Seguimento Sul - Junho 2011

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Excelentes reportagens pessoal :thumbsup:

Este tópico com fotos já vale muito! :D
 


actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Estremoz: significativa melhoria do estado do tempo a oeste, noroeste e norte, com céu quase limpo e muito sol. No entanto, a leste, sueste e sul continua o céu encoberto, com bandas de precipitação e vai-se ouvindo esporadicamente o som dos trovões.

Muito bonito ver agora o ocaso do sol, depois de uma tarde de tempestade severa.

P_r-do-sol.JPG

Fonte: METEOELVAS


Obrigado pela imagem Gerofil, eu nem me lembrei da webcam! Mas estava atento ao fenómeno óptico. ;)
Foi realmente muito belo, o céu parecia arder e as nuvens reflectiam a luz solar de uma forma quase mágica e até algumas cortinas de precipitação pareciam chamas de fogo :w00t:

Aqui lhes deixo algumas fotos do dia, começando precisamente pelo seu final (cliquem na primeira imagem panorâmica para a verem com maior resolução e tamanho).



panopordosolelvas15jun1.jpg


p6054281.jpg



O resto do dia não foi nada animador em termos de precipitação. As trovoadas desta vez não quiseram nada com esta zona Sudoeste da cidade. E refiro "esta zona da cidade", pois como podem verificar pelo gráfico da EMA do IM de Elvas (a apenas 3,5 km em linha recta do meu posto de observação) e localizada no extremo Nordeste da cidade, por lá a coisa foi mais produtiva. ;)

precelvas05jun11.jpg



Eu tive esses mesmos dois períodos de precipitação. No primeiro nem cheguei a registar nada, no segundo foram apenas 0,3mm. Em ambas as ocasiões, parecia que iria chover muito, no entanto não passaram de aguaceiros com alguma intensidade, mas de curtíssima duração. No time-lapse da minha webcam, ao fundo deste post, são bem visíveis! ;)

Restaram-me "as sobras": algumas formações nebulosas interessantes, uns Mammatus e várias "explosões" nebulosoas em redor da cidade.

p6053974.jpg


p6053983.jpg


p6053992.jpg


p6054015.jpg


p6054017.jpg



E por fim, o time-lapse do dia:




Parabéns aos contemplados do dia e obrigado pelos vossos registos e imagens! :thumbsup:
 
Editado por um moderador:

diaz

Cirrus
Registo
6 Jun 2011
Mensagens
1
Local
Estremoz
Bom Dia!Preciso de ajuda!Sou responsáver por um armazem de matérias críticas sobre o qual tenho que apresentar um registo climatológico mensal.
tenho tambem um posto climatológico que mede as temperaturas e a humidade relativa no exterior.mas... esses aparelhos cairam do suporte com o vento e partiram-se.
alguem me sabe dizer onde posso encontrar um registo climatológico desta zona referente ao mês de maio?
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Bom Dia!Preciso de ajuda!Sou responsáver por um armazem de matérias críticas sobre o qual tenho que apresentar um registo climatológico mensal.
tenho tambem um posto climatológico que mede as temperaturas e a humidade relativa no exterior.mas... esses aparelhos cairam do suporte com o vento e partiram-se.
alguem me sabe dizer onde posso encontrar um registo climatológico desta zona referente ao mês de maio?

http://www.cotr.pt/ema.asp?id=1012
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Por aqui o dia começou com nevoeiro à inverno com 15ºC e mais de 90% de HR. Neste momento o céu apresenta-se nublado por nuvens baixas mas já com mais claridade :rolleyes:. 18.0ºC e 73% de HR, a sensação de humidade é bem grande. Vento fraco.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Como ontem já começa a convecção na serra do caldeirão mas penso que vai morrer cedo como ontem se passou deixando o protagonismo mais para norte e para o interior alentejano.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
semttulo2dn.png


Ontem, 50,5mm acumulados em Beja.

Penso que o anterior recorde de precipitação diária para o mês havia sido de 43,3mm a 14 de Junho de 1981.

Os 50,5mm representam 287% da precipitação normal para o mês de Junho (17,6mm - período 71-00).

------------------

Também ontem caíram:
34,5mm - Viana do Alentejo
28,9mm - Proença-a-Nova (P.Moitas)
24,4mm - Portel (Oriola)
14,1mm - Montalegre.
12,3mm - Évora (aeródromo)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, o dia foi de céu pouco nublado ainda ouvi umas trovoadas a norte por volta das 12h30m. A tarde foi de vento moderado a forte de oeste.

Máxima: 25.1ºC
mínima: 17.3ºC
atual: 18.8ºC