Seguimento Sul - Março 2024

Espectáculo! O cimo da Serra a que eu só fui uma vez com sol de primavera florida, vê-lo assim é fantástico.
As antenas dão uma protecção relativa, mesmo assim...:trovao:é arriscado.

Vendo os vídeos em 0,25x percebe-se os flocos melhor, e os trajectos que são quase horizontais, tal o vento.
Bastante complicado filmar nestas condições, mas os vídeos estão lindos.

Obrigado por esta revisita nestas condições invulgares, quase como se estivesse lá! :D
Obrigado! :thumbsup:

Sim, foi arriscado dado ser um local bastante exposto, mas para ser sincero não esperava que houvesse trovoada. Só saí do carro quando começou realmente a nevar e nesse momento a trovoada já tinha cessado.

Quando o aguaceiro se começou a aproximar o vento intensificou-se de forma significativa e o carro abanava por todos os lados, mas é o normal no alto das serras, já estava à espera que o vento metesse respeito. Não foi de facto fácil filmar, pois também estava constantemente a levar com os flocos na cara, mas felizmente saíram uns bons registos. Sendo em forma de aguaceiros não se podia esperar um manto branco, como noutros locais do território, mas já deu para lavar bem as vistas. :D

Ainda sobre o dia de hoje, também era bastante significativa a quantidade de água que descia por algumas encostas da serra, viradas a oeste. O rio Caia é que beneficia da água toda que corre nos riachos deste lado da serra. Como é bom ver tudo cheio de vida. :thumbsup:
Alguns registos:
YfqWa6t.jpeg

gDLgWZ4.jpeg

CFbgylN.jpeg

Água por todo o lado também aqui nestas zonas mais baixas:
Hkbj5yZ.jpeg

jOYjoqE.jpeg

Um dos aguaceiros desta tarde visível desde Portalegre:
ddslxXe.jpeg

O acumulado de hoje em Arronches é de 11mm.

8,5ºC atuais.

Assim vai o Março nestes primeiros nove dias, pela região Sul.
Não foi ainda aquele "milagre" perfeito mas repõe alguma confiança.
Os últimos três dias foram mesmo generosos para uma grande parte da região.
E como é normal, o Sotavento/Sueste Alentejano com acumulados menores, mas para um Noroeste não está mal de todo.

Última edição:
Boas,
Choveu com intensidade durante a madrugada por aqui, mais do que esperava até. Hoje de manhã o Rio Caia ia com um belo caudal, mas já tinha estado mais elevado.
HENA2Pa.jpeg

j2HuhCa.jpeg

7.9mm acumulados hoje.
67.5mm mensais.
282mm anuais.

13,4ºC atuais.

Em jeito de balanço deste evento:
7/Mar - 30.4mm
8/Mar - 13.6mm
9/Mar - 13.2mm
10/Mar - 1.5mm (creio não vá chover mais)
Total do evento: 58.7mm
Valor de 2024 (Valor de 2023)
Março: 65.3mm / (10.8mm)
2024: 221.5mm (233.8mm)
Ano hidrológico 23/24: 353.3mm (334.2mm)
À semelhança do que acontece mais a norte daqui, também os campos estão saturados e tudo jorra água. Desde sexta ao fim do dia que encheram as nossas reservas de água (poço de 12m diâmetro), situação que não aconteceu em 2022 e 2023.
2024 em 70 dias já teve praticamente os mesmos valores que 2023 todo. Espera-se por isso um ano menos dramático em relação à escassez de água.
Resta saber se a primavera terá pelo menos pequenas precipitações com alguma regularidade para evitar grandes evaporações e necessidade de muitos gastos... Depois a partir de Junho o gasto é inevitável, e para isso esta região (boa parte dela) conta com um Alqueva a mais de 85%. Era bom que chegasse aos 90% nestes dias...

EDIT: faltou-me referir o período de intensa chuva que relatei na manhã de quinta-feira, deixo os dados que a minha estação apresentou e estão online: Prec. acumulada 6:40h 3.56mm - 6:45h 12.95mm - 6:50h 16.26mm - 6:55h 17.53mm / Rain rate máx. 397.2mm/h. A essa hora não estava na rua para verificar a intensidade, mas que era muito intensa era. Mais tarde verifiquei que provocou uma erosão generalizada como não tinha visto... Se isso comprova este valor bastante alto, não sei...

Última edição:
A julgar pelos vídeos que tenho visto que evidenciam que as ribeiras que seguem para a Bravura ganharam vida, tenho esperança em notícias positivas.
Sim parece-me não haver dúvidas que este evento foi melhor a Barlavento em particular no maciço de Monchique. Ribeira do Farelo, Odiáxere e ribeira de Boina a debitarem algum caudal. Já para Sotavento muitas dúvidas...junto ao litoral, pelo menos, não choveu nada de especial!

Mais a leste é isto...
Açude do Castelo de Paderne na ribeira de Quarteira. Mais uma para a coleção piscinas de cascalho:disgust:

20240310_155135.jpg

Sim parece-me não haver dúvidas que este evento foi melhor a Barlavento em particular no maciço de Monchique. Ribeira do Farelo, Odiáxere e ribeira de Boina a debitarem algum caudal. Já para Sotavento muitas dúvidas...junto ao litoral, pelo menos, não choveu nada de especial!

Mais a leste é isto...
Açude do Castelo de Paderne na ribeira de Quarteira. Mais uma para a coleção piscinas de cascalho:disgust:

Ver anexo 10435
Se nem estes 3 dias de chuva foram suficientes para colocar aí alguma água a correr a situação continua péssima.

Segundo as previsões para a semana acabou-se a chuva.

Se nem estes 3 dias de chuva foram suficientes para colocar aí alguma água a correr a situação continua péssima.

Segundo as previsões para a semana acabou-se a chuva.
Em Fevereiro houve "cheia" nesta ribeira e este açude teve água até ao fim de Fevereiro...
Entretanto sumiu-se para o "sedento" Querença-silves. À uns anos nem no final do Verão conseguia estar nesse local a tirar essa foto.
Ou chove seriamente ou alguém vai ter de tomar medidas sérias para bem dos Algarvios.

Esse valor é excepcional, significaria mais de 6mm em 1 minuto. Provavelmente resultado de uma rajada que fez concentrar a chuva numa estreita cortina, e não terá durado sequer o tal minuto, visto que o maior acumulado em 5 minutos foi de 8,4 mm.
Sim é possível, vento nunca falta. De referir que o ‘passo’ do pluviómetro é de 0.01in, cerca de 0.25mm, ou seja, para os tais 6mm em 1min dava 0.25mm em 60/24 = 2.5s