Seguimento Sul - Julho 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Boa tarde!

Céu encoberto, vento fraco a moderado de sudoeste e períodos de chuva fraca. Já acumulou 1,7 mm em Alvalade Sado. Uma manhã de Inverno, ou Novo Verão Moderno. Quando estivermos em Dezembro ou Janeiro, talvez venha aqui dizer: dia de céu limpo, vento fraco e temperatura amena.

Durante este mês de Julho: Contei até agora 5 dias em que se viu nascer e pôr o Sol. Os restantes dias foram com manhãs de nevoeiro e nubladas até ao início da tarde e humidade relativa elevada para a época. Daí as pragas nas plantas e doenças, contando também com o factor "seca".
Queres mudar-te para a Figueira? Eu já nem falo em ver o nascer/pôr do sol, é mesmo dos cerca de 10 dias em que não vi o sol o dia todo :D
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Chuviscos ontem pela manhã, mas nada de mais. Em Portalegre, até chovia razoavelmente e os acumulado demonstrou isso...
Portalegre: 5.8mm
Netatmo: 0.2mm

Elvas nem acumulou. Não tivesse já eu habituado a estas diferenças tanto em precipitação como em temperatura. :D
____

O dia de hoje já segue mais quente, mas dentro do normal e está agradável.
Estão 30,4ºC com alguns cumulus.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e algo agradável, a partir das 18h rodou o vento para norte e disparou a temperatura e está uma nortada valente. :D

Máxima: 33.1ºC
mínima: 18.0ºC

O Algarve vai estar sob aviso amarelo devido à nortada forte, principalmente o litoral oeste e as serras do Algarve especialmente a Fóia. Entre as 22 h de hoje e as 22h de amanhã.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas, por aqui, dia de céu limpo e algo agradável, a partir das 18h rodou o vento para norte e disparou a temperatura e está uma nortada valente. :D

Máxima: 33.1ºC
mínima: 18.0ºC

O Algarve vai estar sob aviso amarelo devido à nortada forte, principalmente o litoral oeste e as serras do Algarve especialmente a Fóia. Entre as 22 h de hoje e as 22h de amanhã.
Sempre que o resto do país arrefece, o Algarve aquece, a nortada não dá hipótese aí.:D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Dias com temperaturas de verão suaves sucedem-se, apenas as noites é que são desagradáveis devido ao vento. Por aqui, classifico este mês de Julho como normal.
Máxima de dia 28: 32,9ºC

Ontem (dia 29):
Máx: 29,1ºC
Min: 15,2ºC

Neste momento, 17,2ºC e vento moderado de NW com algumas rajadas mais intensas.
 

Manuel Amador

Cumulus
Registo
1 Mar 2018
Mensagens
281
Local
Samora Correia
De novo activo após uma paragem forçada devido a uma lesão que ditou o fim da carreira futebolística que já tinha acabado aliás, fratura dupla do pé

A reportar de Portalegre
22 graus mas uma sensação mais fresca devido ao vento que anormalmente fresco
31803d4949bca2d7198bc90a42ce17a8.jpg
9d34e75961c801220227b789ae83edc3.jpg


Enviado do meu TRT-LX1 através do Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Sempre que o resto do país arrefece, o Algarve aquece, a nortada não dá hipótese aí.:D

Por acaso, até arrefeceu bem durante a noite com a nortada valente, à meia-noite já só tinha 20ºC, quando às vezes tenho 30ºC à meia-noite com nortada e a mínima foi de 16.0ºC, uma diferença em relação à máxima de -17.1ºC. :shocking: Não é nada habitual, ter nortada e sem noite tropical e ainda por cima, com uma descida tão acentuada de 13.0ºC entre as 18h30m e as 00horas. :wacko:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Entretanto parece que uma estação no Crato registou várias rajadas na ordem dos 100-120 km/h durante a noite :eek:

https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ICRATO2
Serão valores de fiar? Olhando para os valores da pressão, não me parece...
Houve algum vento durante a noite, mas não foi nada de especial pelo menos por aqui.

Por acaso, até arrefeceu bem durante a noite com a nortada valente, à meia-noite já só tinha 20ºC, quando às vezes tenho 30ºC à meia-noite com nortada e a mínima foi de 16.0ºC, uma diferença em relação à máxima de -17.1ºC. :shocking: Não é nada habitual, ter nortada e sem noite tropical e ainda por cima, com uma descida tão acentuada de 13.0ºC entre as 18h30m e as 00horas. :wacko:
Tendo em conta que não há muito calor acumulado no Alentejo para ser arrastado pela Nortada, até acho que é normal...
Ontem, apenas uma estação passou dos 31ºC no Alentejo e com o vento algo intenso ao final do dia, rapidamente arrefece.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Serão valores de fiar? Olhando para os valores da pressão, não me parece...
Bom, a pressão pode ser apenas uma questão de má calibração na consola. Também fiquei na dúvida com o vento, mas a zona onde está a estação consegue ser bem ventosa (há vários sinais de aviso de vento no IC13). Comecei a suspeitar mais agora que continua com valores altos, mas não sei de que forma poderiam estar inflacionados em termos de vento. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Bom, a pressão pode ser apenas uma questão de má calibração na consola. Também fiquei na dúvida com o vento, mas a zona onde está a estação consegue ser bem ventosa (há vários sinais de aviso de vento no IC13). Comecei a suspeitar mais agora que continua com valores altos, mas não sei de que forma poderiam estar inflacionados em termos de vento. :D
Sim, é verdade! No entanto, mesmo que o local seja ventoso, não havia previsão de vento forte e muito menos com valores dessa ordem, por isso é que achei estranho...
Só dei os valores de pressão como exemplo, porque pode ser uma estação que não está a debitar todos os dados de forma correta.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.