Seguimento Sul - Junho 2017

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
34.6 e um ambiente que faz lembrar África com o ar de aspecto alaranjado.
Só me estão a cair cinzas de incêndio no quintal, não quero acreditar que seja do grande incêndio de Pedrogão Grande já que se localiza a 55 km da minha terra mas aqui na região não existem incêndios activos neste momento.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Hitchens, se viste formacao de nuvem funil, entao provavelmente tratou-se de um tornado.

Uma vez em 2015 experienciei na zona centro um fenómeno similar, numa trovoada de primavera, e pude ver a nuvem funil acima, mas nunca chegou a tocar no solo, mas mesmo assim casou danos materiais, muito vento e quebra significativa de pressao.

Só para a curiosidade e para alertar o resto da malta,
https://en.wikipedia.org/wiki/Heat_burst

Os heat bursts sao bem mais raros, mas a situacao actual parece ser propícia para este tipo de fenómenos. Segundo a wikipedia, em Portugal houve um evento extremo deste tipo em Julho de 1949. A subida de temperatura pode ser extraordinária, neste tipo de fenómenos. Embora como disse, sao raros.
 

Hitchens

Cirrus
Registo
23 Jul 2016
Mensagens
80
Local
Pavia (187 mts)
Meus caros: as duas primeiras fotos são antes do impacto, enquanto estava cá fora a tentar fotografar as descargas eléctricas (sem sucesso).

7a234c77e22a671984896a3b7e8a31e0.jpg
fe8d0690fce11b0bc9ed97b84326d717.jpg


Esta é mais ou menos a meio do evento, tirada com o telemóvel de dentro de casa. O muro de contenção, no canto esquerdo (na foto) acabou por ruir.
Não deu para mais. Importava fazer damage control e lidar com o som do granizo e das telhas a saltar.
853ea88232fd8b92abca30f4ff5b09b4.jpg


Entretanto, continua a chover desde então (de forma moderada) e com trovoada mais dispersa.

EDIT: encontrei esta que ilustra melhor o ambiente lá fora. Penso ter sido na mesma altura em que as janelas do outro lado da casa partiram (portanto, cronologicamente antes da foto anterior).

89c6e38ba3e9077bcff04c85642a75c2.jpg


EDIT 2: Para ficar tudo em acervo, o gif, cortesia do @SpiderVV

a55edc6016ffe37a351e34ef202ab7be.gif
 
Última edição:

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Pela foto, parece-me um downdraft!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,651
Local
Açores
Sim. Não quero repetir a experiência, de toda a forma.

E assim perdeu-se um meteolouco. Ao longe é uma coisa e ao perto é outra.

Não fosse o problema da disponibilidade de água, o clima desértico tem alguns pontos positivos. É previsível, tendencialmente monótono e tem poucos ou mesmo nenhum incêndio florestal. Às vezes também tem fauna exótica como camelos ou escorpiões. Por exemplo, boa parte dos Britânicos que vivem em Espanha vão para Alicante cujo clima não é propriamente chuvoso.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Teya

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
As condições hoje não eram favoráveis a tornados, entre outros factores o LCL e base das células muito elevada pelo que é praticamente impossível a formação de tornados, explicando, mesmo que se forme uma funnel esta está demasiado alta para se conectar com a superficie

Já pelo mesmo factor, o ambiente é propício a downbursts, a cor arroxeada no radar é gelo que ao descer vai derretendo rapidamente ao encontrar ar mais quente e seco arrefecendo ainda mais devido à evaporação tornando a massa de ar descendente cada vez mais fria e pesada chegando assim à superficie a grande velocidade. De qualquer forma terá sido algo moderado com alguns estragos e não de "destruição total"