Seguimento Sul - Maio 2015

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Instalaram uma EMA em Mértola:thumbsup:
Parece que o trabalho foi feito pelo Meteo Alentejo
Wngu0Vh.png


É uma Watson
LsYFApI.jpg
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Sim, e o anemómetro acho que podia subir mais , pelo menos parece que sim olhando para o tubo ..

E o RS também podia ser melhorado, a mim parece-me que a distância entre os pratos não é igual, tem mais abertura de uns lados que outros.. e isto irá prejudicar a ventilação no interior, parece uma montagem feita um pouco "à pressa".
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Sim, e o anemómetro acho que podia subir mais , pelo menos parece que sim olhando para o tubo ..

E o RS também podia ser melhorado, a mim parece-me que a distância entre os pratos não é igual, tem mais abertura de uns lados que outros.. e isto irá prejudicar a ventilação no interior, parece uma montagem feita um pouco "à pressa".

Pelo que vejo no mapa a EMA está instalada num vale ( cota 10m ) , será que não corre mesmo vento por lá.. ou o anemómetro terá problemas :huh:
A pouca ventilação talvez esteja a influenciar os valores de temperatura.
G1HyegT.png
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A estação não está a 10 metros de altitude, alias nem 11 metros como diz no wunderground, segundo a carta militar, junto ao edificio onde está instalada a estação passa uma curva de nivel de 50 metros, somando a altura a que está do solo, a estação talvez esteja a 60 metros/70 metros de altitude.

Ps: Partindo do pressuposto que o local da estação está bem georreferenciado mas com altitude errada.
Os 10 metros de altitude existem, mas junto às margens do Guadiana.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,216
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A situação de vento intenso, insolação intensa, baixa humidade, e temperaturas acima dos valores normais terão agravado a extrema falta de chuva pelas regiões do interior norte e centro mais a leste e toda a região a sul do vale do Tejo, incluindo litoral centro a sul do Cabo Carvoeiro e região sul. Um Maio terrível para agravar a seca nessas regiões, mas de que pouco se fala.

Resumo da precipitação até à data nesta mensagem:
http://www.meteopt.com/forum/topico/monitorizacao-clima-de-portugal-2015.8057/page-8#post-489785
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
A estação não está a 10 metros de altitude, alias nem 11 metros como diz no wunderground, segundo a carta militar, junto ao edificio onde está instalada a estação passa uma curva de nivel de 50 metros, somando a altura a que está do solo, a estação talvez esteja a 60 metros/70 metros de altitude.

Ps: Partindo do pressuposto que o local da estação está bem georreferenciado mas com altitude errada.
Os 10 metros de altitude existem, mas junto às margens do Guadiana.

Aquilo fica numa subida, mesmo no centro de Mértola e nunca num vale, só se tivesse junto ao rio, a ponte que se vê na imagem é a ponte da estrada que liga Mértola a Serpa deve andar à volta duns 80 metros está situada quase no cimo de uma colina. Mértola tem locais bem mais interessantes, para colocar a estação como junto ao rio, tanto da estrada que vai para Serpa, como na entrada de Mértola que vem para o Algarve, onde existe umas hortas comunitárias e fica mais num vale.

O anenómetro parece-me muito baixo e quase junto ao pluviómetro, quando chover a água do anenómetro pode cair no pluviómetro e influenciar a precipitação.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Aquilo fica numa subida, mesmo no centro de Mértola e nunca num vale, só se tivesse junto ao rio, a ponte que se vê na imagem é a ponte da estrada que liga Mértola a Serpa deve andar à volta duns 80 metros está situada quase no cimo de uma colina. Mértola tem locais bem mais interessantes, para colocar a estação como junto ao rio, tanto da estrada que vai para Serpa, como na entrada de Mértola que vem para o Algarve, onde existe umas hortas comunitárias e fica mais num vale.

O anenómetro parece-me muito baixo e quase junto ao pluviómetro, quando chover a água do anenómetro pode cair no pluviómetro e influenciar a precipitação.

Sem dúvida, para "explorar" melhor o calor gerado no vale, a estação devia estar instalada á cota do Guadiana, se calhar não foi possível, ou ele assim não quis.
Quantas mais estações, melhor, convem é que debitem dados de qualidade, caso contrario é apenas mais uma na rede de EMA´S , o que é um desperdício.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
[QStormricormRic, post: 489788, member: 6540"]A situação de vento intenso, insolação intensa, baixa humidade, e temperaturas acima dos valores normais terão agravado a extrema falta de chuva pelas regiões do interior norte e centro mais a leste e toda a região a sul do vale do Tejo, incluindo litoral centro a sul do Cabo Carvoeiro e região sul. Um Maio terrível para agravar a seca nessas regiões, mas de que pouco se fala.

Resumo da precipitação até à data nesta mensagem:
http://www.meteopt.com/forum/topico/monitorizacao-clima-de-portugal-2015.8057/page-8#post-489785[/QUOTE]


Stormric , eu penso que em termos de temperaturas acima da media e geral em todo o pais .

Sera que caminhamos para o maio mais quente de sempre ?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,216
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Stormric , eu penso que em termos de temperaturas acima da media e geral em todo o pais .

Sera que caminhamos para o maio mais quente de sempre ?

A situação de temperaturas acima da média durou pouco tempo e houve regiões do litoral que pouco sentiram, de resto sim, foram generalizadas, mas o comentário é sobre a influência no agravamento da seca onde ela já existe nesta altura. No litoral norte e parte do centro a seca terá sido aliviada pelas chuvas caídas no início do mês. Sublinho novamente que no agravamento me refiro ao sul abaixo da latitude do Cabo Carvoeiro e do vale do Tejo e uma faixa mais a leste no interior norte e centro.
Mesmo agora que as temperaturas já estão normais ou mesmo abaixo da média, tivemos em sua substituição como factor de agravamento da seca, o vento e a insolação a potenciarem uma maior evaporação.

Mas globalmente não acho que seja um Maio dos mais quentes, teve foi extremos de temperatura máxima mas de curta duração.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A situação de temperaturas acima da média durou pouco tempo e houve regiões do litoral que pouco sentiram, de resto sim, foram generalizadas, mas o comentário é sobre a influência no agravamento da seca onde ela já existe nesta altura. No litoral norte e parte do centro a seca terá sido aliviada pelas chuvas caídas no início do mês. Sublinho novamente que no agravamento me refiro ao sul abaixo da latitude do Cabo Carvoeiro e do vale do Tejo e uma faixa mais a leste no interior norte e centro.
Mesmo agora que as temperaturas já estão normais ou mesmo abaixo da média, tivemos em sua substituição como factor de agravamento da seca, o vento e a insolação a potenciarem uma maior evaporação.

Mas globalmente não acho que seja um Maio dos mais quentes, teve foi extremos de temperatura máxima mas de curta duração.

Era a sensação que eu tinha , mas claro , aguardemos pelo boletim climatológico do ipma .
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,216
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje o sul pelas 15h era a região do território continental com mais nebulosidade, cumuliforme, prenúncio de alguma instabilidade para amanhã:
lHvDLzh.jpg


Neste momento o aspecto é este, nuvens movendo-se de NE para SW:
viSSYYJ.jpg


O radar de Loulé mostrava esta reflectividade:
hMsTCll.jpg


ykn1Anr.jpg


O4yUAmh.jpg
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves e vamm

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Ontem em Mértola o tempo estava espectacular! Calor, um vento moderado a fraco fresco e algumas nuvens ao longe, mas nada de exagerado.
Hoje estava um dia igual ao de ontem, onde moro, mas eram 13h20, nem mais nem menos, começou a ficar super carregado, cai um peso de água que ainda dura e já se ouve as goteiras em força. :confused:
Acreditem, até fiquei pasma de como é que um céu limpo e calor ficou assim do nada! O radardo IPMA não mostra nada desde as 12h, mas no rain alarm dá para ver um único ponto e é aqui por cima.

Edit: Fez agora um grande trovão!

Edit2: É oficial! Uma grande trovoada aqui! Trovões poderosos, calor e uma carga de água pesada e granizo!
 
Última edição: