Davidmpb
Super Célula
Vou vendo os clarões das células a Norte, enfim, é o que há.
Bom dia.
Fim de semana passado em Vila Viçosa, com muito calor..
Apesar das mínimas ainda serem inferiores a 20ºC as casas já não refrescavam. Esta madrugada já foi tropical em V.Viçosa e é difícil manter o sono várias horas seguidas sem acordar com calor e mal-estar.
As previsões continuam assustadoras. Vários dias acima dos 40ºC e mínimas tropicais em vários pontos do país, e não se sabe bem quando acaba este martírio. Diria mesmo que a situação está a tornar-se perigosa, sobretudo para os doentes e idosos.
A memória é selectiva, mas não me lembro muito bem de situações semelhantes a esta. O alentejo sempre foi quente e sempre será, mas várias semanas com temperaturas superiores a 35/36ºC (nalguns locais acima de 37/38ºC) não é de todo comum. Costuma haver sempre 2 ou 3 dias mais "frescos" mesmo em vagas de calor sucessivas![]()
Boas @JPAG!
A última vez que estive em Vila Viçosa já foi no longínquo ano de 2010 e lembro-me perfeitamente do "forno" que é essa terra, estive aí quase um dia inteiro em finais de Abril inícios de Maio e lembro-me perfeitamente que estava muito calor e só se estava bem na mata municipal (fui almoçar aos Cucos).
Um abraço!![]()
É uma belíssima terra para passear, mas recomendo a primavera ou o outonoÉ um forno no verão e um congelador no inverno. Tenho ideia que todo aquele mármore que faz parte dos arruamentos e fachadas dos edifícios potencia a sensação de calor no verão e de frio no inverno a quem circula nas ruas, mas é apenas uma teoria minha sem grande fundamento..
A sua situação geográfica também é pouco comum no alentejo. Encontra-se a uma altitude relevante (comparando com a maioria das localidades alentejanas) e ao mesmo tempo a zona histórica encontra-se num pequeno vale (Vale Viçoso, como se chamava antigamente a vila), o suficiente para potenciar temperaturas extremas tanto no verão como no inverno.
A mata municipal é um "oasis" no meio do deserto. Numa tarde de verão a diferença de temperatura no seu interior comparado com as ruas em volta é abismal. E está muito bem servida com "Os cucos" que é um ex-libris da Vila. Uma cerveja fresquinha ao fim da tarde num dia de 40ºC na esplanada do restaurante é do melhor!
O que é pena é o concelho estar tão "abandonado" de ideias e progresso ao longo dos executivos camarários pois é uma zona cheia de potencial e que não avança à décadas, mas isso já é outra conversa....![]()
Totalmente de acordo com tudo o que disseste. Só para acrescentar, nesse ano de 2010 no inverno foi quando nevou no alto de Vila-Boim, Évora-Monte e em Elvas, mas no final dessa primavera estava um calor absurdo, e lembro-me bem que a diferença de temperatura da mata para o centro era na boa de 2 a 3ºC. Terra bonita!
Já que falas de primavera e falando de outra terra mais a sul que eu gostei é a Juromenha, nunca vi tantas papoilas na minha vida, absolutamente deslumbrante com a vista para España!