Seguimento Sul - Março 2013

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Temos metade do normal em Março? Se calhar é porque este mês, perdeu a maior parte da precipitação que tinha e em vez de um mês de Inverno se tornou ao longo do tempo um mês de Primavera ......

É um facto que Abril é mais chuvoso que Março.
Curiosamente parece haver uma tendência para o aumento de precipitação em Março. Penso que é o que indicam os dados climatológicos para Faro.
1980-2010 tem mais precipitação em março do que no perido 1970-2000. Penso...

mas realmente é interessante o facto de abril ser mais chuvoso.

abc
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É um facto que Abril é mais chuvoso que Março.
Curiosamente parece haver uma tendência para o aumento de precipitação em Março. Penso que é o que indicam os dados climatológicos para Faro.
1980-2010 tem mais precipitação em março do que no perido 1970-2000. Penso...

mas realmente é interessante o facto de abril ser mais chuvoso.

abc

Normalmente quando o Outono é chuvoso, apenas tende em repetir a partir de Março, ora o que acontece em especial nos ultimos 20 anos é que os Invernos tem sido muito mais secos do que o habitual (Dez a Fevereiro), conforme indicam os relatorios do IPMA, e como o Frederico já indicou assumindo que os dados estão correctos, parece que as Primaveras mais chuvosas (Março a Maio) andam de mãos dadas com os anos mais secos, ou pelo menos com os Invernos mais secos ....
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Nem por isso... só algumas pingas neste momento...trovoadas nem sinal! Foi tudo para Espanha, como sempre...:D

De resto, o acumulado no Sítio das Fontes está nos 16,2mm e em Silves está nos 18,7mm.

A chuva parece que passa sempre ao teu lado...pelo radar vê-se que ouve uma zona de muita instabilidade durante toda a madrugada aí a Oeste. Deve ter cortado por Portimão/Monchique.
Dá a entender que choveu muito durante a noite nessa zona.

Por aqui apenas alguns aguaceiros e agora aguarda-se a cereja no topo do bolo:trovao:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Normalmente quando o Outono é chuvoso, apenas tende em repetir a partir de Março, ora o que acontece em especial nos ultimos 20 anos é que os Invernos tem sido muito mais secos do que o habitual (Dez a Fevereiro), conforme indicam os relatorios do IPMA, e como o Frederico já indicou assumindo que os dados estão correctos, parece que as Primaveras mais chuvosas (Março a Maio) andam de mãos dadas com os anos mais secos, ou pelo menos com os Invernos mais secos ....

Ainda bem que assim é.
Imaginem que depois de um inverno seco, tinham uma primavera seca?

Faro, aeroporto, segue com 30,8mm neste evento.
Faltam 9mm para a média mensal.

O que vier a mais, será para culmatar o que choveu a menos no inverno. ;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ainda bem que assim é.
Imaginem que depois de um inverno seco, tinham uma primavera seca?

Faro, aeroporto, segue com 30,8mm neste evento.
Faltam 9mm para a média mensal.

O que vier a mais, será para culmatar o que choveu a menos no inverno. ;)

Mas de onde me tiras tu esse valor se a estação está OFF, há uma eternidade e tendo eu estado o dia inteiro em Faro ontem basicamente garanto-te que não choveu nem lá perto desse valor.
A estação de Turismo de Faro encontra-se para aí 1 km desviado do Aeroporto e tem desde o dia 1 Março acumulados 21,4 mm, e ontem depois do Almoço muito pouco choveu somente 1/2 aguaceiros muito rápidos ...

Esse valor que indicas não pode ser da estação do Aeroporto de Faro, se não funciona ... como tens valores, desculpa mas não acredito nesse valor.
Todas as estações em redor tem valores inferiores ...

Quanto ao dia de hoje, está um belo dia de sol .... até ao momento !
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Parece que vem aí instabilidade para a tarde! Agora resta saber o que calhará a cada um visto ser um regime convectivo. Vai ser uma questão de sorte mas já não acredito em grandes acumulados, sendo que no geral talvez caiam mais uns 20mm e em algumas zonas um pouco mais dependendo das células que lá caiam em cima.
No entanto isto é tudo uma surpresa, não se sabe o que se esconde por detrás daquele núcleo que está agora a formar-se no mar a sudoeste/sul.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, quanto mais irrito-me mais elas vêem ter cmg. :lol: Pelo que vejo, nas estações ao redor, eu tive mais precipitação do que as estações todas juntas de Almancil a Tavira. :lol:

Aqui, caiu um aguaceiro por volta da 1 h da manhã e por volta das 6 h da manhã fui um autêntico dilúvio que só durou uns 5 minutos, pena não ter trovoadas. Levo um acumulado de 10 mm hoje e um total de 35 mm este mês. :D
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Mas de onde me tiras tu esse valor se a estação está OFF, há uma eternidade e tendo eu estado o dia inteiro em Faro ontem basicamente garanto-te que não choveu nem lá perto desse valor.
A estação de Turismo de Faro encontra-se para aí 1 km desviado do Aeroporto e tem desde o dia 1 Março acumulados 21,4 mm, e ontem depois do Almoço muito pouco choveu somente 1/2 aguaceiros muito rápidos ...

Esse valor que indicas não pode ser da estação do Aeroporto de Faro, se não funciona ... como tens valores, desculpa mas não acredito nesse valor.
Todas as estações em redor tem valores inferiores ...

Quanto ao dia de hoje, está um belo dia de sol .... até ao momento !

http://ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ord=REV&ndays=30&ano=2013&mes=03&day=05&hora=06&ind=08554

Se está a enviar synops não está offline.

-----
12,8ºC com 91% HR. 1,8mm. 992 hPa.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas de onde me tiras tu esse valor se a estação está OFF, há uma eternidade e tendo eu estado o dia inteiro em Faro ontem basicamente garanto-te que não choveu nem lá perto desse valor.
A estação de Turismo de Faro encontra-se para aí 1 km desviado do Aeroporto e tem desde o dia 1 Março acumulados 21,4 mm, e ontem depois do Almoço muito pouco choveu somente 1/2 aguaceiros muito rápidos ...

Esse valor que indicas não pode ser da estação do Aeroporto de Faro, se não funciona ... como tens valores, desculpa mas não acredito nesse valor.
Todas as estações em redor tem valores inferiores ...

Quanto ao dia de hoje, está um belo dia de sol .... até ao momento !

Pelos dados das synops, Aurélio...

-> Synops, Faro

No portal meteoPT também tens uma secção dedicada ao acumulado de precipitação, aqui.

Levo um acumulado de 10 mm hoje e um total de 35 mm este mês. :D

A estação do algarvio até tem mais.
Faro, às 12h, com 30,9mm. (Acumulado mensal)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pelos dados das synops, Aurélio...

-> Synops, Faro

No portal meteoPT também tens uma secção dedicada ao acumulado de precipitação, aqui.



A estação do algarvio até tem mais.
Faro, às 12h, com 30,9mm. (Acumulado mensal)

Isso é que foi um post de valor André, nem sabia que isso existia :thumbsup::thumbsup:

EDIT: esse valor de 30,9 mm tirado das sinopts não contempla o dia de Domingo que ainda teve alguns mm, o que indica que Olhão e Faro deverão ter quase a mesma precipitação, sendo que no dia de hoje tivemos uns 10 mm de precipitação mas que eu não ouvi nada pois estava a dormir !