Seguimento Sul - Março 2013



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por aqui já passou o "grosso" da precipitação. Pelo radar parecia que vinha um pouco mais, mas deixou cerca de 5mm na última hora. O acumulado subiu para os actuais 6,4mm no Sítio das Fontes.

Neste momento vai pingando fraco, o vento está fraco a moderado de W e estão 13,9ºC (destaque para a queda acentuada da temperatura, que às 12h registava 17,9ºC).
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Pois mas não te esqueças que vives na zona mais seca de Portugal, em que deves ter uma média anual de cerca 350 mm ou menos,

Aqui no Algarve isto varia bastante podemos ter desde os 1600 mm na serra de Monchique, passando pelos cerca dos 1100 mm no Caldeirão (sitio do Barranco do Velho) até á zona de Alcoutim que juntamente com o extremo litoral do Sotavento deve ser a zona mais seca do Algarve.....

Por aquilo que vejo no Radar, e olha que em alguma zonas do Alentejo já está a chover muito bem, acho que ainda podes ter uma excelente surpresa no dia de hoje por aí !

(...)
Quanto ao valor de Elvas, se a minha geografia não me falha está mesmo quase na Fronteira com Espanha e numa das zonas mais secas do país.
A minha única dúvida é se passa dos 400 mm anuais ou não mas ainda não encontrei nada sem ser um mapa que aponta nessa zona com enorme imprecisão valores entre 400 a 600 mm ....
Sei que já vi para Elvas ou Serpa o valor aproximado mas não me lembro onde, existia algures neste Forum, um mapa com a climatologia de Portugal não sei de que década que tinha mas duvido muito que eu esteja muito longe desse valor !
Vá dou uma margem de erro de uns 70 mm :D


EDIT: Epá tens toda a razão, acho que confundi a localização de Elvas com a de Serpa, eu pensava que Elvas ficava no concelho de Beja e afinal até pertence ao concelho de Portalegre já não muito longe de Badajoz, esta Geografia anda mesmo .... mas ao menos sei que a América do Norte fica no Norte, América do Sul fica no sul, ao contrário da outra da Casa dos Segredos .... looollll
Assim sendo efectivamente e estando quase ao nível de Lisboa e depois de ter descoberto uma mapa de precipitação de Portugal efectivamente a precipitação deverá rondar entre os 500 e os 600 mm, provavelmente até terá uma média superior á de Faro.
O Interior do Distrito de Beja onde se insere Serpa, aí sim é que deve ter mais ou menos os valores que indiquei ...

Pois mas Beja não traduz o clima efectivo do seu distrito que é extremamente seco no seu interior com valores anuais entre 400 a 500 mm.
Cometi foi um erro de todo o tamanho pois pensava que Elvas ficava no distrito de Beja e afinal é no de Portalegre ! :D

Pronto Aurélio, ainda bem que já sabes onde estou! :D

Eu também não sei ao certo a média aqui da cidade, infelizmente o nosso organismo estatal da meteorologia gosta de nos manter na ignorância e guardam tudo para eles, mais fazendo lembrar as ditaduras que tanto gostam de aplicar o mesmo esquema aos seus concidadãos...
Mas pelo acesso que em tempos tive a alguns documentos, fiquei com um valor entre os 500 e 600mm anual, isto na média de 1961-1990, sendo que não havia registos da pluviosidade desde meados de 1981 até ao fim de 1983 (algum erro de registo certamente). Tembém para este mês de Março e se a memória não me falha, a média da mesma série era de 60mm aproximadamente. Se alguém tiver mais dados agredeço que por favor os partilhe, pois apesar de já ter colaborado de forma voluntária com o antigo IM, eles gostam muito de receber, mas nada de dar! :mad:

Quanto à precipitação do radar, também confirmo, "muita parra e pouca uva", aparecem grandes reflectividades mas a chuva quando muito posso afirmar que é certinha, com alguns períodos moderados e disso não passa. Fica aqui o gráfico da minha estação até ao momento:

meteoelvasrain08mar13.jpg


Já não é mau de todo, tendo em conta os restantes dias da semana, hoje é um dia excepcional. :p

