Seguimento Sul - Maio 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Afinal, o site tem ou não credibilidade. Criticar é tão fácil não é Aurélio. Afinal, tu só criticas por criticar. O site Foreca tem muita credibilidade e tem mais credibilidade do que IM que hoje previa uma temperatura 32ºC nem aviso amarelo existe e temos temperaturas a rondar os 36ºC a 38ºC.

Eu avisei durante dias que 2ªfeira a temperatura ia escaldar, afinal o Algarve está a escaldar.

Sigo com 37.2ºC, mas já tive uma máxima de 38.1ºC. De referir de Faro para Olhão, por volta das 14 horas o carro manteve-se sempre nos 38ºC. Impressionante, o site Foreca é o melhor site que existe a prever temperaturas para o Algarve. Claro, a seguir ao meu blogue. :lmao::D

Olha o meu vizinho Levante regressou a culpa do calor é do Levante. Bem-vindo de volta a Olhão. :thumbsup::D:)

Foi apenas sorte, mais nada ... pois geralmente o forecast sobreestima o valor da temperatura, e além disso é imprevisivel a mudança de vento no litoral de Faro.
Por isso mera sorte !!

Em Tavira não entrou a brisa marítima e ainda estão uns sufocantes 38,1ºC :hehe:

Aqui também parece que a ligeirissima brisa de SW que nos "refrescou" com 32ºC também está a ceder, o mar está quase em calmaria total, sinal que não tarda o vento vai voltar para N... Padrão típico dos dias mais quentes de Julho

O IM é que não sái muito bem visto... falhou em 6 (!!!!) graus a previsão, nem lançaram um alerta de manhã quando acordámos com 32ºC. E há alturas no verão que lançam com máximas normalissimas de 32-33º. Enfim, acho que já era altura de entender/prever o fenómenos climáticos e particularidades locais de todo o seu território

A brisa aqui é de N / NE por vezes... continuando assim a min vai ser muito elevada...

37.7ºC neste momento!

Em Tavira não entrou a brisa marítima e ainda estão uns sufocantes 38,1ºC :hehe:

Aqui também parece que a ligeirissima brisa de SW que nos "refrescou" com 32ºC também está a ceder, o mar está quase em calmaria total, sinal que não tarda o vento vai voltar para N... Padrão típico dos dias mais quentes de Julho

O IM é que não sái muito bem visto... falhou em 6 (!!!!) graus a previsão, nem lançaram um alerta de manhã quando acordámos com 32ºC. E há alturas no verão que lançam com máximas normalissimas de 32-33º. Enfim, acho que já era altura de entender/prever o fenómenos climáticos e particularidades locais de todo o seu território

Se o IM desse máxima de 33ºC em vez dos 32ºC tínhamos aviso amarelo. Como a máxima foi de 32ºC não deram aviso, mas podiam ter accionado a meio da manhã. É uma das falhas que o IM tem, já a província de Huelva segundo AEMET encontra-se em aviso amarelo. Todos os anos e em todos os Verões acontece isto, não seria já normal, o nosso IM conhecer melhor o clima no Algarve e especialmente entre Faro e VRSA. :unsure:

Foi apenas sorte, mais nada ... pois geralmente o forecast sobreestima o valor da temperatura, e além disso é imprevisivel a mudança de vento no litoral de Faro.
Por isso mera sorte !!

Sorte? Estamos a falar de temperaturas persistentemente acima dos 35ºC, nalguns locais durante mais de 5 horas. Todos os modelos coincidiam na previsão de vento de componente norte em todo o país, situação que geralmente transforma o Algarve num forno.

A mudança de vento no litoral de Faro é de difícil previsão, mas tais brisas costumam aparecer ao fim do dia, fazendo baixar as temperaturas (tal como aconteceu hoje em Faro). Mas durante a manhã e início da tarde aquilo aqueceu, e bem, estando a rondar os 37ºC à hora de almoço.

Noutros locais, o vento tem-se mantido sempre de norte, como em Vila Real de Santo António, onde às 16 horas ainda estavam 36,8ºC, ou como no Sítio das Fontes, onde ainda estão 37ºC.

Sorte? Estamos a falar de temperaturas persistentemente acima dos 35ºC, nalguns locais durante mais de 5 horas. Todos os modelos coincidiam na previsão de vento de componente norte em todo o país, situação que geralmente transforma o Algarve num forno.

A mudança de vento no litoral de Faro é de difícil previsão, mas tais brisas costumam aparecer ao fim do dia, fazendo baixar as temperaturas (tal como aconteceu hoje em Faro). Mas durante a manhã e início da tarde aquilo aqueceu, e bem, estando a rondar os 37ºC à hora de almoço.

