Seguimento Sul - Março 2010

Sissi

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
64
Local
Corroios
No castelo de Elvas a quase 400m já é sleet, mas mais água que outra coisa. Um dos problemas parece-me ser a formação das nuvens que é baixa e logo não tem frio suficiente para formar os flocos? Será?

A temperatura aqui é de 2,8ºC

Por aqui também!!
Pouca coisa mas da para ver uns floquitos pequenos!! :)
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
No castelo de Elvas a quase 400m já é sleet, mas mais água que outra coisa. Um dos problemas parece-me ser a formação das nuvens que é baixa e logo não tem frio suficiente para formar os flocos? Será?

A temperatura aqui é de 2,8ºC

É isso mesmo, e também é indiciador de humidade elevada. Mas parece que aquela linha de instabilidade que o Rozzo refere dirige-se para aí, mas não tenho a certeza, porque só tenho o telemóvel e não vejo a animação. Vamos a ver se mantêm a actividade.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
É. Há ali uma mancha de precipitação mais forte, orientada NW-SE que se dirige para Este. Como está naquela posição é difícil entender onde vai exactamente.. Penso que passará a Sul de Portalegre, entra Beja e Portalegre.. Portanto nas zonas mais a Norte destes distritos parece-me bastante provável em breve ver-se alguma neve!
:w00t:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Alto de Vila Boim já é mais neve que chuva, ainda assim muito húmida, os flocos são medianos e algum por outro maiores.
Estou a 450m.
À saída de Elvas, junto às piscinas municipais, ainda apanhei uns quantos flocos enormes e estava a pouco mais de 300 mts.

dsc06594medium.jpg


dsc06595medium.jpg


Não é muito perceptível, mas por enquanto não há melhor, aguardemos! ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Parece que sim, até a meio da madrugada as chances estão boas! Eu arriscava chances até uns 200/300m abaixo das cotas previstas no GFS!

Quantas vezes já caiu neve este Inverno aí na zona de Elvas???? :unsure:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Parece que sim, até a meio da madrugada as chances estão boas! Eu arriscava chances até uns 200/300m abaixo das cotas previstas no GFS!

Quantas vezes já caiu neve este Inverno aí na zona de Elvas???? :unsure:

É a 4ª vez! :w00t:

Mas da última vez era neve 100%, por agora ainda é uma misturada, por isso não considero que tenha nevado ainda!

Qual é a mancha de que falam? A que está a chegar a Évora? :unsure:

por100308233030.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É a 4ª vez! :w00t:

Mas da última vez era neve 100%, por agora ainda é uma misturada, por isso não considero que tenha nevado ainda!

Qual é a mancha de que falam? A que está a chegar a Évora? :unsure:

É essa mas está a perder força. De qualquer modo ainda deve dar para chegar aí, embora deva ser precipitação fraca. Dava jeito que fosse mais forte para baixar um pouco mais a temperatura.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom, aqui ficam os extremos desta segunda-Feira:
Temp. Máx: 15,9ºC
Temp. Minima: 12,4ºC
Precipitação acumulada: 15,8mm:rain:
Rajada máxima: 80,5km/h às 19h (não estava à espera deste valor hoje:surprise::huh:).

Por agora sigo com 14,1ºC e vento médio dos últimos 10 minutos de 26km/h.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
É essa mas está a perder força. De qualquer modo ainda deve dar para chegar aí, embora deva ser precipitação fraca. Dava jeito que fosse mais forte para baixar um pouco mais a temperatura.

Essa mancha de precipitação vai passar a Sul de Elvas, Redondo é um possível alvo! ;)

Começa a nevar 100% e com grandes flocos! :w00t::w00t::w00t:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
É essa mas está a perder força. De qualquer modo ainda deve dar para chegar aí, embora deva ser precipitação fraca. Dava jeito que fosse mais forte para baixar um pouco mais a temperatura.

Pois também me parecia que está a perder força..
Seja como for, o radar e satélite estão enganadores, talvez mesmo por serem nuvens com base baixa, não acusa tanto. Em casos de chuva em nuvens de base alta dá chuva a mais no radar, às vezes ela nem chega cá abaixo e aparece no radar, como frequentemente se vê aqui a malta a refilar! :D
No caso oposto acusa de menos. E pelo radar e satélite não apostaria metade do que tem caído aqui em Oeiras esta noite! Ainda não vi um tom laranja, ou nem sequer amarelo no radar, e no entanto já caíram aguaceiros fortíssimos!

Portanto, pode ser que precipite mais do que a ténue mancha no radar quer fazer parecer..

Só para dar esperança e não atirar a toalha ao chão ao Actionman! :D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
E vão 4. Se contares 4 nevões para trás, excluindo o do ano passado, chegas a que ano?

Chego aos anos 60! Hehehe! :lmao: Mas atenção neve a acumular!, porque nos 90 também caíram flocos algumas vezes, não me lembro são as datas. ;)

E a malta de Portalegre?

dsc06596medium.jpg


dsc06597medium.jpg


dsc06601medium.jpg


Tocada a vento uiii que o frio não se suporta por muito tempo! :cold: