Seguimento Sul - Maio 2016



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Ontem também foi complicado não? Pelo que me disseram até árvores pela raiz foram arrancadas.
Eu não estive na vila ontem na hora em que a trovoada passou por aqui, mas disseram-me que foi uma trovoada muito mais forte que a de hoje, muito vento, muita chuva e a atividade elétrica foi muito mais intensa mas sem granizo, tal como disse ontem num post muitas coisas avariaram e houve também algumas inundações, mas quanto a árvores arrancadas pela raiz não me disseram nada e eu também não me apercebi, mas se aconteceu deve ter sido logo resolvido. Se a trovoada tivesse durado mais uns minutos haveria problemas muito graves.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Depois da trovoada, fui dar uma volta para ver como estavam as coisas, havia muitas marcas da chuvada e do granizo que aqui caiu, campos completamente cheios de água e ribeiros a transbordar.
Nas bermas da estrada que liga Arronches à freguesia da Esperança havia algum granizo acumulado:
Yu9rGab.jpg

vrc9q3q.jpg

Tive de tirar estas fotos à pressa porque aproximava-se outra aguaceiro bastante forte...
VQTNQGt.jpg

Mas depressa o sol começou a aparecer:
Ty4K49V.jpg

Já à alguns dias que o caudal do rio se mantém assim:
Muito bom para Maio, à alguns anos que não se via assim durante tantos dias nesta altura...
qEaMmmE.jpg

CPYuMKq.jpg

Por fim, ao pôr do sol tinha esta beleza mesmo à frente de casa :D
wmeRzhN.jpg

Acumulado no Assumar de 9.7mm. Mais um dia com grandes diferenças em tão poucos km's.
___________
Por agora reina a calmaria, estão 10,3ºC
 

Dav

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
52
Local
Marvão
Nos dias em que tenho estado em Portalegre devido ao trabalho, as trovoadas pareçe que têm passado ao lado da cidade, até que hoje choveu bem por volta da hora do almoço mas trovoadas muito fraco... por Marvão não tem sido melhor. Estou a ver que passa 1 semana de instabilidade e não vejo uma trovoada de jeito:mad:
 

Dav

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
52
Local
Marvão
Boas,
Depois da trovoada, fui dar uma volta para ver como estavam as coisas, havia muitas marcas da chuvada e do granizo que aqui caiu, campos completamente cheios de água e ribeiros a transbordar.
Nas bermas da estrada que liga Arronches à freguesia da Esperança havia algum granizo acumulado:
Yu9rGab.jpg

vrc9q3q.jpg

Tive de tirar estas fotos à pressa porque aproximava-se outra aguaceiro bastante forte...
VQTNQGt.jpg

Mas depressa o sol começou a aparecer:
Ty4K49V.jpg

Já à alguns dias que o caudal do rio se mantém assim:
Muito bom para Maio, à alguns anos que não se via assim durante tantos dias nesta altura...
qEaMmmE.jpg

CPYuMKq.jpg

Por fim, ao pôr do sol tinha esta beleza mesmo à frente de casa :D
wmeRzhN.jpg

Acumulado no Assumar de 9.7mm. Mais um dia com grandes diferenças em tão poucos km's.
___________
Por agora reina a calmaria, estão 10,3ºC
parece neve:hehe:
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Chove com bastante intensidade novamente :rain:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Os aguaceiros foram-se sucedendo por aqui, mas o acumulado nem é asim nada de especial. 1mm em Carvoeiro :lmao: e 8,4mm no Sitio das Fontes.

Ao final da tarde ainda apareceu uma célula mais fotogénica sobre Portimão... mas nem vi raios nenhuns... só chuva mesmo...
Fica aqui um "cheirinho" da dita ;)

13177563_1082914705106324_8897271398041199789_n.jpg
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Boas,
Depois da trovoada, fui dar uma volta para ver como estavam as coisas, havia muitas marcas da chuvada e do granizo que aqui caiu, campos completamente cheios de água e ribeiros a transbordar.
Nas bermas da estrada que liga Arronches à freguesia da Esperança havia algum granizo acumulado:

Os aguaceiros foram-se sucedendo por aqui, mas o acumulado nem é asim nada de especial. 1mm em Carvoeiro :lmao: e 8,4mm no Sitio das Fontes.

Ao final da tarde ainda apareceu uma célula mais fotogénica sobre Portimão... mas nem vi raios nenhuns... só chuva mesmo...
Fica aqui um "cheirinho" da dita ;)

Excelentes! :thumbsup:

Por aqui por Moura foi mais um dia de fortes aguaceiros. Por volta das 17:00, ouviu-se mesmo um trovão:trovao: e caiu algum granizo. Os terrenos estão totalmente alagados. Durante os fortes aguaceiros (geralmente com muito vento também, como é natural), a ruas transformam-se em autênticos rios.

O problema é que isto já me valeu uma valente dor de garganta...:ill:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
fim de ciclo chuvoso... estes aguaceiros são já muito desgarrados e desorganizados. O alerta amarelo na minha opinião não se justifica.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
fim de ciclo chuvoso... estes aguaceiros são já muito desgarrados e desorganizados. O alerta amarelo na minha opinião não se justifica.

Claro que o aviso amarelo, justifica-se. Basta ver, os modelos, o Hirlam indica entre 10 a 20 mm durante a manhã de amanhã. Continua a existir células, ainda há pouco entrou uma célula que passou a N de Faro e Olhão com tons de vermelho no radar. Com aquela linha de aguaceiros que está a entrar por Sagres.

Agora, o único fiasco é a trovoada praticamente ausente, neste evento, tirando a 5ª feira passada, onde em Faro trovejou e bem.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por cá também dou por finalizado o dia, ainda vem lá qualquer coisa segundo o radar mas acho que vai passar a norte da cidade.

Aqui deixo também umas fotos de uns belos mammatius que vislumbrei por volta das 19h! ;)

EZW6wh8.jpg


AqMowuP.jpg


Jd87Icm.jpg



Ó Elvas o Elvas Mammatus à vista U(com Badajoz de fundo!):

uIllEOr.jpg


O dia ronda os 11mm de precipitação acumulada na EMA do IPMA. Neste momento a temperatura é de cerca de 12ºC.

Abraço