Abraço
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Por aqui foi curto mas intenso! 10 min de chuva fortíssima naquela que foi a maior chuvada deste mês de Março e desde o dia do tornado em Silves.
Continua a chover moderado e já está tudo cheio de água outra vez. Mais logo a ver se consigo ir às planícies de São Romão e ao olho de Paris que deve estar espectacular :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Chove com bastante intensidade, neste momento em Olhão acompanhado com vento fortíssimo. Começou a trovejar. :D
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
Por aqui tudo mais calmo e a chuva parou. Trovoada nada mas esta linha de instabilidade vinha com força! Destaque para o vento que praticamente parou. Vamos te ruma tarde calma agora e parece que com algumas abertas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, ainda vai pingando e acumulou 4 mm, ainda está alguma instabilidade a SW que ainda pode afectar aqui, ou então mais para a leste.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Ventos fortes danificaram esplanadas e embarcações em Cabanas de Tavira

Várias esplanadas e cinco embarcações ficaram hoje danificadas na sequência do vento forte que ao início da tarde assolou a zona de Cabanas de Tavira, no Algarve, sem provocar feridos, disse à agência Lusa fonte da Marinha.

De acordo com o comandante Ventura Borges, dos portos de Tavira e de Vila Real de Santo António, os ventos fortes que se fizeram sentir entre as 14:30 e as 14:45 "arrastaram cadeiras e mesas de esplanadas instaladas junto à orla marítima, e cinco embarcações, uma das quais acabou por ficar em cima de um passadiço".

"Não houve feridos, apenas danos materiais", informou aquele responsável da Marinha.

Segundo o comandante Ventura Borges, "as embarcações são muito leves e de pequenas dimensões, a maior das quais com cerca de cinco metros de comprimento".

Por seu turno, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro disse à agência Lusa que os ventos fortes apenas causaram danos materiais na zona de Cabanas de Tavira, "sem registo de feridos ou danos pessoais".

Fonte: DN
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3097377&seccao=Sul
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
As células passaram a rasar aqui, mas não tocaram, a sul entre as 15 horas e as 16 horas era uma escuridão imensa. :angry:

Bom, hoje foi o dia menos chuvoso com apenas 4 mm e uma trovoada. Uma semana inteira a preverem trovoadas e apenas uma, é uma tristeza. :angry: Desde de 2ª feira até hoje acumulei 61 mm, o ano passado tive 60 mm em 2 horas neste mês. :lmao::lmao: O acumulado do mês é de 69 mm, o ano passado foi de 87 mm.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Amanhã vou começar a reportar da aldeia de Giões, concelho de Alcoutim, e vou tentar postar algumas fotos das ribeiras do sotavento, super amadoras é claro mas vou tentar o melhor possível já que nunca vi aqui fotografias de cheias em ribeiras como foupana, vascão, odeleite! Amanhã começa a caça! :)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,225
Local
loule-caldeirao
As células passaram a rasar aqui, mas não tocaram, a sul entre as 15 horas e as 16 horas era uma escuridão imensa. :angry:

Bom, hoje foi o dia menos chuvoso com apenas 4 mm e uma trovoada. Uma semana inteira a preverem trovoadas e apenas uma, é uma tristeza. :angry: Desde de 2ª feira até hoje acumulei 61 mm, o ano passado tive 60 mm em 2 horas neste mês. :lmao::lmao: O acumulado do mês é de 69 mm, o ano passado foi de 87 mm.

Pois aqui para estes lados nem faço a miníma de que quanto já tem acumulado mas a conta já deve de ir para os 150mm...pelos efeitos que vi hoje o acumulado já é bem grande.
Caiu um aguaceiro forte à pouco! Há alguma precipitação de carácter orográfico nas serras do Algarve central.