Seguimento Sul - Maio 2012

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Afinal, o site tem ou não credibilidade. Criticar é tão fácil não é Aurélio. Afinal, tu só criticas por criticar. O site Foreca tem muita credibilidade e tem mais credibilidade do que IM que hoje previa uma temperatura 32ºC nem aviso amarelo existe e temos temperaturas a rondar os 36ºC a 38ºC.

Eu avisei durante dias que 2ªfeira a temperatura ia escaldar, afinal o Algarve está a escaldar.

Sigo com 37.2ºC, mas já tive uma máxima de 38.1ºC. De referir de Faro para Olhão, por volta das 14 horas o carro manteve-se sempre nos 38ºC. Impressionante, o site Foreca é o melhor site que existe a prever temperaturas para o Algarve. Claro, a seguir ao meu blogue. :lmao::D

Olha o meu vizinho Levante regressou a culpa do calor é do Levante. Bem-vindo de volta a Olhão. :thumbsup::D:)

Foi apenas sorte, mais nada ... pois geralmente o forecast sobreestima o valor da temperatura, e além disso é imprevisivel a mudança de vento no litoral de Faro.
Por isso mera sorte !!
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Em Tavira não entrou a brisa marítima e ainda estão uns sufocantes 38,1ºC :hehe:

Aqui também parece que a ligeirissima brisa de SW que nos "refrescou" com 32ºC também está a ceder, o mar está quase em calmaria total, sinal que não tarda o vento vai voltar para N... Padrão típico dos dias mais quentes de Julho

O IM é que não sái muito bem visto... falhou em 6 (!!!!) graus a previsão, nem lançaram um alerta de manhã quando acordámos com 32ºC. E há alturas no verão que lançam com máximas normalissimas de 32-33º. Enfim, acho que já era altura de entender/prever o fenómenos climáticos e particularidades locais de todo o seu território

A brisa aqui é de N / NE por vezes... continuando assim a min vai ser muito elevada...

37.7ºC neste momento!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Em Tavira não entrou a brisa marítima e ainda estão uns sufocantes 38,1ºC :hehe:

Aqui também parece que a ligeirissima brisa de SW que nos "refrescou" com 32ºC também está a ceder, o mar está quase em calmaria total, sinal que não tarda o vento vai voltar para N... Padrão típico dos dias mais quentes de Julho

O IM é que não sái muito bem visto... falhou em 6 (!!!!) graus a previsão, nem lançaram um alerta de manhã quando acordámos com 32ºC. E há alturas no verão que lançam com máximas normalissimas de 32-33º. Enfim, acho que já era altura de entender/prever o fenómenos climáticos e particularidades locais de todo o seu território

Se o IM desse máxima de 33ºC em vez dos 32ºC tínhamos aviso amarelo. Como a máxima foi de 32ºC não deram aviso, mas podiam ter accionado a meio da manhã. É uma das falhas que o IM tem, já a província de Huelva segundo AEMET encontra-se em aviso amarelo. Todos os anos e em todos os Verões acontece isto, não seria já normal, o nosso IM conhecer melhor o clima no Algarve e especialmente entre Faro e VRSA. :unsure:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Foi apenas sorte, mais nada ... pois geralmente o forecast sobreestima o valor da temperatura, e além disso é imprevisivel a mudança de vento no litoral de Faro.
Por isso mera sorte !!

Sorte? Estamos a falar de temperaturas persistentemente acima dos 35ºC, nalguns locais durante mais de 5 horas. Todos os modelos coincidiam na previsão de vento de componente norte em todo o país, situação que geralmente transforma o Algarve num forno.

A mudança de vento no litoral de Faro é de difícil previsão, mas tais brisas costumam aparecer ao fim do dia, fazendo baixar as temperaturas (tal como aconteceu hoje em Faro). Mas durante a manhã e início da tarde aquilo aqueceu, e bem, estando a rondar os 37ºC à hora de almoço.

Noutros locais, o vento tem-se mantido sempre de norte, como em Vila Real de Santo António, onde às 16 horas ainda estavam 36,8ºC, ou como no Sítio das Fontes, onde ainda estão 37ºC.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Sorte? Estamos a falar de temperaturas persistentemente acima dos 35ºC, nalguns locais durante mais de 5 horas. Todos os modelos coincidiam na previsão de vento de componente norte em todo o país, situação que geralmente transforma o Algarve num forno.

A mudança de vento no litoral de Faro é de difícil previsão, mas tais brisas costumam aparecer ao fim do dia, fazendo baixar as temperaturas (tal como aconteceu hoje em Faro). Mas durante a manhã e início da tarde aquilo aqueceu, e bem, estando a rondar os 37ºC à hora de almoço.

