Seguimento Sul - Maio 2023

Sim senhor!!
O campo branco, a ser portagonista do nascer das células! Até ao momento, no sul!
14,6mm hoje em Castro Verde, Neves Corvo.
Maio vai com 35,5mm.

Uma preciosidade, para aquela que é uma das regiões mais castigadas pela seca.

Trovoada brutal e uma chuvada imensa neste preciso momento em Borba. A eletricidade caiu. :trovao:

1685111166169.webp

Eco roxo de chuva sobre a cidade de Elvas

Começou a grande circulação de células em torno do núcleo depressionário que vai migrar do interior da península para o oceano adjacente à costa ocidental, a caminho mais tarde dos Açores.
As células terão tendência a alinhar-se, organizar-se na circulação e a formação persistir ao longo de linhas SSW-NNE/N na região sul, inflectindo para NE e depois para NW rodeando o centro da depressão.
zpWdgBX.gif

7ez8jvG.png

Não estou em Arronches, mas está agressivo para aqueles lados. A célula que está a sul da vila formou-se há poucos minutos, mas já está carregada de descargas.
DoADrDe.png

3ANrfYw.png

Está a escurecer bem...
hiiVLFq.jpg

@Dias Miguel, @Aspvl como está o cenário?

A meter respeito...
hZxgGuS.png

Não estou em Arronches, mas está agressivo para aqueles lados. A célula que está a sul da vila formou-se há poucos minutos, mas já está carregada de descargas.
DoADrDe.png

3ANrfYw.png

Está a escurecer bem...
hiiVLFq.jpg

@Dias Miguel, @Aspvl como está o cenário?
Chuva intensificou durante instantes, mas acabou de abrandar. Os trovões são constantes e ouvem-se cada vez mais perto!

Chuva intensificou durante instantes, mas acabou de abrandar. Os trovões são constantes e ouvem-se cada vez mais perto!

Ainda está a caminho, eco amarelo-laranja a sul

Capturar.JPG

A meter respeito...

Sim, vem bem carregado, vamos ver os próximos 20 minutos de registos na Rede MeteoAlentejo

EDIT: parece-me estar a passar mais a leste de Arronches, mas irá afectar a freguesia de Esperança

Passou a Leste da vila, mas de qualquer das maneiras, belo cenário:
3Q8Z8Yi.jpg

hp2uP7m.jpg