Seguimento Sul - Maio 2018

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Um pequeno apetitivo...

6CyVBh4.jpg


tzaSuMY.jpg


Quase duas horas após a saraivada, há quintais cheios de gelo...
Creio que, numa zona baixa da freguesia, os bombeiros foram chamados para retirar o granizo acumulado, pois estava a provocar diversas inundações...
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Simplesmente surreal. Vivi cá muitos anos e mesmo em Portalegre, não me lembro de uma saraivada como a que acabei de assistir e a suportar na minha linda aldeia.
Se conseguir, logo vou postar algumas fotos e uns vídeos, pois tive a ajudar a minha mãe com uma pequena inundação num anexo e a retirar gelo nos telhados.
Árvores meio despidas, culturas destruídas, inundações, toneladas de gelo por todo o sítio... É uma fenómeno da natureza que nos faz lembrar o quanto insignificantes somos perante a sua força e violência.
Já se estava à espera pois o eco roxo estava mesmo por cima da aldeia. Arronches teve sorte pois a célula perdeu força e apenas teve direito a muitos relâmpagos, trovões e chuva sem causar quaisquer danos. Gostamos muito disto mas também tem os seus lados negativos mas quanto a isso não se pode fazer nada ,é algo que faz parte desta altura do ano. Aqui no minha rua, por exemplo, ainda há marcas de uma forte granizada que ocorreu há uns anos atrás.
Força! :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, choveu ainda 2 mm, a estação do IPMA registou 1.4 mm.

Entre as 15h e as 16h, parecia que estava num bombardeamento, vi vários raios a caírem num terreno a cerca de 50 mts e foi com cada estrondo que estremecia tudo, carros apitarem parecia ser o fim do mundo, em termos de descargas eléctricas, já que em termos de precipitação não foi nada de especial.

Pena, as descargas eléctricas do IPMA estar em baixo, queria ver os valores das descargas aqui na zona, que foi das mais fortes dos últimos anos, ainda um pouco mais intensa do que do dia de Natal do ano passado. :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Só para completar a informação do vídeo do @Duarte Sousa publicou: essa estrada é que liga Vale da Rosa a Montes Novos, em plena Serra do Caldeirão, se for perto dos Montes Novos já é na estrada que vai do Barranco do Velho para Cachopo/Alcoutim (N124).

Em Alcoutim, o cenário foi este: http://www.sulinformacao.pt/2018/05...ovocam-prejuizos-em-alcoutim-com-fotogaleria/

As fotos que o Sul Informação apresenta, são da EN124, Pereiro fica cerca de 10 kms de Alcoutim.
 
Última edição: