Seguimento Sul - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estou por Monte Gordo (VRSA) e chove bem nesta última hora. O acumulado na estação WU mais próxima vai em 15.2mm, dos quais 2.8 foram durante a madrugada
E eu estou na Manta Rota de férias duas semanas, ontem fui à praia e a água estava quente, mas o vento estava desagradável. Não fosse isso e tinha passado um bom bocado dentro de água.

E eu estou na Manta Rota de férias duas semanas, ontem fui à praia e a água estava quente, mas o vento estava desagradável. Não fosse isso e tinha passado um bom bocado dentro de água.
Confirmo! Também fui à água e pela sensação estaria a uns 21°C, bastante agradável e limpa q.b.! Gosto muito deste clima mais tropical mas fresco, com pontos de orvalho nos 20°C!.. tudo menos nortadas fortes. Por aqui claro, pois no Alentejo a coisa é diferente, não fossem esses ventos mais frescos quer de tarde quer de noite e a coisa fica insuportável…

Aqui a chuva regressou depois de uma pausa.

Na zona de Huelva já deve haver acumulados acima dos 50 mm com a chuva de ontem à noite.
Aí está algo como deve ser face à seca verificada! Não resolve o problema mas repõe alguma humidade nos solos e ajuda a que a vegetação suporte melhor o Verão.
Pelo Algarve há zonas em muito mau estado! 6 a 10mm não fazem nada!
Aqui à dias estava a olhar para a vegetação a tentar comparar com o ano passado e mesmo com o calor tórrido ocorrido desde Maio pareceu-me que só lá para meados de Julho se atingiu um patamar semelhante. Estes dias ajudaram a abrandar um pouco mas não tarda está de volta a secura habitual.

Boas,
Chuva fraca ao início manhã que acumulou 1mm devido a uma célula que passou ao lado. Em Portalegre, acumulou 10.4mm.

Células pela região, a ver se chega aqui alguma coisa. 24,8ºC e vento moderado de Sul com algumas rajadas mais fortes.

Boas, por aqui, dia de céu nublado e caiu um aguaceiro há pouco.

Máxima: 23.5ºC
mínima: 18.3ºC

Precipitação: 5 mm

Foi mais um fiasco, é que nem com a depressão começar nos Açores, ir para a Madeira a desgraçada em vez de rumar ao Sul do país, voltou novamente para os Açores e depois aproximou-se e rumou para Norte, neste aspecto foi um fiasco, em termos de precipitação é o normal para esta altura do ano., mas podia ter sido bem melhor estas semanas de instabilidade.

Por Arronches, durante a tarde ouviram-se trovões, mas a chuva foi pouca. No entanto, por volta das 19h passou um aguaceiro breve, mas intenso.
Uma célula que passou a sul daqui cerca das 18h:
u0Bmzgl.jpg

Estava a descarregar bem:
gQUem3a.jpg

Fica a evolução da pequena célula que por aqui passou:
d5L36S0.jpg

a2mLCCW.jpg

TRFgs0d.jpg

SkR4BwC.jpg

Ainda deu para uma boa escorrência nos ribeiros:
kY4qbZ8.jpg

Depois da sua passagem:
6kn8HQm.jpg

WDIJexQ.jpg

Boas bigornas:
woeqfWw.jpg

5BsJXiT.jpg

Acumulado de 5.6mm.

21,3ºC atuais.

Célula a Sul de Badajoz ao final do dia:
1I59y57.jpg

MK42knA.jpg

Oy1ZGTT.jpg

Radar:
X9scB3x.png

Foi mais um fiasco, é que nem com a depressão começar nos Açores, ir para a Madeira a desgraçada em vez de rumar ao Sul do país, voltou novamente para os Açores e depois aproximou-se e rumou para Norte
Então não vês, que não foi para o sul para respeitar quem quer apanhar um bronze . :D
Por aqui, a manhã começa com períodos de chuva fraca .

Bom dia,
Por Arronches, o dia começou com chuva fraca. O acumulado até ao momento é de 2mm.

Agora, em Portalegre tem estado a chover bem, o acumulado ronda os 4/5mm.

Estação nova em plena Serra de S. Mamede, a leste do ponto mais alto. Segue com 4mm.