Noutros locais, o vento tem-se mantido sempre de norte, como em Vila Real de Santo António, onde às 16 horas ainda estavam 36,8ºC, ou como no Sítio das Fontes, onde ainda estão 37ºC.

Á que fazer um reparo que os 36.8 são em Castro Marim... Pena que a Estações EMA/RUEMA de ambos os concelhos funcionem ás prestações!! Ora agora dá uma ora agora a outra!! A ver se o IM resolve a situação!! Pois tambem me ajuda a 'calibrar' melhor o meu sensor que por vezes comparativamente tem 0.2 + ou 0.2 menos...mas não foge muito a isso!!

E tambem para não falar das bolsas localizadas de calor que se formam em meio urbano onde me encontro e o meio selvagem onde as estações estão inseridas...

A estação de Castro Marim emcontra-se no topo do Castelo a 40/50metros acima do nivel do mar e rodeada de sapal e rio...

A estação de VRSA encontra-se na base do Farol a 6m do nivel do mar em zona de mato!

São tudo condicionantes á temperatura do ar. Mas tambem é um facto como uma zona tao pequena e com tantas variantes( rio, mar, serra, mata, sapal, meio urbano) pode atingir tantos valores termais diferentes!! curioso né?!
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,741
Local
Loures
Boas

A temperatura máxima mais alta registada, pelas EM's do IM, foi de 35,9ºC em Portimão, o que vem contradizer o que mostra o gráfico de observação. Castro Marim (RN Sapal) ficou ligeiramente mais baixo, atingiu 35.8ºC. Curioso que a EM de VRSA registou uma máxima de "apenas" 31.9ºC, dada a sua proximidade com Castro Marim, mas não sei se o rio Guadiana terá influência. A localidade "clássica" do calor, Amareleja, atingiu 34.7ºC. (Dados de ontem 13.05.2012)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não creio Duarte. Portimão marca 37ºC na última actualização...

faro2g.jpg


faro3w.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A questão mais curiosa quanto á previsão (falhada) do IM é que eles sempre referiram vento do quadrante norte em Faro na previsão significativa ( das 00 ás 12h e das 12h ás 24h).
E na previsão descritiva acentuam essa ideia, referindo que o vento predominará do quadrante norte, sendo por vezes forte de NW no litoral oeste.

Ora...sabendo isto de antemão, como foram eles prever só 32ºC para Faro?
:confused:

E mais...para 4f preve-se um novo aquecimento, com a entrada de um fluxo de S nos niveis médios e altos, iso 22ºC no sul, e á superficie vento do quadrante leste.
O IM refere na previsão significativa e descritiva a situação de tempo quente de levante, colocando, por exemplo, vento de leste o dia todo quer em Sines como em Lisboa.
Ora...com vento de leste o dia todo, iso 22, eles mesmo assim apenas preveem 33ºC em Lisboa e 32ºC em Sines? :confused:

Toda a gente sabe que com fluxo de N e supressão da brisa o Algarve litoral aquece tremendamente...e toda a gente sabe que o litoral oeste em situação de supressão de brisa e vento de E tambem atinge valores iguais ou superiores aos do interior...se realmente ficar de E ou SE o dia todo não me admirava de ver Sines ou Lisboa chegar aos 35-36ºC..

Eu não precebo o que se passa no IM....ou eles olham cegamente os modelos numéricos e não sabem intrepertar as cartas com base nas especificidades do nosso território...ou então estão bastante distraidos...:rolleyes:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Ora, eu cá continuo com a minha max: 38.6ºC, visto que o sensor no sitio em que está nunca apanha sol...num local fresco em relação a outros mercurios que tenho...

Algum problema se passa com as 2 estaçoes certamente, o erro não pode ser meu, pois já vi outros termometros que o povo tem, inclusive abaneios e a temp é mais ou menos a mesma... fi-lo por vias das duvidas!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Amanhã, o Foreca prevê máxima de 37ºC para Olhão, http://www.foreca.com/Portugal/Olhao e para Faro coloca 38ºC http://www.foreca.com/Portugal/Faro as mínimas para esta noite, serão mais frescas a rondarem os 22ºC.

Por aqui, dia tórrido e o mais quente do ano e provavelmente o mais quente do ano.

Máxima: 38.2ºC
mínima: 24.8ºC
atual: 32.6ºC (a subir que o vento está a rodar para o braseiro) :D:lol:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Vamos então testar o Foreca com esses 38ºC de amanhã. Requer que a noite não seja muito fresca, sempre perto dos 25ºC. De Portimão a Vila Real andamos pelos 30-35ºC. :)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Ligaram o forno, vento fraco de norte e 34.2ºC com tendência a subir, por enquanto. :unsure: