Seguimento Sul - Maio 2015



Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Castro verde a estação mais quente, 37,1ºC:calor:
tmLjQmD.png

Falta a estação de Elvas...

Privadas:
LPN Castro Verde (S. Marcos Ataboeira) 38,8ºC
Amareleja 38,7ºC
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Por aqui 32,3ºC mas não deve aumentar muito mais. O meu recorde é de 34,3ºC em maio 2012.

Quanto aos registos das estações privadas, apesar das condições locais serem diferentes, só vou dizer que não me parece haver nada circundante que corrobore esses valores altos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Belo contraste ver o Alentejo a chegar até aos 37ºC enquanto alguns pontos da costa norte e centro seguem com 17ºC! (Cabo Carvoeiro por exemplo) Por outro lado, quase todo o interior centro e norte, a temperatura segue à volta dos 27ºC, bem mais fresco que o Alentejo.
 
  • Gosto
Reactions: martinus e StormRic

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Estação de Beja com 38,4ºC
P4u6ptt.png

Infelizmente salta um pouco à vista esse valor de Beja entre os valores circundantes, e não bate muito certo com valores em outras fontes, e particularmente com a da estação Beja Base Aérea. Já o facto de não ter aparecido Beja no resumo diário de ontem... me faz infelizmente desconfiar da fiabilidade do mesmo, logo numa situação destas, em que muito provavelmente haverá mesmo recorde...
:hmm:


Valor penso que de Synop (fonte Weatheronline) das 15h locais (14utc):

Beja (247m)
2015-05-13 15:00 35 °C fair

O da Base Aérea é de 3 em 3 horas, portanto será bom para comparar no das 15utc, daqui a pouco... Às 12utc ambas apresentavam 33º.
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Recorrendo à estação identificada como LPBJ no Wunderground, aparecem frequentemente 2 valores para a mesma hora:

http://www.wunderground.com/history/airport/LPBJ/2015/05/13/DailyHistory.html

Estou a especular, e posso estar errado, que sejam o valor da EMA e da "Clássica", pois são os segundos os que têm observação de tipo de tempo (não sei é se será mesmo em Beja ou no Aeroporto este 2º registo). Caso o seja, aparentemente há ao longo de todo o dia um desvio de 2/3º. E seria o valor mais elevado (EMA) o que aparece nos valores horários no site IPMA, e o mais baixo ("Clássica") o que aparece em outras fontes.

Caso não esteja a especular erradamente, estaria aqui um sinal que os valores da EMA de Beja estarão para desconfiar, até pelo que já foi referido atrás.. E vendo o desvio manter-se ao longo das 24h, inclusive no período nocturno. Mas como disse, posso estar a fazer interpretações erradas!

Seja como for, e mesmo que se confirme o cenário dos valores da EMA serem "para o lixo", haverá pelo menos sempre os valores da outra penso eu, para validação e para recorde, caso tenha sido batido.

E neste caso, pelo menos pela estação que não é EMA, não teriamos ainda os 37º batidos... Agora confesso que não entendi se este registo de observador é em Beja cidade ou no aeroporto.
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Este valor 39,2ºC às 15h UTC , é o que ?
aIhMZnD.png


Eu suponho que seja o valor da estação automática (EMA) da cidade de Beja. É precisamente esse valor, por comparação com outros (nomeadamente o valor da estação localizada na Base Aérea de Beja) que me faz desconfiar que esteja inflacionado, e que essa EMA esteja infelizmente descalibrada.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Via ogimet, às 12Z

METAR Beja LPBJ 33ºC
SYNOP Beja B. Aerea 08561 33.1ºC
SYNOP Beja 08562 35.4ºC

A metar coincide com a synop do aeroporto, só que arredondada como é habitual
A última é que deve ser a que aparece no site do IPMA, e aparentemente deixou de enviar dados synop depois das 12z
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Aqui por Ponte de Sôr a máxima terá andado à volta dos +35ºC. Apesar de a temperatura ser muito elevada ás 14H (+34ºC)
ela manteve-se estável até ás 16h30, altura que começou a soprar vento de oeste e noroeste, que tem vindo a aumentar de intensidade.
Ainda está muito calor na rua...
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Recorrendo à estação identificada como LPBJ no Wunderground, aparecem frequentemente 2 valores para a mesma hora:

http://www.wunderground.com/history/airport/LPBJ/2015/05/13/DailyHistory.html

Estou a especular, e posso estar errado, que sejam o valor da EMA e da "Clássica", pois são os segundos os que têm observação de tipo de tempo (não sei é se será mesmo em Beja ou no Aeroporto este 2º registo). Caso o seja, aparentemente há ao longo de todo o dia um desvio de 2/3º. E seria o valor mais elevado (EMA) o que aparece nos valores horários no site IPMA, e o mais baixo ("Clássica") o que aparece em outras fontes.

Caso não esteja a especular erradamente, estaria aqui um sinal que os valores da EMA de Beja estarão para desconfiar, até pelo que já foi referido atrás.. E vendo o desvio manter-se ao longo das 24h, inclusive no período nocturno. Mas como disse, posso estar a fazer interpretações erradas!

Seja como for, e mesmo que se confirme o cenário dos valores da EMA serem "para o lixo", haverá pelo menos sempre os valores da outra penso eu, para validação e para recorde, caso tenha sido batido.

E neste caso, pelo menos pela estação que não é EMA, não teriamos ainda os 37º batidos... Agora confesso que não entendi se este registo de observador é em Beja cidade ou no aeroporto.

Daquilo que sei e do conflito de dados que vejo no histórico da mesma estação do WU há vários pontos a reter:

  • Trata-se de um erro de mistura de dados de 2 estações distintas, pois no mesmo histórico aparecem valores diferentes às mesmas horas
  • Ter atenção que 08561 é Beja Base Aérea, a 12 km NW da cidade
  • 08562 é a EMA do IPMA, que fica na cidade
  • Desconheço se aliada a esta ainda existe o abrigo convencional com o parque de instrumentos
Esclarecendo a descodificação do código synop:

Exemplo de hoje: AAXX 13131 08562 46/// /1804 10376 20061 39915 40185 58012 555 60005


Descodificando:

AAXX = synop terrestre
08562 = 08 é a zona, 562 é o código português desta estação (Beja cidade)
46/// =
  • 4 =Ir (inclusão de grupo de precipitação em hora synoptica ou não, conforme o caso - poderei explicar mais tarde, pois é um aparte bastante longo e desnecessário)
  • 6 = Ix (inclusão de tempo presente segundo regras do synop mais um vez desnecessárias de serem explicadas aqui)
  • /// = informação incompleta que teria idealmente altura da base mais baixa de nuvens na primeira barra e visibilidade nas últimas duas barras segundo uma regra de codificação também desnecessária de ser explicada neste caso concreto
/1804 =

  • / = Nebulosidade em oitavos, mas com barra é informação não disponível/codificada
  • 18 = 180º de direcção do vento
  • 04 = vento a 04 kt
10376 =

  • 1 = número do grupo de TempAr
  • 0 = temperatura em valores positivos, caso fosse 1 os valores seguintes seriam negativos
  • 376 = 37.6 ºC
20061 =

  • 2 = número do grupo de TempDew (ponto de orvalho)
  • 0 = temperatura em valores positivos, caso fosse 1 os valores seguintes seriam negativos
  • 061 = 06.1ºC

39915 =

  • 3 = número do grupo de QFE (pressão atmosférica não relativizada à altitude do nmm) *1 em explicação em baixo
  • 9915 = 991.5 hPa

40185 =

  • 4 = número do grupo de QFF (pressão atmosférica relativizada à altitude do nmm) *2 em explicação em baixo
  • 0185 = 1018.5 hPa

58012 =

  • 5 = número do grupo da variação da pressão QFE
  • 8 = a pressão desceu
  • 012 = desceu 01.2 hPa nas últimas 3h (porque o synop realiza-se de 3 em 3h e é sempre relativo ao último)


555 60005 =

  • 555 = é apenas um separado visual que serve para não confundir grupos com o mesmo numero de início que pertençam a secções diferentes. 555 indica que começa a secção 5 do synop.
  • 6 = número do grupo da precipitação
  • 000 = 0 mm
  • 5 = código do número de horas de intervalo a que se refere a precipitação e com pouco interesse de explicar neste contexto



As bases da FAP deixaram de emitir synops e metars para o exterior com os dados brutos (pelo menos da última vez que vi), ficando agora apenas disponíveis os valores das estações do IPMA para consulta e possivelmente algumas plataformas a gerar valores arredondados ou por aproximação de Beja Base Aérea. Sem os valores brutos codificados não haverá grande comparação a fazer.


*1

http://en.wikipedia.org/wiki/QFE


*2

http://en.wikipedia.org/wiki/QFF