

Neste momento, 17,2ºC e vento moderado de NW com algumas rajadas mais intensas.

De novo activo após uma paragem forçada devido a uma lesão que ditou o fim da carreira futebolística que já tinha acabado aliás, fratura dupla do pé

A reportar de Portalegre
22 graus mas uma sensação mais fresca devido ao vento que anormalmente fresco
31803d4949bca2d7198bc90a42ce17a8.jpg
9d34e75961c801220227b789ae83edc3.jpg

Enviado do meu TRT-LX1 através do Tapatalk

Sempre que o resto do país arrefece, o Algarve aquece, a nortada não dá hipótese aí.:D

Por acaso, até arrefeceu bem durante a noite com a nortada valente, à meia-noite já só tinha 20ºC, quando às vezes tenho 30ºC à meia-noite com nortada e a mínima foi de 16.0ºC, uma diferença em relação à máxima de -17.1ºC. :shocking: Não é nada habitual, ter nortada e sem noite tropical e ainda por cima, com uma descida tão acentuada de 13.0ºC entre as 18h30m e as 00horas. :wacko:

Entretanto parece que uma estação no Crato registou várias rajadas na ordem dos 100-120 km/h durante a noite :eek:

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ICRATO2
Serão valores de fiar? Olhando para os valores da pressão, não me parece...
Houve algum vento durante a noite, mas não foi nada de especial pelo menos por aqui.

Por acaso, até arrefeceu bem durante a noite com a nortada valente, à meia-noite já só tinha 20ºC, quando às vezes tenho 30ºC à meia-noite com nortada e a mínima foi de 16.0ºC, uma diferença em relação à máxima de -17.1ºC. :shocking: Não é nada habitual, ter nortada e sem noite tropical e ainda por cima, com uma descida tão acentuada de 13.0ºC entre as 18h30m e as 00horas. :wacko:
Tendo em conta que não há muito calor acumulado no Alentejo para ser arrastado pela Nortada, até acho que é normal...
Ontem, apenas uma estação passou dos 31ºC no Alentejo e com o vento algo intenso ao final do dia, rapidamente arrefece.

Serão valores de fiar? Olhando para os valores da pressão, não me parece...
Bom, a pressão pode ser apenas uma questão de má calibração na consola. Também fiquei na dúvida com o vento, mas a zona onde está a estação consegue ser bem ventosa (há vários sinais de aviso de vento no IC13). Comecei a suspeitar mais agora que continua com valores altos, mas não sei de que forma poderiam estar inflacionados em termos de vento. :D

Bom, a pressão pode ser apenas uma questão de má calibração na consola. Também fiquei na dúvida com o vento, mas a zona onde está a estação consegue ser bem ventosa (há vários sinais de aviso de vento no IC13). Comecei a suspeitar mais agora que continua com valores altos, mas não sei de que forma poderiam estar inflacionados em termos de vento. :D
Sim, é verdade! No entanto, mesmo que o local seja ventoso, não havia previsão de vento forte e muito menos com valores dessa ordem, por isso é que achei estranho...
Só dei os valores de pressão como exemplo, porque pode ser uma estação que não está a debitar todos os dados de forma correta.

Estado
Fechado para novas mensagens.