Seguimento Sul - Junho 2018



meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Por Cuba chove constante moderado com periodos mais fortes: 16.3ºC e 2.5mm
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
Alguma chuva entre as 8h e as 9h.
Neste momento, chove com bastante intensidade! :rain:
Está fresco, 20,1°C apenas. Algo atípico por aqui no final de junho mas também não é nada que nunca tenha acontecido. Sabe bem! :D
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
10,4mm acumulados, madrugada e manha de chuva e trovoada, depois em Dezembro temos 20ºC e dias de sol :facepalm::facepalm::facepalm:
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Mas bela chuva pela Manta Rota, 11.7mm acumulados. Nada mau.
O mês de junho vai já com 17.5.
Muito acima da média ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, o final da madrugada foi torrencial. :D Hoje, saiu-me a fortuna, maravilha acordar às 5h30 m da manhã e ouvir um verdadeiro dilúvio, sem trovoada.

Entre as 5h e as 6 h da manhã, choveu 16.2 mm (segundo a estação do IPMA), não é todos os dias que se tem uma prenda destas.

Neste momento, o sol vai aparecendo entre as nuvens, sigo com 21.8ºC e levo acumulados 25 mm. A estação do IPMA acumulou 24.9 mm.

:winner:

O modelo que acertou na muge foi o ECM. :D O IPMA, teve bem em colocar o aviso amarelo no Algarve, mas o mesmo só teve efeito, em Faro e Olhão.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Mas bela chuva pela Manta Rota, 11.7mm acumulados. Nada mau.
O mês de junho vai já com 17.5.
Muito acima da média ;)

Eu, tenho mais. :lol: A estação Faro (Aeroporto) deve andar à volta dos 32/33 mm de precipitação acumulada este mês. Eu, levo 28 mm.

Aqueles que estão sempre na lamúria, ainda não sabem o que é uma média climatológica, em Portugal não existe nenhum mês em a média na precipitação seja 0, logo o tempo que temos tido é natural e nada do outro mundo, se a média não é 0 e existem anos que não cai pinga neste mês é sinal que existem anos que cai uma boa chuvada.

Se tivesse, chovido o mesmo na estação Faro (Aeroporto) como choveu em Olhão, provavelmente hoje tinha-se batido o recorde de precipitação diária no mês de Junho para Faro que é de 24.8 mm passaria para 24.9 mm.

Afinal, esta chuva não é nada do outro mundo, como alguns querem fazer crer. :D.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde!

Alvalade Sado, com 5,2 mm acumulados. tempo tropical, nota-se o aumento da actividade e número de insectos sobretudo moscas e mosquitos. Daqui mais uns dias as doenças fúngicas e pragas nas plantas.

O clima mediterrâneo é um dos climas mais saudáveis do mundo com invernos suaves e frio e verão quente e seco. Sempre as estações sejam atípicas há o aumento de pragas e doenças, não só nas plantas.