Seguimento Sul - Junho 2024

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Não tenho forma de a avistar melhor agora, mas a célula de Aljustrel tem cá um aspecto...

134754ad4eedac7fe5048fd0c8a6b9a1.jpg

48219b34841d5e37f6fd2b39050e4352.jpg

A água aí não acaba...é infinita!
Como diz o outro...senão gastármos é desperdício que vai para o mar!
O Querença-Silves a jusante é que sofre...

Entretanto andamos no "ping ping" à espera do Verão...tá quase...
Esse terreno já há uns anos que tem essa plantação, mas a mesma tem vindo a expandir-se para leste, já chega ás bombas de gasolina à saída de Alte para Benafim. Surreal. Se no litoral existem erros urbanísticos, na Serra é outro erro. :wacko:

2 dias de muito vento em Tavira, que finalmente parece estar a acalmar. De manhã ainda chuviscou um pouco, mais nas terras mais altas, mas agora o ceu limpo quase a 360°

Ver anexo 12683
Chama-se brisa, mas ela tem andado mais marafada nos últimos dias. :D

Eu já não tomo banho há um mês para não gastar água. Recomendo não regar tb nada nem jardins, hortas, explorações agrícolas... Para não gastar água..
Enfim o extremismo nunca foi bom, seja daquilo que for..
Uns dizem que está Inverno outros Verão... E bom.
O problema não é enquanto há água mas quando não houver! Podes tomar o teu banho à vontade que não é por aí que a porca torçe o rabo ;)
Ninguém aqui é extremista! Tem de haver uma estimativa da água disponível, neste caso níveis piezometricos e com base nisso estipular quotas que devem ser fiscalizadas. Como referi o problema aí nem é nesse local mas a jusante. Trata-se de um aquífero à parte do Querença-silves. Captando aí a água quem sofre é a jusante, neste caso o próprio Querença-Silves. Alguém deixará de tomar banho:D

O problema não é enquanto há água mas quando não houver! Podes tomar o teu banho à vontade que não é por aí que a porca torçe o rabo ;)
Ninguém aqui é extremista! Tem de haver uma estimativa da água disponível, neste caso níveis piezometricos e com base nisso estipular quotas que devem ser fiscalizadas. Como referi o problema aí nem é nesse local mas a jusante. Trata-se de um aquífero à parte do Querença-silves. Captando aí a água quem sofre é a jusante, neste caso o próprio Querença-Silves. Alguém deixará de tomar banho:D
Claro que sim,
A situação de seca hidrológica quando exista exige que seja tomadas medidas de acordo com a altura do ano e sobretudo com o nível das barragens. Impor restrições em Fevereiro numa altura em que ainda havia potencialmente 3 meses de chuva pela frente nunca fez sentido para mim, e agora o tempo me deu razão.
E mesmo a Barlavento apesar do nível do Arade e da Bravura, os níveis de armazenamento exigem alguns condicionantes que deverão ser sempre proporcionais ao nível dessas barragens.
Para mim é triste ver relvas e jardins secos por falta de rega, quando a situação a sotavento já não exige tais condicionantes.
E disso que sempre falo...
Quanto a agricultura, e zonas de plantação devem ser as câmaras a determinar se devem ser criadas essas culturas ou não.
Nesse caso a zona de Alte me parece ser uma zona bem regada...
E já agora não te sintas ofendido porque não é nada pessoal... Contra ti, eu é que não tenho paciência para pessoas extremistas.
Dou te um exemplo..
Climax, e ontem um grupo ambientalista que jogou tinta nas pedras de stone henge... Pessoas assim não tenho pachorra..

Claro que sim,
A situação de seca hidrológica quando exista exige que seja tomadas medidas de acordo com a altura do ano e sobretudo com o nível das barragens. Impor restrições em Fevereiro numa altura em que ainda havia potencialmente 3 meses de chuva pela frente nunca fez sentido para mim, e agora o tempo me deu razão.
E mesmo a Barlavento apesar do nível do Arade e da Bravura, os níveis de armazenamento exigem alguns condicionantes que deverão ser sempre proporcionais ao nível dessas barragens.
Para mim é triste ver relvas e jardins secos por falta de rega, quando a situação a sotavento já não exige tais condicionantes.
E disso que sempre falo...
Quanto a agricultura, e zonas de plantação devem ser as câmaras a determinar se devem ser criadas essas culturas ou não.
Nesse caso a zona de Alte me parece ser uma zona bem regada...
E já agora não te sintas ofendido porque não é nada pessoal... Contra ti, eu é que não tenho paciência para pessoas extremistas.
Dou te um exemplo..
Climax, e ontem um grupo ambientalista que jogou tinta nas pedras de stone henge... Pessoas assim não tenho pachorra..
Ouves os autarcas dizerem isto e aquilo, mas o que se nota é os jardins com relva ou sem relva estarem completamente ao abandono, aonde as câmaras municipais e as juntas de freguesia que apregoam que devemos cuidar dos espaços verdes, o que vejo é uma verdadeira vergonha em que os espaços verdes estão completamente ao abandono. depois, vais à zona VIP em que às 15 horas estão a regar a relva, como vi nos Pinheiros Altos na Quinta do Lago aonde a relva está verde, mas o pobre não tem direito.

Ou seja, os contribuintes que pagaram milhares de euros para que fossem instaladas sistemas de regas automáticas nos jardins, agora todo esse dinheiro é deitado fora, falam em fazerem jardins com espécies adaptadas à pouca água, eu não vejo nada disso, vejo assim tudo ao abandono.

Última edição: