Seguimento Sul - Maio 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
a de Beja não deve durar muito mais tempo pois o mesmo cisalhamento deve estar a chegar lá.

Já é visivel daqui de Carcavelos um abaixamento brutal da altitude do topo, também observável no perfil vertical do eco de radar:
coMcL3B.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bem feito Vince, eu estive para pedir a alguem que fizesse GIF, porque eu não sei..

É rotação clara nesse updraft base, com o downdraft á esquerda...muito bonita, pena a webcam não ter melhor resolução.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,313
Local
Fajarda - Coruche(57m)
sim eu sei os concelhos que fazem parte mas acho que não faz sentido, Coruche e Setúbal por exemplo fazem parte do sul e não no centro, outro exemplo, eu estou a norte de ti e faço seguimento no sul e tu no centro.

pois, eu a primeira vez que vi ao forum lembro me de postar no Sul, porque pensava que pertencia ao seguimento do Sul, depois é que reparei que o concelho de Coruche estava no Litoral Centro, eu sou da Fajarda que é a oeste de Coruche, ainda estou um cadito mais perto do Litoral que Coruche, mas talvez fizesse mais sentido estar no Sul, mas pronto não faz mal, está lá o concelho no mapa vou fazendo os seguimentos por lá :p
 
  • Gosto
Reactions: Davidmpb

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Por aqui, por volta das 18:00, levantou-se uma ventania incrível! Muito vento mesmo! Depois, em cerca de dez minutos, tudo o que eram estruturas convectivas visíveis daqui, dissipou-se completamente! Agora tudo calmo.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Pode ser ilusão ou coincidência do local apanhar fluxos contrários próximos como às vezes acontece, mas que foi curioso, isso foi, parece haver alguma circulação

1woll9z.gif
Repara na palmeira; muito vento havia e parece realmente ter havido por ali alguma circulação.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
17h40 a partir de S. Luís

:w00t: empolgante! Até parece uma foto de caça-tempestades! E afinal, porque não? :D

À esquerda a célula a sul de Beja, Cabeça Gorda; à direita a célula de Almodôvar/Dogueno, Neves-Corvo, Martim Longo. Nesta altura a célula de Cabeça Gorda registava um pico de intensidade do eco de radar e tinha uma extensão na direcção de Serpa.
Esta imagem da célula a sul de Beja é aproximadamente no mesmo momento, vista de Castro Verde, e esta outra é da de Almodôvar.


Hoje pelas 18h e picos fui dar um passeio de bicicleta, pela zona norte de Évora, fui em direcção aos Canaviais e depois segui mais para Norte, até perto da A6 e do Rio Degebe.

Aqui ficam umas fotos para SE, 18h30m:

:thumbsup: bem bonitas estas fotos!
 
  • Gosto
Reactions: vamm

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Eishh há ali malta que vai ter problemas com isto...estrutura supercelular evidente a norte de A-Do-Corvo, e um cluster com varios inflow notches/bow segments a leste de Almodovar, há condições favoraveis á ocorrencia de rajadas severas, granizo e precipitação pontualmente superior a 100mm, é uma situação perigosa para as areas afectadas e a severidade é poteciada pelo caracter estacionário e pela abundancia de energia disponivel.

A dimensão das áreas de acumulados horários estimados no topo da escala leva a pensar que pontualmente dentro daquelas áreas se terá atingido valores bem superiores aos 20 mm.
EAXZh6w.jpg

k91ddZq.jpg

1qlHkKg.jpg


Mais uma vez a esparsa rede de estações a registar quase nada:
IPMA:
- Martim Longo: 0,4 mm (0,1 + 0,3)

WU:
- Serpa: 2,5 mm em 20 minutos a terminar às 16:58 utc;
- Herdade da Bemposta: 0,3 mm às 16:48 utc.

Entre Almodôvar e Martim Longo há apenas alguns montes e aldeias muito pequenas. Só mesmo com uma deslocação ao local e falando com os habitantes se poderia saber algo.
Dogueno e Santa Cruz seriam as aldeias mais prováveis. A Ribeira de Vascão terá recebido na sua bacia uma boa parte desta possível precipitação.

A informação do SNIRH é lamentável.:disgust:

Uma RNBF seria muito mais barata e eficaz.... :facepalm:

nota: Rede Nacional de Baldes com Funil
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
só consigo ver a parte que está a verde... a pluma. O resto está muito lá pra trás na serra. Pensei até que estivesse a chover em Olhão ou assim...

Em Olhão, teve sempre sol, hoje teve foi bruma quase o dia todo.

Bonito bonito é ir acabar Maio com 0 mm. Tenho registos de precipitação desde Outubro de 2007 no blog, e nunca acabei um mês de Maio com 0 mm. Seca extrema, será uma realidade, no final deste mês, nesta zona de Faro/Olhão.