Seguimento Sul - Julho 2020



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Mais uma vez, formou-se tudo a Norte do Tejo, mas ainda surgiu uma célula a NW daqui.
Esta zona foi mais uma vez a "fronteira", pois para Norte nuvens constantemente a desenvolver-se e para Sul, tudo limpo. :D A célula que se formou aqui no Alto Alentejo ainda originou uma ventania valente como é habitual. Havia pó por todo o lado.
Deixo uns registos.
PEOQXbY.jpg

A dita célula em desenvolvimento...
rCvuv1X.jpg

kC763th.jpg

Mais um panorama...
9TTZg7w.jpg


A máxima ficou-se pelos 39,7ºC.

Neste momento, 25,6ºC e vento nulo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Vão passando os dias e a situação é sempre a mesma, calor e mais calor. Hoje a temperatura desceu ligeiramente, mas amanhã já regressa para os 39/40ºC e a semana vão ser toda com esses valores. Primeira mínima tropical do ano e deve ser para continuar a contabilizar.
Máx: 36,8ºC
Min: 20,4ºC

Neste momento, 34,7ºC.

29,8ºC no quarto sem AC, que alegria. Muito sinceramente, com o passar dos dias uma pessoa vai-se habituando e até nem parece muito mau. :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, dia de céu limpo e calor húmido, a humidade sempre acima dos 50%, faz isto uma sauna.

Máxima: 31.6ºC
mínima: 23.3ºC
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Bom dia.

Fim de semana passado em Vila Viçosa, com muito calor.. :calor:

Apesar das mínimas ainda serem inferiores a 20ºC as casas já não refrescavam. Esta madrugada já foi tropical em V.Viçosa e é difícil manter o sono várias horas seguidas sem acordar com calor e mal-estar.

As previsões continuam assustadoras. Vários dias acima dos 40ºC e mínimas tropicais em vários pontos do país, e não se sabe bem quando acaba este martírio. Diria mesmo que a situação está a tornar-se perigosa, sobretudo para os doentes e idosos.

A memória é selectiva, mas não me lembro muito bem de situações semelhantes a esta. O alentejo sempre foi quente e sempre será, mas várias semanas com temperaturas superiores a 35/36ºC (nalguns locais acima de 37/38ºC) não é de todo comum. Costuma haver sempre 2 ou 3 dias mais "frescos" mesmo em vagas de calor sucessivas :hmm:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia.

Fim de semana passado em Vila Viçosa, com muito calor.. :calor:

Apesar das mínimas ainda serem inferiores a 20ºC as casas já não refrescavam. Esta madrugada já foi tropical em V.Viçosa e é difícil manter o sono várias horas seguidas sem acordar com calor e mal-estar.

As previsões continuam assustadoras. Vários dias acima dos 40ºC e mínimas tropicais em vários pontos do país, e não se sabe bem quando acaba este martírio. Diria mesmo que a situação está a tornar-se perigosa, sobretudo para os doentes e idosos.

A memória é selectiva, mas não me lembro muito bem de situações semelhantes a esta. O alentejo sempre foi quente e sempre será, mas várias semanas com temperaturas superiores a 35/36ºC (nalguns locais acima de 37/38ºC) não é de todo comum. Costuma haver sempre 2 ou 3 dias mais "frescos" mesmo em vagas de calor sucessivas :hmm:

Boas @JPAG!
A última vez que estive em Vila Viçosa já foi no longínquo ano de 2010 e lembro-me perfeitamente do "forno" que é essa terra, estive aí quase um dia inteiro em finais de Abril inícios de Maio e lembro-me perfeitamente que estava muito calor e só se estava bem na mata municipal (fui almoçar aos Cucos).
Um abraço! ;)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Então, o verão ainda nem a meio vai e eu já estou farto dele. Há 40ºC para dar e vender, que saudades do verão do ano passado. :rolleyes: A mínima foi novamente tropical, mas tendo em conta as mínimas horárias registadas em Portalegre e Elvas, até houve alguma inversão. :D
Palavras para quê...
DGD4Kzf.png


Mínima de 20,2ºC. Ainda deu para descer a temperatura do quarto de 29,9ºC para 28,7ºC. :p

37,5ºC atuais. Hoje está pior mais para oeste devido ao vento de Leste.
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boas @JPAG!
A última vez que estive em Vila Viçosa já foi no longínquo ano de 2010 e lembro-me perfeitamente do "forno" que é essa terra, estive aí quase um dia inteiro em finais de Abril inícios de Maio e lembro-me perfeitamente que estava muito calor e só se estava bem na mata municipal (fui almoçar aos Cucos).
Um abraço! ;)

É uma belíssima terra para passear, mas recomendo a primavera ou o outono :D:lol: É um forno no verão e um congelador no inverno. Tenho ideia que todo aquele mármore que faz parte dos arruamentos e fachadas dos edifícios potencia a sensação de calor no verão e de frio no inverno a quem circula nas ruas, mas é apenas uma teoria minha sem grande fundamento.. :lol:
A sua situação geográfica também é pouco comum no alentejo. Encontra-se a uma altitude relevante (comparando com a maioria das localidades alentejanas) e ao mesmo tempo a zona histórica encontra-se num pequeno vale (Vale Viçoso, como se chamava antigamente a vila), o suficiente para potenciar temperaturas extremas tanto no verão como no inverno.
A mata municipal é um "oasis" no meio do deserto. Numa tarde de verão a diferença de temperatura no seu interior comparado com as ruas em volta é abismal. E está muito bem servida com "Os cucos" que é um ex-libris da Vila. Uma cerveja fresquinha ao fim da tarde num dia de 40ºC na esplanada do restaurante é do melhor! :p
O que é pena é o concelho estar tão "abandonado" de ideias e progresso ao longo dos executivos camarários pois é uma zona cheia de potencial e que não avança à décadas, mas isso já é outra conversa.... :hehe:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
É uma belíssima terra para passear, mas recomendo a primavera ou o outono :D:lol: É um forno no verão e um congelador no inverno. Tenho ideia que todo aquele mármore que faz parte dos arruamentos e fachadas dos edifícios potencia a sensação de calor no verão e de frio no inverno a quem circula nas ruas, mas é apenas uma teoria minha sem grande fundamento.. :lol:
A sua situação geográfica também é pouco comum no alentejo. Encontra-se a uma altitude relevante (comparando com a maioria das localidades alentejanas) e ao mesmo tempo a zona histórica encontra-se num pequeno vale (Vale Viçoso, como se chamava antigamente a vila), o suficiente para potenciar temperaturas extremas tanto no verão como no inverno.
A mata municipal é um "oasis" no meio do deserto. Numa tarde de verão a diferença de temperatura no seu interior comparado com as ruas em volta é abismal. E está muito bem servida com "Os cucos" que é um ex-libris da Vila. Uma cerveja fresquinha ao fim da tarde num dia de 40ºC na esplanada do restaurante é do melhor! :p
O que é pena é o concelho estar tão "abandonado" de ideias e progresso ao longo dos executivos camarários pois é uma zona cheia de potencial e que não avança à décadas, mas isso já é outra conversa.... :hehe:

Totalmente de acordo com tudo o que disseste. Só para acrescentar, nesse ano de 2010 no inverno foi quando nevou no alto de Vila-Boim, Évora-Monte e em Elvas, mas no final dessa primavera estava um calor absurdo, e lembro-me bem que a diferença de temperatura da mata para o centro era na boa de 2 a 3ºC. Terra bonita! ;)

Já que falas de primavera e falando de outra terra mais a sul que eu gostei é a Juromenha, nunca vi tantas papoilas na minha vida, absolutamente deslumbrante com a vista para España!
 
Última edição:

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Totalmente de acordo com tudo o que disseste. Só para acrescentar, nesse ano de 2010 no inverno foi quando nevou no alto de Vila-Boim, Évora-Monte e em Elvas, mas no final dessa primavera estava um calor absurdo, e lembro-me bem que a diferença de temperatura da mata para o centro era na boa de 2 a 3ºC. Terra bonita! ;)

Já que falas de primavera e falando de outra terra mais a sul que eu gostei é a Juromenha, nunca vi tantas papoilas na minha vida, absolutamente deslumbrante com a vista para España!

Sim, em 2010 caíram também alguns flocos em Vila Viçosa, não tenho a certeza se no mesmo dia dessas localidades, mas deve ter sido. É raro nevar na região e não nevar em Vila Viçosa.. :)

Juromenha é um tesouro! As vistas são espetaculares e come-se um dos melhores peixes do rio do Alentejo :p Aconselho sempre os meus amigos que não são da zona a visitar. O património já viu melhores dias, mas mesmo nas condições em que o forte está merece uma visita.
(Desculpem o off-topic)

------------------------------------------------------

Máxima em Beja ultrapassou os 38ºC, agora já em descida nos 36ºC, mas ainda a casa toda fechada para não entrar o calor.

No final deste mês Beja deverá contar com uma praia fluvial (Parque fluvial dos 5 Reis) com uma extensão de 350m e ocupação de 800 utentes. Quase que aposto que irá estar quase sempre cheia :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de calor e com bastante humidade, isto está mesmo tropical. :hehe:

Máxima: 30.4ºC
mínima: 21.7ºC

A sensação térmica quase chega aos 40ºC com a humidade a rondar os 65-70% durante o dia e durante a noite ronda os 28ºC com a humidade a rondar os 80%. :hehe: Quem quiser manter a linha, é só vir para o Algarve, derrete as gordurinhas todas. :D :lol: