Seguimento Sul - Maio 2011

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bem foi memorável!

Tive uma intensidade de precipitação de 97,2 mm/h às 01:42, é o novo record da estação!

Tenho inclusive o pluviómetro atolado de pedra! :D

A temperatura que era de 19,5ºC desceu a pique até aos 15,7ºC e tive uma rajada de 54,1 Km/h. O evento deixou uma precipitação total acumulada de 15mm (incluo nesta contagem o gelo que ficou no pluviómetro e foi derretendo posteriormente)

O aparato eléctrico era grande, mas sempre intra-nuvens como referi no post anterior :sad:. Bem mas chega de palavras e aqui lhes deixo um cheirinho!

Animação Radar do IM:

SaraivadaElvas_18MAI11a.gif



Pouco raios visíveis por cá desta vez, e os que vi foram bem ao longe :(

p5173501medium.jpg



Era praticamente tudo intra-nuvens, que também dá um aspecto bonito aos céus. ;)

p5183667medium.jpg



Como dizia no post, a partir de um certo momento, começa o vento a intensificar-se e a escutar-se um barulho intenso que vinha em aproximação, como se fosse um comboio a alta velocidade. Caem os primeiros pingos e de repente vem granizo que rapidamente aumenta de dimensão e passa a saraiva! era o caos (tenho filmado, depois com tempo monto e coloco aqui no fórum)!

img1365medium.jpg


img1369medium.jpg



Resultado. Em poucos minutos isto fica parcialmente tudo branquinho, que pena não ser de dia para terem uma ideia (e eu também, claro está) da real dimensão do fenómeno. Não terá sido como em Lisboa, mas já deu para ter umas semelhanças.

img1361medium.jpg


img1362medium.jpg


img1377medium.jpg


img1380medium.jpg


img1381mediumu.jpg


img1386medium.jpg


p5183682medium.jpg



Esta é para o Rebelo que diz que eu tenho o 44 biqueira larga! :D

img1373medium.jpg



E este foi o estado em que ficou o pluviometro :shocking::

IMG_1390Medium-1.jpg



E para finalizar, como não podia deixar de ser... :lol::

p5183679medium.jpg


Abraço e uma noite em grande! ;)
 
Última edição:


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Mas que noite!! Há anos que eu não via nada assim!!
Tanta trovoada.
Até agora 12.1mm acumulados desde as 00:00 horas.
Venha mais durante o dia!!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

O dia amanheceu com chuva por aqui, e, neste momento, a zona de Portimão-Lagos está a ser atingida com uma valente carga de água e trovoada. Em Lagoa apenas vai chovendo de forma fraca. Tenho 1mm acumulado no Sitio das Fontes neste momento, pelo que dai se pode ver que durante a noite nada se passou.

A temperatura está nos 17,3ºC, com vento fraco de NW.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Intensifica-se ainda mais a chuva e a trovoada!
A minha rua está uma piscina!
Edit*10:20*(não pára os trovões estão cada vez mais forte com grandes estoiros e a precipitação é muito intensa)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Pena não ter uma estação aqui pois já deve de ir nuns 40mm acumulados. É muita água a que tem caído pessoal! E parece não querer abrandar !
A forte trovoada está mais para o litoral na zona de Quarteira-Almancil-Faro mas aqui a precipitação é intensa! Só vi parecido este ano na noite da véspera de carnaval.
Ps: fez um estrondo agora que até fez rater!