comentador
Nimbostratus
É Junho ou Dezembro?!? Hoje um dia típico de Inverno, já acumulou 4,0 mm e continua a chuva miúda mas persistente, o vento é moderado de sudoeste e está fresco.
É Junho ou Dezembro?!? Hoje um dia típico de Inverno, já acumulou 4,0 mm e continua a chuva miúda mas persistente, o vento é moderado de sudoeste e está fresco.
Boas,
Sempre me disseram que até ao São João o tempo pode ser algo instável e de facto, tenho presenciado muitos anos em que por esta altura, pode haver trovoadas ou um regime de frentes de fraca intensidade, como aconteceu hoje. Aqui em Arronches comemora-se o S. João e por norma enfeitam-se certos locais com bandeirolas de papel e já muitos foram os anos em que isso foi destruído devido à chuva. Claro que também tem havido anos em que por esta altura está bastante calor, mas este tempo também não é fora do normal para esta altura. Bem longe de ser parecido com dezembro, caso esse mês seja dentro do normal.
Chuva miudinha, por vezes intensa praticamente durante toda a manhã. O acumulado aqui em Arronches é de 5.4mm.
Orografia a funcionar bem e lá ficou esta zona na "fronteira". Acumulados nas estações da zona:
Portalegre (MeteoAlentejo): 14.1mm
Portalegre: 13.8mm
Recanto: 8.2mm
Netatmo: 2.5mm
Elvas: 2.1mm
Campo Maior (MeteoAlentejo): 0.6mm
A estação do Recanto também ainda sofre algum efeito orográfico.
Neste momento, céu com períodos de muito nublado e 21,5ºC. O vento intensificou-se, rajada de 39.2km/h registada há pouco.
Não sei exatamente em que ano foi, pois não era nascido, mas lembro-me dos meus pais dizerem de um ano de Junho praticamente todo a chover, talvez 89/90?Dezembro não diria, é manifestamente exagerado, mas sim mais de outubro...
Não sei exatamente em que ano foi, pois não era nascido, mas lembro-me dos meus pais dizerem de um ano de Junho praticamente todo a chover, talvez 89/90?
Não sei exatamente em que ano foi, pois não era nascido, mas lembro-me dos meus pais dizerem de um ano de Junho praticamente todo a chover, talvez 89/90?
Talvez junho de 1988, que foi o mais chuvoso desde 1931 (acho eu), segundo os registos do IPMA.
Sim foi 1988.1988, o ano quase sem Verão, no início de Julho ainda entravam frentes que produziam dezenas de milímetros de acumulados.
Vou procurar o anuário desse ano e ponho aqui alguns desses valores surpreendentes.
Eu não me lembro de em 89/90 o mês de junho instável mas posso estar enganado.Em 1988 não existiu vindimas no planalto mirandês. O tempo instável até início de julho dizimou todo o fruto das videiras. Perdura na minha memória.
Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
Eu não me lembro de em 89/90 o mês de junho instável mas posso estar enganado.