Seguimento Sul - Maio 2016



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Aqui deixo mais duas fotos...
Às 14:51h passou uma célula bem forte a sul daqui, esta é a célula da última foto que postei num post atrás:
xyZSNB2.jpg

E esta foi a que descarregou a grande chuvada do dia:
16:56h
A ventania que havia durante a passagem da célula foi impressionante e algo assustadora.
QkZ5Fug.jpg

O evento por aqui já deve ter terminado, até não foi mau :Ddesta vez o que faltou foi trovoada mas não me posso queixar pois no evento anterior tive algumas e foram violentas. Agora vem algum calor.
:eek::surprise:chove assim tanto em Arronches?
Muito mesmo, à muito tempo que não via chover assim, felizmente não deu problemas.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Céu pouco nublado e vento fraco, tudo calmo em contraste com o que aconteceu durante o dia. Nuvens escuros no horizonte.
Tatual: 14,2°C
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Começou a chover do nada, completamente inesperado mas o radar não mostra nada.
O vento intensificou-se antes de começar a chover.
Tatual: 13,4°C

Edit:
afinal já mostra, pequeno eco azul.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Começou a chover do nada, completamente inesperado mas o radar não mostra nada.
O vento intensificou-se antes de começar a chover.
Tatual: 13,4°C

Edit:
afinal já mostra, pequeno eco azul.

Isso acontece quando as nuvens estão em fase final de dissipação, se fosse de dia até podia estar céu azul por cima.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Isso acontece quando as nuvens estão em fase final de dissipação, se fosse de dia até podia estar céu azul por cima.
Obrigadoo pelo esclarecimento :thumbsup::D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Céu com muitas nuvens e o sol vai espreitando mas parece que as nuvens estão a desaparecer mais, vento moderado.
Estão 20,7°C
Acumulado no Assumar hoje é de 2.7mm

Não espero mais chuva e tão depressa também nao deverá chover, foi um belo mês de maio, parece que este ano o calor só chega mesmo em junho.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boas, por aqui, aguaceiro bastante forte, por volta, das 7h e picos da manhã e sigo com um acumulado de 8 mm.

Curioso, a estação de Almancil só registou 0.3 mm, Faro (Cidade) 12.6 mm e em Tavira 4.47 mm. As células entraram sempre por Faro, passavam de raspão por Olhão e passavam a sul de Tavira.

Bastava um Setembro à moda antiga e a média hidrológica era feita. :rolleyes:

Curiosamente em ano de seca grave no Algarve, Baixo Alentejo e Andaluzia a estação de Faro da DRAAg vai ficar muito acima da média, talvez acima dos 600 mm.

Muitas estações com médias acima dos 500 mm ou mesmo 600 mm vão acabar com menos de 300 mm, Jerez de la Frontera que tem média acima de 600 mm estava há pouco tempo com 250 mm, antes das chuvas de Maio, Tavira tem mais de 550 mm e também estava com 250 mm, tal como Neves Corvo que estava com 250 mm acumulados.
 

Dav

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
52
Local
Marvão
Alguém me pode dizer a precipitação média anual para Marvão? eu penso que anda pelos 900/1000mm mas não tenho a certeza...:unsure:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Este ano há diferenças brutais, em parte por causa do evento de 1 de Novembro, que só foi proeminente para lá do cabo de Santa Maria.

A estação do Patacão por exemplo tinha 511 mm no final de Abril:
http://www.drapalg.min-agricultura.pt/index.php?option=com_wrapper&Itemid=43

Tavira está a 10 km de Cacela mas também há diferenças enormes, Cacela tem mais 150 mm que Tavira.