Seguimento Sul - Maio 2020



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
22.1mm em Portalegre das 15h ás 16h. Já era espectável!

Por aqui, apenas caíram uns pingos que deram para melhor o chão. :D
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Bem, bela diferença, :eek:. Pelo radar dava para ver perfeitamente que só estava a afetar a cidade e não a zona do campo da feira, pelo que aqui choveu bem menos. Impressionante.
Sim, ficou mais "rendida" à serra. Zona alta da cidade, Reguengo etc.
As Ribeiras nascem na zona, não me admiraria se chegassem cá alguns efeitos desse valor, como já aconteceu várias vezes.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Sim, ficou mais "rendida" à serra. Zona alta da cidade, Reguengo etc.
As Ribeiras nascem na zona, não me admiraria se chegassem cá alguns efeitos desse valor, como já aconteceu várias vezes.
E geralmente é assim, a orografia é mais propícia a isso mesmo em situações de chuva estratiforme, o que explica a razão de eu muitas vezes ter menos precipitação que as estações na cidade. São poucos km mas já faz diferença. Muitas vezes está uma morrinha infinita na cidade e aqui nada.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
E geralmente é assim, a orografia é mais propícia a isso mesmo em situações de chuva estratiforme, o que explica a razão de eu muitas vezes ter menos precipitação que as estações na cidade. São poucos km mas já faz diferença. Muitas vezes está uma morrinha infinita na cidade e aqui nada.
Não é de admirar as diferenças que sempre presenciei em relação a esta zona enquanto andei a estudar na cidade nos últimos anos. :D Chegava a sair de Arronches com sol e chegar a Portalegre com chuva e nevoeiro. A verdade é que Portalegre tem 900mm de média anual e esta zona cerca de 650mm. Tão perto, mas bastante distante noutros sentidos, daí dizer que estou no meio de dois climas algo diferentes. :p
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
19.5mm acumulados na Estação MeteoAlentejo de Portalegre
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Não tinha a noção do que estava na rua até ouvir um ronco. Panorama a N
3936cf6de8b4a8b1d424d519101b4aa8.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ótima linha de instabilidade neste momento pelo Alentejo: :trovao:
8fJDruI.png


De acordo com as previsões, a linha de instabilidade continuar-se-á a deslocar para sul, mas deverá dissipar-se nas serras do Algarve. Esperemos que este início de noite seja generoso para as gentes do Baixo Alentejo! :rain: