Seguimento Sul - Maio 2023

Nesta altura do ano no clima algarvio o acumulado já tem de estar feito. Chuva em Maio é extra que normalmente se fica pelas serras. Se falham o Outono e o Inverno já se sabe o que aí vem.
Exato mas existe sempre espaço para Maios chuvosos e ainda mais em contexto de alterações climáticas. Qualquer das formas o mal está feito e certamente vamos passar dificultades Verão adentro, nós e os ecosistemas principalmente. Agora é ver que tipo de Outono teremos...será o Outono mais importante da vida dos Algarvios e alguns Alentejanos ;)

Na minha opinião, isto já tem a aparência de uma super-célula. Quem estiver no terreno, @ecobcg @Windchill tem provavelmente vistas espectaculares sobre ela. :bombar:

CnK5n6d.png

A célula desgarrou-se completamente do grupo e da circulação geral. Veremos quanto tempo resistirá e que fenómenos pode dar no solo.
Nesta altura, os topos perderam um pouco de altitude.
Era capaz de ter estado bem fotogénica sim! Mas não estou por aí.. tenho andado aqui entretido com as tempestades americanas.. A ver se quando voltar ainda se mantêm essas daí! eheh!

Era capaz de ter estado bem fotogénica sim! Mas não estou por aí.. tenho andado aqui entretido com as tempestades americanas.. A ver se quando voltar ainda se mantêm essas daí! eheh!

Estás na Champions League, não te preocupes com os jogos das Distritais. :D

Boas,
Desenvolvimento rápido de uma célula sobre Portalegre. 5 minutos separam estas fotos:
NQgMdZT.jpg

aZ1Np95.jpg

Ontem, em Arronches ainda choveu qualquer coisa. O acumulado foi de 1.5mm.

Já se ouvem trovões! Célula a passar de raspão a norte. :trovao:

Aguaceiro em Arronches que acumulou 3.1mm. Antes da sua passagem era este o cenário:
92xerHq.jpg

3kPl7hJ.jpg

Uma chuvinha todos os dias para regar calha mesmo bem. :thumbsup: Maio chegou aos 20mm.

Máxima de 26,2ºC. Agora estão 18,7ºC.

Boas, na segunda, passei nos arredores de Messines e, apesar de haver aguaceiros por todo lado, havia pouca trovoada...
1.jpg

2.webp
... até uma potente trovoada se ter formado no norte do Caldeirão:
A trovoada que motivou o apagão em alguma zona do Algarve:

Logo a seguir a começar, o radar de Loulé foi desligado.

75jbqrX.png
tpxOQV1.png
kCT4zgg.png
Avz45Rp.png
Devido à distância, não vi nenhum relâmpago mas ouvi bastantes roncos seguidos.
Vista a partir de Messines pelas 17:12 para a parte noroeste da célula:
3.webp

Boas. Ontem, motivado pela potente célula que se formou no Caldeirão na segunda, fui aos arredores de Salir.
Eram audíveis trovões de duas ou três células que tinham assinaturas fracas no radar de Loulé por estarem demasiado próximas.
Havia alguma poeira no ar o que deixou as fotos um pouco turvas:
Vista para este às 15:05:
1505.jpg

Vista para este e sudeste às 15:39:
1539a.jpg

1539b.jpg

Vista para este às 15:58:
1558.jpg

Às 16:08:
1608.jpg

Vista para este e nordeste às 16:42:
1642a.jpg

1642b.jpg

Entretanto, uma célula potente que sobrevoou grande parte do Baixo Alentejo aproximava-se do Algarve:
Uma célula enorme está a passar na vila neste momento. Aqui do lado oeste da vila apenas chuva e muito vento, uma rajada levou-me a casa de brincar da minha filha, dentro da vila nem sei, estava a chover muito na zona dos bombeiros.

0cee6b52c5d95fb8a46beb9ede57ce24.jpg

1684857385887-png.5363

E como eu decidi ir à Serra do Caldeirão em vez da Serra de Monchique, obviamente que a parte este da célula enfraqueceu enquanto não só a parte oeste se manteve intensa mas também uma outra célula potente formou-se na Serra de Monchique :facepalm:.
Medonho, vizinhos Algarvios :shocking:

1684860200916-png.5369

No entanto, fica aqui a aproximação já em dissipação:
Vista para nordeste às 17:32:
TP1732.jpg

Às 17:54:
TP1754.jpg

O trovão mais digno que captei:

Última edição:
Alguma trovoada agora ao final da tarde proveniente de uma pequena célula que passou entre Arronches e Portalegre.
QelmrtW.png

qJ0mTfG.png