Seguimento Sul - Março 2013

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Só animação aí para o Sul, pelas imagens de radar tem células bastante boas para verem trovoada.

Nem por isso... só algumas pingas neste momento...trovoadas nem sinal! Foi tudo para Espanha, como sempre...:D

De resto, o acumulado no Sítio das Fontes está nos 16,2mm e em Silves está nos 18,7mm.
 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
18mm?

isso quer dizer que em 1 dia chove metade da normal para todo mês d Março. ;)
é excelente, não?

gostava também de deixar a minha enérgica concordância com o algarvio1980: é inadmissivel a estação de Faro estar KO.
Um dos maiores problemas de seguimento é o facto de muitas estações do IM estarem avariadas ou a reportar dados pouco credíveis.

Acho mais fiável as descrições dos colegas do algarve (todos os do forum) e em particular o ecobg que tem na sua assinatura o link para as estações.
Que os outros colegas façam o mesmo, pf, por uma questão de serviço público (ao qual não são obrigados, claro)

cps
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
18mm?

isso quer dizer que em 1 dia chove metade da normal para todo mês d Março. ;)
é excelente, não?

gostava também de deixar a minha enérgica concordância com o algarvio1980: é inadmissivel a estação de Faro estar KO.
Um dos maiores problemas de seguimento é o facto de muitas estações do IM estarem avariadas ou a reportar dados pouco credíveis.

Acho mais fiável as descrições dos colegas do algarve (todos os do forum) e em particular o ecobg que tem na sua assinatura o link para as estações.
Que os outros colegas façam o mesmo, pf, por uma questão de serviço público (ao qual não são obrigados, claro)

cps

Por muito que me custe admitir os modelos não davam mais do que isto que choveu, mas nem o sueste já nos ajuda como ajudavam antigamente ...
Temos metade do normal em Março? Se calhar é porque este mês, perdeu a maior parte da precipitação que tinha e em vez de um mês de Inverno se tornou ao longo do tempo um mês de Primavera ......
Tinha um feeling que o dia de hoje não daria muita coisa ... tenho mais expectativas para amanhã ....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
14,2mm hoje. Não há trovoadas Miguel e a chuva tem sido pouca.

É sempre um cargo dos trabalhos para chover algo de jeito no litoral Algarvio! O Algarve que todos temos em mente está da A22 para baixo:D
O calor e o sol esse é bem repartido um pouco por todo o Algarve. Nestas situações (massas de ar muito húmidas) as serras fazem o seu papel de absorver grande parte da chuva.
Bom com o começo da convectividade vamos ver o que calha ao sotavento. Parece que vem aí um "comboio" de instabilidade apontado a essa zona.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
18mm?

isso quer dizer que em 1 dia chove metade da normal para todo mês d Março. ;)
é excelente, não?

gostava também de deixar a minha enérgica concordância com o algarvio1980: é inadmissivel a estação de Faro estar KO.
Um dos maiores problemas de seguimento é o facto de muitas estações do IM estarem avariadas ou a reportar dados pouco credíveis.

Acho mais fiável as descrições dos colegas do algarve (todos os do forum) e em particular o ecobg que tem na sua assinatura o link para as estações.
Que os outros colegas façam o mesmo, pf, por uma questão de serviço público (ao qual não são obrigados, claro)

cps

Se pudesse já tinha uma estação a emitir dados daqui de Loulé. Deixa ver como corre a vida mas gostava de ter uma já para a próxima temporada. MAs como isto anda já nem sei se fico por cá (Portugal) ou não. Enfim...
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Volta a cair...

Eu ando a pensar em falar com a câmara e tentar instalar uma estação, acho de interesse público pois é uma zona onde todos se guiam pela de Faro, mas não tem nada a ver, poderia ser feito através de ou com apoio de alguma escola, o pessoal nos cursos de ciências deve ter um bocado de interesse.

E uma estação decente é uma gota de água num oceano de fundos.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Já agora não há a hipótese de muitos valores de precipitação estarem aldrabados por causa do forte vento que se fez sentir?
Há uma grande disparidade nos valores de precipitação...Sendo assim há zonas relativamente próximas com mais do do dobro acumulado e acreditem aqui tem chovido mesmo muito.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Já agora não há a hipótese de muitos valores de precipitação estarem aldrabados por causa do forte vento que se fez sentir...
Há uma grande disparidade nos valores de precipitação...Sendo assim há zonas relativamente próximas com mais do do dobro acumulado e acreditem aqui tem chovido mesmo muito.

Existem locais como por exemplo a vila da Lousã, que devido a se situar ao abrigo da serra a precipitação é extremamente menor do que uma localidade uma dezena de km de diferença (por ex: V. N. Poiares).

Tentarei registar um vídeo onde esse efeito seja visível.

Outro exemplo, no Oeste, Nazaré tem pouca precipitação, e escassos kms depois a Cela é extremamente chuvosa.

Orografia em destaque.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,440
Local
Olhão (24 m)
Já agora não há a hipótese de muitos valores de precipitação estarem aldrabados por causa do forte vento que se fez sentir...
Há uma grande disparidade nos valores de precipitação...Sendo assim há zonas relativamente próximas com mais do do dobro acumulado e acreditem aqui tem chovido mesmo muito.

Hoje, era visível daqui de Olhão o manto de nuvens no interior, com a Serra de Monte Figo completamente tapada de nuvens. Aliás, acredito que tenha chovido muito mais do que aqui. A ver se não vai tudo para a Espanha, como é costume, quero ter trovoadas mas elas não querem nada comigo. :angry:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,440
Local
Olhão (24 m)
Parece é que se vai formar um comboio de células a caminho da Andaluzia como já se tornou hábito ....

Só com a movimentação da depressão mais para E, para que o sentido seja S->N aí é que acredito mais, neste momento o cenário é mais esse seja radar seja satélite indicam bem o comboio para a Andaluzia. Vamos ver se amanhã vai chover alguma coisa, depois do flop da tarde, a coisa continua bastante fraca.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Por muito que me custe admitir os modelos não davam mais do que isto que choveu, mas nem o sueste já nos ajuda como ajudavam antigamente ...
Temos metade do normal em Março? Se calhar é porque este mês, perdeu a maior parte da precipitação que tinha e em vez de um mês de Inverno se tornou ao longo do tempo um mês de Primavera ......
Tinha um feeling que o dia de hoje não daria muita coisa ... tenho mais expectativas para amanhã ....

Curiosamente na normal 41-70 o mês de Março, no Algarve, é o mais chuvoso do ano ou o segundo mais chuvoso: depende da estação. As médias rondam os 90 mm. Na normal 61-90 as médias rondam os 40 mm... para Março.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 10,8 ºC (20h16)
Temperatura mínima = 8,3 ºC (07h21)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 10,7 ºC
Pressão atmosférica = 991 hPa

Períodos de céu muito nublado ao longo do dia; vento moderado, com rajadas de sueste pela manhã. Períodos de chuva, por vezes moderados :rain: Pressão mínima de 989 hPa.

Este mês: Temp. máxima = 13,6 ºC (dia 1); Temp. mínima = 1,6 ºC (dia 1).