Seguimento Sul - Março 2013

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado, de tarde ainda espreitou o sol mas pouco, impressionante a Serra de Monte Figo esteve todo dia com nebulosidade, será que choveu nas antenas. Seria um bom local para se ter uma estação meteorológica, aí a diferença deve ser abismal com Faro e Olhão. :D

Dados de hoje:

Máxima: 18.0ºC
mínima: 15.0ºC
actual: 16.2ºC

Precipitação: 20 mm

Precipitação mensal: 65 mm

Amanhã, promete mais chuva será que chego aos 100 mm até domingo. :rolleyes:

Por aqui, continua a sinfonia das rãs mais parece uma orquestra, pior é dormir que levam a noite toda. :lmao:
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Parece que vai chovendo no Algarve central... uma linha de instabilidade minúscula e bem esticada cobrindo o interior centro Algarvio:thumbsup:

Por aqui por enquanto escapa. Vamos ver o que precipita amanhã.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 16,8 ºC (14h02)
Temperatura mínima = 12,7 ºC (06h51)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 12,1 ºC
Pressão atmosférica = 1006 hPa

Hoje foi um típico dia de transição entre o Inverno e a Primavera, com a ocorrência de vários aguaceiros ao longo do dia, alternando com abertas; o vento por vezes mais forte e temperatura já muito agradável.

Este mês: Temp. máxima = 16,8 ºC (dia 7); Temp. mínima = 1,6 ºC (dia 1).
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Mas será que chove em todo o lado menos aqui ......nem poças, nem correr água !

Hoje choveu cerca de 20 mm :huh:

Aí onde concretamente? Se for aeroporto de Faro, ilha de Faro ou mesmo Faro cidade acredito que não... Normalmente a precipitação passa um pouco mais a Norte e numa situação de sudoeste ainda pior. Nem é uma questão de orografia mas é mesmo a característica da região devido à sua posição geográfica talvez.
Se for na zona de Santa Bárbara é estranho, mesmo o Esteval e a zona do estádio Algarve já tem um regime pluviométrico diferente. Normalmente é a linha que separa entre a chuva e o sol como a ZON:lol:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas será que chove em todo o lado menos aqui ......nem poças, nem correr água !

Hoje choveu cerca de 20 mm :huh:

Castigo divino? eheh!

Faro (aeroporto): 24,1mm ontem e 62,8mm este mês.
Tariva: 21,7mm ontem e 61,9mm este mês.

Monchique vai já bem acima dos 100mm, com 138,1mm neste momento.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Mas será que chove em todo o lado menos aqui ......nem poças, nem correr água !

Hoje choveu cerca de 20 mm :huh:

Se ao chegar ao final da SEMANA e eu tiver 20mm já será muito bom, por isso como vez aqui sim o deserto é bem real! :(

Retirando a 2ªf que tive uma fartura, pelo que tem vindo a chover por aqui foi mesmo o mais parecido a um dilúvio, com 21mm. Fora esse singular dia, é sempre 4mm, mais décima menos décima.
Ou seja retirando a 2ªf, já vou com um total de ... 12mm! :sad:

É quase tudo ao lado. Neste 5ªf foi então vê-las passar (no radar claro), tudo a Norte e a Sul, até parecia por encomenda o corredor que se abria por cima da cidade.

desertoelvensis1.jpg



Moral da história, à sempre bem pior que nós! Neste caso o Alentejo interior, pelo menos na zona de Elvas.

Até aqui deixo os graficos do IPMA, não vá alguém acreditar que estou a exagerar ou tenha o pluviómetro marado:

2ªf 04MAR13 (o dia do "dilúvio")

obssuperficie140000835p.png



3ªf 05MAR13

obssuperficie140000835p.png



4ªf 06MAR13

obssuperficie140000835p.png


E a partir das 15H, como se pode ver no gráfico acima, a estação local do IPMA, "morreu" até hoje, deve ser sido de "secura". Nem parece que é uma estação meteorológica com uma pessoa permanente a dar-lhe assistência (não tivesse uma clásica também no mesmo local, eu imagino como estarão as séries de dados desta estação...:rolleyes: ), enfim estas são contas de outro rosário :angry:.
Mas acreditem que os dias têm sido todos iguais. chuviscos de micro-curta duração por vezes moderados. :hehe:

E hoje avizinha-se mais uma dia em que a dúvida fica no ar. Será que vamos chegar aos 4mm? Para já vamos bem lançados, pinga qualquer aerolito (sim parece micro-chuva) e já vou com 0,4mm, que espectáculo!

E a grande mancha de precipitação e instablidade vai passando... a Norte, pois concertreza! :confused:

desertoelvensis2.jpg


Mais um Inv(f)erno para esquecer...:disgust:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se ao chegar ao final da SEMANA e eu tiver 20mm já será muito bom, por isso como vez aqui sim o deserto é bem real! :(

Retirando a 2ªf que tive uma fartura, pelo que tem vindo a chover por aqui foi mesmo o mais parecido a um dilúvio, com 21mm. Fora esse singular dia, é sempre 4mm, mais décima menos décima.
Ou seja retirando a 2ªf, já vou com um total de ... 12mm! :sad:

É quase tudo ao lado. Neste 5ªf foi então vê-las passar (no radar claro), tudo a Norte e a Sul, até parecia por encomenda o corredor que se abria por cima da cidade.

[..IMG]http://img266.imageshack.us/img266/4944/desertoelvensis1.jpg[/IMG]


Moral da história, à sempre bem pior que nós! Neste caso o Alentejo interior, pelo menos na zona de Elvas.

Até aqui deixo os graficos do IPMA, não vá alguém acreditar que estou a exagerar ou tenha o pluviómetro marado:

2ªf 04MAR13 (o dia do "dilúvio")

[......IMG]http://img89.imageshack.us/img89/1815/obssuperficie140000835p.png[/IMG]


3ªf 05MAR13

[....IMG]http://img252.imageshack.us/img252/1815/obssuperficie140000835p.png[/IMG]


4ªf 06MAR13

[...........IMG]http://img90.imageshack.us/img90/1815/obssuperficie140000835p.png[/IMG]

E a partir das 15H, como se pode ver no gráfico acima, a estação local do IPMA, "morreu" até hoje, deve ser sido de "secura". Nem parece que é uma estação meteorológica com uma pessoa permanente a dar-lhe assistência (não tivesse uma clásica também no mesmo local, eu imagino como estarão as séries de dados desta estação...:rolleyes: ), enfim estas são contas de outro rosário :angry:.
Mas acreditem que os dias têm sido todos iguais. chuviscos de micro-curta duração por vezes moderados. :hehe:

E hoje avizinha-se mais uma dia em que a dúvida fica no ar. Será que vamos chegar aos 4mm? Para já vamos bem lançados, pinga qualquer aerolito (sim parece micro-chuva) e já vou com 0,4mm, que espectáculo!

E a grande mancha de precipitação e instablidade vai passando... a Norte, pois concertreza! :confused:

[....IMG]http://img706.imageshack.us/img706/5266/desertoelvensis2.jpg[/IMG]

Mais um Inv(f)erno para esquecer...:disgust:

Pois mas não te esqueças que vives na zona mais seca de Portugal, em que deves ter uma média anual de cerca 350 mm ou menos,

Aqui no Algarve isto varia bastante podemos ter desde os 1600 mm na serra de Monchique, passando pelos cerca dos 1100 mm no Caldeirão (sitio do Barranco do Velho) até á zona de Alcoutim que juntamente com o extremo litoral do Sotavento deve ser a zona mais seca do Algarve.....

Por aquilo que vejo no Radar, e olha que em alguma zonas do Alentejo já está a chover muito bem, acho que ainda podes ter uma excelente surpresa no dia de hoje por aí !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Castigo divino? eheh!

Faro (aeroporto): 24,1mm ontem e 62,8mm este mês.
Tariva: 21,7mm ontem e 61,9mm este mês.

Monchique vai já bem acima dos 100mm, com 138,1mm neste momento.

Já percebi qual o problema com a estação de Turismo de Faro, não está a somar os totais diários e parou nos 35,6 mm mensais, bem me parecia ontem que eu já tinha visto esse valor total mensal, lá uns dias antes :angry:

Já temos este mês 60 mm acumulados este mês, é que sinceramente não parece nada, mas sabes porque não dá essa sensação, porque isto não tem passado de um ou dois mm acumulados por hora com alguma pequena excepção, logo será natural que nesta zona nem dê para fazer charcos de água na terra molhada ....
Tem sido quase sempre aquela chuva moderada, ou então fraca e chata ... !
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Já temos este mês 60 mm acumulados este mês, é que sinceramente não parece nada, mas sabes porque não dá essa sensação, porque isto não tem passado de um ou dois mm acumulados por hora com alguma pequena excepção, logo será natural que nesta zona nem dê para fazer charcos de água na terra molhada ....
Tem sido quase sempre aquela chuva moderada, ou então fraca e chata ... !

Se chove torrencialmente não entra nos solos.
Se chove aos poucos, é chato. Como é, afinal? :p

>60mm em Março no litoral algarvio é muito, muito bom. Mais por cima aos poucos. Deve haver erva por todo o lado.

Quanto a Elvas, a precipitação média anual não é de 350mm, Aurélio.
Há-de ser idêntica à de Faro. Mas amanhã confirmo.

Valores de <=350mm só nos vale do Douro na região de Foz Côa e Barca de Alva, e pontualmente no vale do Guadiana.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Boas

Sobre a acumulação dos ultimos dias e apesar de não ter registos posso dizer que na minha zona a Lagoa da Nave do Barão, a semana passada estava praticamente sem agua esta agora mt bem composta...

De resto informo que uma estação metereologica esta prevista ainda estar em funcionamento até ao final do mês em Loulé.

Os dados deverão depois deverão ficar online no Weather Underground e tentar certifica-la tb no meteoclimatic...
 

talingas

Nimbostratus
Registo
12 Ago 2010
Mensagens
615
Local
Portalegre (≈ 528m)
Aqui chove com intensidade considerável desde as últimas 3 a 4 horas. Por vezes bastante intenso mesmo. Na zona industrial já houve tampas de esgoto a "bailar" com a pressão da água. Por agora parou e está de passagem um nevoeiro denso.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas


De resto informo que uma estação metereologica esta prevista ainda estar em funcionamento até ao final do mês em Loulé.

Os dados deverão depois deverão ficar online no Weather Underground e tentar certifica-la tb no meteoclimatic...

Toca a pôr isso a bombar!:D :thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se chove torrencialmente não entra nos solos.
Se chove aos poucos, é chato. Como é, afinal? :p

>60mm em Março no litoral algarvio é muito, muito bom. Mais por cima aos poucos. Deve haver erva por todo o lado.

Quanto a Elvas, a precipitação média anual não é de 350mm, Aurélio.
Há-de ser idêntica à de Faro. Mas amanhã confirmo.

Valores de <=350mm só nos vale do Douro na região de Foz Côa e Barca de Alva, e pontualmente no vale do Guadiana.

Sim é bom mas já tenho saudades de uma boa chuvada, pode ser que seja hoje :D
Quanto ao valor de Elvas, se a minha geografia não me falha está mesmo quase na Fronteira com Espanha e numa das zonas mais secas do país.
A minha única dúvida é se passa dos 400 mm anuais ou não mas ainda não encontrei nada sem ser um mapa que aponta nessa zona com enorme imprecisão valores entre 400 a 600 mm ....
Sei que já vi para Elvas ou Serpa o valor aproximado mas não me lembro onde, existia algures neste Forum, um mapa com a climatologia de Portugal não sei de que década que tinha mas duvido muito que eu esteja muito longe desse valor !
Vá dou uma margem de erro de uns 70 mm :D


EDIT: Epá tens toda a razão, acho que confundi a localização de Elvas com a de Serpa, eu pensava que Elvas ficava no concelho de Beja e afinal até pertence ao concelho de Portalegre já não muito longe de Badajoz, esta Geografia anda mesmo .... mas ao menos sei que a América do Norte fica no Norte, América do Sul fica no sul, ao contrário da outra da Casa dos Segredos .... looollll
Assim sendo efectivamente e estando quase ao nível de Lisboa e depois de ter descoberto uma mapa de precipitação de Portugal efectivamente a precipitação deverá rondar entre os 500 e os 600 mm, provavelmente até terá uma média superior á de Faro.
O Interior do Distrito de Beja onde se insere Serpa, aí sim é que deve ter mais ou menos os valores que indiquei ...