Seguimento Sul - Maio 2016



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Ao longo da tarde foram aparecendo alguns aguaceiros...
Este chegou a ter algo de estranho, no meio da foto :intrigante:, consegui ver aquilo a formar-se e a tentar desenvolver-se mas depressa se dissipou.
16:10h
Nr9Vof8.jpg

Este aguaceiro passou a sul mas ainda deu uns pingos, bem se tentou desenvolver mas não havia condições...
17:01h
46nuIV5.jpg

O mesmo mas meia hora depois:
17:31h
oXwbAlh.jpg

Passou de raspão, parecia que vinha ai muita chuva mas quando vi o radar não passou de eco azul/ verde...
17:41h
JDtx6dY.jpg

ySmDzaQ.jpg

O acumulado de hoje na estação do Assumar ficou nos 2.7mm, o mensal é de 91.8mm e o anual desde março é de 232.4mm. Aqui em Arronches o acumulado mensal deve ser bem superior (mais de 100mm) pois no evento anterior tal como já tinha referido no tópico Monitorização do Clima de Portugal passaram muitas células que descarregaram muita chuva aqui, mas enquanto isso nesta estação o acumulado nem mexia, 8km fazem toda a diferença nestas situações muito localizadas. No dia de ontem, também choveu mais aqui.
_______________
Neste momento céu pouco nublado e vento fraco.
Tatual: 14,6ºC


 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Bom dia,
O dia começou com nevoeiro mas que depressa levantou, neste momento há nevoeiro apenas no horizonte mas parece que está a voltar pois já esteve mais distante.
A mínima foi de 9,1°C

Entretanto o sol brilha e estão 12,5°C
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Alguém me pode dizer a precipitação média anual para Marvão? eu penso que anda pelos 900/1000mm mas não tenho a certeza...:unsure:

Do Marvão não sei, mas Castelo de Vide (552m de altitude), a precipitação média anual é de 839.7mm (71-00).
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
entra junho e a pressão atmosférica entra nos 1015 e nos 1020... situação típica de verão no algarve em que estamos mais perto das baixas pressões relativas de áfrica pelo forte calor do que do tempo fresco do anticiclone dos açores.

entre este 2 actores poderão começar a formar-se vagas de calor. Estamos quase no máximo de horas diárias de luz solar.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Sol e muitas nuvens, o vento é moderado e fresco, quando o sol desaparece fica um pouco desagradável.
Estão 21,3°C
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por cá entre as 9h e as 10h sensivelmente choveu e bem! A EMA do IPMA de Elvas não registou nada... claro só pode estar com o pluviométro entupido ou com algum outro problema! :rain:
(...)

Cito-me a mim mesmo pois hoje o pluviómetro da EMA do IPMA de Elvas foi finalmente desentupido, registando na leitura das 11h 10,6mm.
Uma pena ser tanto tempo depois..., provavelmente alguma da água acumulada pode ter evaporado. Ou como também existe ao lado uma Estação Meteorológica clássica podem ter ido lá buscar os valores, sinceramente não sei. Assim a "olhometro" não sei avaliar com alguma certeza se foram 10mm ou mais de precipitação, mas que foi muita água isso sim e em pouco tempo, 20 minutos aproximadamente. Durante o restante sábado ainda chuviscou algumas vezes, mas nem serviu para molhar o solo.

kMcH0Qj.jpg


Hoje dia primaveril com uma temperatura actual de 23ºC. De manhã havia algum nebulosidade (nevoeiro alto) e estava fresco 14ºC/15ºC por volta das 08h.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa noite!
Nao estive no Alentejo mas hoje já foi um dia quentinho.
Máx: 27,8°C
Min: 8,1°C
Hoje de manhã havia bastante orvalho em cima dos telhados e carros.

Por agora céu limpo e vento nulo
Tatual: 14,7°C

Amanhã já espero mais de 30°C, veremos.
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes e james

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém me pode dizer a precipitação média anual para Marvão? eu penso que anda pelos 900/1000mm mas não tenho a certeza...:unsure:

Para Castelo de Vide o valor disponível (1931-60) indica 942 mm; Marvão, mas com uma série de anos reduzida , é 838,2 mm. Apresenta uma das maiores variabilidades interanuais, com coeficiente de variação (desvio padrão/média) de 0,36. Extremos desde 267 mm a 1445 mm e mediana de 864 mm (em 50% dos anos chove mais).