Seguimento Sul - Junho 2021



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Sempre me disseram que até ao São João o tempo pode ser algo instável e de facto, tenho presenciado muitos anos em que por esta altura, pode haver trovoadas ou um regime de frentes de fraca intensidade, como aconteceu hoje. Aqui em Arronches comemora-se o S. João e por norma enfeitam-se certos locais com bandeirolas de papel e já muitos foram os anos em que isso foi destruído devido à chuva. Claro que também tem havido anos em que por esta altura está bastante calor, mas este tempo também não é fora do normal para esta altura. Bem longe de ser parecido com dezembro, caso esse mês seja dentro do normal. :p

Chuva miudinha, por vezes intensa praticamente durante toda a manhã. O acumulado aqui em Arronches é de 5.4mm.
Orografia a funcionar bem e lá ficou esta zona na "fronteira". :huhlmao: Acumulados nas estações da zona:
Portalegre (MeteoAlentejo): 14.1mm
Portalegre: 13.8mm
Recanto: 8.2mm
Netatmo: 2.5mm
Elvas: 2.1mm
Campo Maior (MeteoAlentejo): 0.6mm

A estação do Recanto também ainda sofre algum efeito orográfico.

Neste momento, céu com períodos de muito nublado e 21,5ºC. O vento intensificou-se, rajada de 39.2km/h registada há pouco.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas,
Sempre me disseram que até ao São João o tempo pode ser algo instável e de facto, tenho presenciado muitos anos em que por esta altura, pode haver trovoadas ou um regime de frentes de fraca intensidade, como aconteceu hoje. Aqui em Arronches comemora-se o S. João e por norma enfeitam-se certos locais com bandeirolas de papel e já muitos foram os anos em que isso foi destruído devido à chuva. Claro que também tem havido anos em que por esta altura está bastante calor, mas este tempo também não é fora do normal para esta altura. Bem longe de ser parecido com dezembro, caso esse mês seja dentro do normal. :p

Chuva miudinha, por vezes intensa praticamente durante toda a manhã. O acumulado aqui em Arronches é de 5.4mm.
Orografia a funcionar bem e lá ficou esta zona na "fronteira". :huhlmao: Acumulados nas estações da zona:
Portalegre (MeteoAlentejo): 14.1mm
Portalegre: 13.8mm
Recanto: 8.2mm
Netatmo: 2.5mm
Elvas: 2.1mm
Campo Maior (MeteoAlentejo): 0.6mm

A estação do Recanto também ainda sofre algum efeito orográfico.

Neste momento, céu com períodos de muito nublado e 21,5ºC. O vento intensificou-se, rajada de 39.2km/h registada há pouco.
Dezembro não diria, é manifestamente exagerado, mas sim mais de outubro... :lol:
Não sei exatamente em que ano foi, pois não era nascido, mas lembro-me dos meus pais dizerem de um ano de Junho praticamente todo a chover, talvez 89/90?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei exatamente em que ano foi, pois não era nascido, mas lembro-me dos meus pais dizerem de um ano de Junho praticamente todo a chover, talvez 89/90?

1988, o ano quase sem Verão, no início de Julho ainda entravam frentes que produziam dezenas de milímetros de acumulados.
Vou procurar o anuário desse ano e ponho aqui alguns desses valores surpreendentes.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Talvez junho de 1988, que foi o mais chuvoso desde 1931 (acho eu), segundo os registos do IPMA.
1988, o ano quase sem Verão, no início de Julho ainda entravam frentes que produziam dezenas de milímetros de acumulados.
Vou procurar o anuário desse ano e ponho aqui alguns desses valores surpreendentes.
Sim foi 1988.
 

Cesar

Nimbostratus
Registo
21 Nov 2016
Mensagens
1,321
Local
Aguiar da Beira
Não sei exatamente em que ano foi, pois não era nascido, mas lembro-me dos meus pais dizerem de um ano de Junho praticamente todo a chover, talvez 89/90?

Em 1988 não existiu vindimas no planalto mirandês. O tempo instável até início de julho dizimou todo o fruto das videiras. Perdura na minha memória.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
Eu não me lembro de em 89/90 o mês de junho instável mas posso estar enganado.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Algarve(barlavento) parece que teve no geral, uma boa rega aqui à dias com instabilidade convectiva.
No sotavento pouca coisa e vamos ver o resultado do dia de ontem com muita morrinha e humidade praticamente o dia todo. Não acumulou nada, só molhou a terra por cima (uns mm's)e agora podemos ter uma explosão de fungos nos próximos dias.
Apesar de tanto espalhafato por estes dias e da ideia de Verão adiado que ainda não o era, a seca extrema está aí ao virar da esquina!
 

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Eu não me lembro de em 89/90 o mês de junho instável mas posso estar enganado.

Junho de 1989 também foi instável, mas não tanto como o do ano anterior. Ainda assim foi um junho semelhante ao de 2006 e deste ano (este mais restringido a norte do Tejo), também com trovoadas e bastante granizo que destruíram culturas no Douro, culturas essas que tinham sobrevivido aos temporais de 1988, as outras que tinham sido destruídas nesse ano pela sucessão de temporais e que se estavam a "reerguer" sofreram a estocada final.
Junho de 1990 esse foi bem mais calmo, com uma ou outra trovoada isolada, mas nada de especial.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Primeiro dia do verão com alguns chuviscos durante a manhã, mas que mal deram para molhar o chão. No entanto, durante grande parte da manhã via-se a serra tapada e de facto, por lá acumulou mais qualquer coisa.
Portalegre: 3.1mm
Portalegre (MeteoAlentejo): 2.1mm
Recanto: 1mm

Há pouco ainda apareceu o sol, mas já voltou a ficar totalmente nublado.
gzut9s6.png


Ameaçador, mas não deve passar disso. Por estas bandas devemos puder dizer adeus à chuva por muitas semanas, salvo se aparecer algum evento convectivo ou alguma frente com mais força que deixe por aqui uns borrifos. :D Calor á vista porque é tempo dele.

19.2mm acumulados em Arronches e 24.7mm na estação do Recanto, em Junho. Nada mau para o mês em questão.

20,6ºC atuais.