Noutros locais, o vento tem-se mantido sempre de norte, como em Vila Real de Santo António, onde às 16 horas ainda estavam 36,8ºC, ou como no Sítio das Fontes, onde ainda estão 37ºC.

Á que fazer um reparo que os 36.8 são em Castro Marim... Pena que a Estações EMA/RUEMA de ambos os concelhos funcionem ás prestações!! Ora agora dá uma ora agora a outra!! A ver se o IM resolve a situação!! Pois tambem me ajuda a 'calibrar' melhor o meu sensor que por vezes comparativamente tem 0.2 + ou 0.2 menos...mas não foge muito a isso!!

E tambem para não falar das bolsas localizadas de calor que se formam em meio urbano onde me encontro e o meio selvagem onde as estações estão inseridas...

A estação de Castro Marim emcontra-se no topo do Castelo a 40/50metros acima do nivel do mar e rodeada de sapal e rio...

A estação de VRSA encontra-se na base do Farol a 6m do nivel do mar em zona de mato!

São tudo condicionantes á temperatura do ar. Mas tambem é um facto como uma zona tao pequena e com tantas variantes( rio, mar, serra, mata, sapal, meio urbano) pode atingir tantos valores termais diferentes!! curioso né?!

Boas

A temperatura máxima mais alta registada, pelas EM's do IM, foi de 35,9ºC em Portimão, o que vem contradizer o que mostra o gráfico de observação. Castro Marim (RN Sapal) ficou ligeiramente mais baixo, atingiu 35.8ºC. Curioso que a EM de VRSA registou uma máxima de "apenas" 31.9ºC, dada a sua proximidade com Castro Marim, mas não sei se o rio Guadiana terá influência. A localidade "clássica" do calor, Amareleja, atingiu 34.7ºC. (Dados de ontem 13.05.2012)

Não creio Duarte. Portimão marca 37ºC na última actualização...

faro2g.jpg

faro3w.jpg

A questão mais curiosa quanto á previsão (falhada) do IM é que eles sempre referiram vento do quadrante norte em Faro na previsão significativa ( das 00 ás 12h e das 12h ás 24h).
E na previsão descritiva acentuam essa ideia, referindo que o vento predominará do quadrante norte, sendo por vezes forte de NW no litoral oeste.

Ora...sabendo isto de antemão, como foram eles prever só 32ºC para Faro?
:confused:

E mais...para 4f preve-se um novo aquecimento, com a entrada de um fluxo de S nos niveis médios e altos, iso 22ºC no sul, e á superficie vento do quadrante leste.
O IM refere na previsão significativa e descritiva a situação de tempo quente de levante, colocando, por exemplo, vento de leste o dia todo quer em Sines como em Lisboa.
Ora...com vento de leste o dia todo, iso 22, eles mesmo assim apenas preveem 33ºC em Lisboa e 32ºC em Sines? :confused:

Toda a gente sabe que com fluxo de N e supressão da brisa o Algarve litoral aquece tremendamente...e toda a gente sabe que o litoral oeste em situação de supressão de brisa e vento de E tambem atinge valores iguais ou superiores aos do interior...se realmente ficar de E ou SE o dia todo não me admirava de ver Sines ou Lisboa chegar aos 35-36ºC..

Eu não precebo o que se passa no IM....ou eles olham cegamente os modelos numéricos e não sabem intrepertar as cartas com base nas especificidades do nosso território...ou então estão bastante distraidos...:rolleyes:

Ora, eu cá continuo com a minha max: 38.6ºC, visto que o sensor no sitio em que está nunca apanha sol...num local fresco em relação a outros mercurios que tenho...

Algum problema se passa com as 2 estaçoes certamente, o erro não pode ser meu, pois já vi outros termometros que o povo tem, inclusive abaneios e a temp é mais ou menos a mesma... fi-lo por vias das duvidas!!

Amanhã, o Foreca prevê máxima de 37ºC para Olhão, http://www.foreca.com/Portugal/Olhao e para Faro coloca 38ºC http://www.foreca.com/Portugal/Faro as mínimas para esta noite, serão mais frescas a rondarem os 22ºC.

Por aqui, dia tórrido e o mais quente do ano e provavelmente o mais quente do ano.

Máxima: 38.2ºC
mínima: 24.8ºC
atual: 32.6ºC (a subir que o vento está a rodar para o braseiro) :D:lol:

Vamos então testar o Foreca com esses 38ºC de amanhã. Requer que a noite não seja muito fresca, sempre perto dos 25ºC. De Portimão a Vila Real andamos pelos 30-35ºC. :)

Ligaram o forno, vento fraco de norte e 34.2ºC com tendência a subir, por enquanto. :unsure: