Seguimento Sul - Março 2024

Verdade, mas não sei como estarão as cotas... senão ainda dava outra fugida lá acima :lol:

AP1GczNyac3COOsTl6cxF_Aad9ELzZoLT0oJARfrWSmzAmZFwTzCue3BE9dxfGx53KafiCte4aawxRtGmZNA68nK-VBS7lGNjAWwWr9wYXInXRa_FtpXfXK6vYi09TQCNmFvR6pbsy3LM3F3efKwl5lH-bdM=w1210-h911-s-no-gm
Agora as cotas vão subir... entretanto pareceu me ouvir um trovão.

Bom aguaceiro de neve na serra de São Mamede, com trovoada e tudo :D

Por aqui, tem caído uns aguaceiros e levo 5 mm.

Este ano, até vai mais ou menos dentro da média em termos de precipitação mas as barragens continuam a encaixar muito pouco, falta episódios de precipitação torrencial com 50 mm ou mais num dia. Janeiro encaixou mais água que Fevereiro porque em Janeiro a precipitação foi torrencial e em Fevereiro não, já Março também ainda não teve precipitação torrencial que caia 20/30 mm em duas horas.

Sem trovoadas e sem uma cut-off que traga um dia com precipitação torrencial no interior, não vai encaixar assim tanto.

Boas,
Deixo uns registos do aguaceiro de neve ocorrido ao início da tarde no topo da Serra de São Mamede. Cheguei lá com 6ºC e posteriormente desceu para 1/2ºC.
Começou com umas pingas bem grossas e geladas, pois o vidro do carro começou rapidamente a embaciar. À medida que se foi intensificando passou a graupel e com trovoada. Uma das descargas deverá ter atingido uma das antenas, pois foi um grande estoiro e deu para assustar.
Antes da chegada do aguaceiro:
dSPkkyV.jpeg

ubqdA8l.jpeg

Ao início, graupel apenas:
MrjR3VK.jpeg

Aqui já começava a ser graupel misturado com neve. Alguma acumulação no chão.
uhdo3fe.jpeg

Depois, veio o melhor momento. Nem sabia para onde me virar. :D
hlsfYGg.jpeg

qHcBQh7.jpeg

jSr8okj.jpeg

HctHB7s.jpeg

Já coloco os vídeos! :)

No início do aguaceiro com graupel, no final do vídeo ouve-se um trovão. Thundersnow é outro nível! :D

Mais algumas fotos:
MtIn2yN.jpeg

uTqFqD6.jpeg

Acumulação:
BDB5T3e.jpeg

Fo8gfrm.jpeg

9DZEHnt.jpeg

Última edição:
Deixo uns registos do aguaceiro de neve ocorrido ao início da tarde no topo da Serra de São Mamede. Cheguei lá com 6ºC e posteriormente desceu para 1/2ºC.
Começou com umas pingas bem grossas e geladas, pois o vidro do carro começou rapidamente a embaciar. À medida que se foi intensificando passou a graupel e com trovoada. Uma das descargas deverá ter atingido uma das antenas, pois foi um grande estoiro e deu para assustar.

No início do aguaceiro com graupel, no final do vídeo ouve-se um trovão. Thundersnow é outro nível!

Espectáculo! O cimo da Serra a que eu só fui uma vez com sol de primavera florida, vê-lo assim é fantástico.
As antenas dão uma protecção relativa, mesmo assim...:trovao:é arriscado.

Vendo os vídeos em 0,25x percebe-se os flocos melhor, e os trajectos que são quase horizontais, tal o vento.
Bastante complicado filmar nestas condições, mas os vídeos estão lindos.

Obrigado por esta revisita nestas condições invulgares, quase como se estivesse lá! :D