Seguimento Sul - Março de 2011

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Alandroal: Tarde e início da noite com aguaceiros esporádicos. Temperatura actual de 11 ºC; mínima de 7 ºC.

As imagens de satélite fazem prever a entrada de novas linhas de instabilidade durante a madrugada, nas zonas do litoral oeste. Atenção, pois, para a possibilidade de aguaceiros e trovoadas para todo o litoral oeste, a sul do Cabo Mondego.

Uma situação a acompanhar :thumbsup:
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia,

A noite por cá foi calma, sem chuva e com uma minima de 11,6ºC.
O dia amanheceu com o céu parcialmente nublado e com vento fraco a moderado de ESE e neste momento estão 16,5ºC.

Pelo Sat e pelo Radar, esta depressão está ali a originar grande instabilidade a SW do Algarve e W de Portugal, resta a dúvida se essa instabilidade chegará cá ou não (lá mais para a tarde/noite), e com que intensidade. Para já, está tudo no mar...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... pelo jeito sempre a distorcer aquilo que é dito por mim. Eu falo em alhos e respondem bugalhos. Enfim .....

Relativamente ao tempo hoje voltou a amanhecer com sol, mas neste momento começam a entrar mais nuvens. Olhando ás imagens de satélite parece que começam nas próximas horas uma linha de instabilidade que trará aguaceiros e trovoadas ao principio ao litoral sul e depois estendendo-se ao Algarve...

Desta vez olhando ao satélite e radar esses aguaceiros serão dispersos e frequentes, acompanhados por trovoadas .. e desta vez não é preciso esperar um dia inteiro para cair o aguaceiro de 5 minutos e como tal na situação actual actual está perfeitamente de acordo o Alerta Amarelo do IM !!

Liberdade de expressão faz parte da democracia e a troca de ideias, e debate sobre algo, bem como a critica fazem parte do quotidiano, de um pais civilizado em que o bom senso, liberdade de acção e expressão são valores supostamente embutidos na nossa sociedade, e como tal em qualquer espaço devem ser usados esses valores. E por isso creio que não temos que concordar todos com o mesmo, mas sim debater civilizadamente e com respeito mútuo pelas ideias e criticas de cada um ... !!
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Como que o im continua a manter beja me aviso amarelo???
Como??
é incompreensível.
Toda a gente vê que a depressão vai passar no máximo junto ao litoral oeste.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Como que o im continua a manter beja me aviso amarelo???
Como??
é incompreensível.
Toda a gente vê que a depressão vai passar no máximo junto ao litoral oeste.

Existem condições para a formação de células para os distritos que estão em alerta amarelo.

Essas células dão origem a aguaceiros fortes e trovoada.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Como que o im continua a manter beja me aviso amarelo???
Como??
é incompreensível.
Toda a gente vê que a depressão vai passar no máximo junto ao litoral oeste.

Luis estás-te a pôr a jeito para um ataque de alguns membros menos .....
É assim como disse ontem não me parecia de todo que o alerta amarelo desde ontem se justificasse, mas contudo tomando em atenção que esse alerta era para esta suposta situação em termos de durabilidade até Terça ao fim do dia, e tomando em atenção somente esse factor este alerta faz sentido ...
Neste momento antes desta linha de instabilidade existem poucas condições para o surgimento de células com desenvolvimento vertical, mas contudo dentro de algumas horas no litoral sul (o qual o distrito de beja não é só Beja mas tb o seu litoral) começará a ter mais actividade quer electrica quer em termos de precipitação aí já com o desenvolvimento vertical.

Se olhares aos modelos creio que toda a gente deveria saber que esta madrugada e manhã não iria chover, ou que as hipoteses de chover eram muito más ... mas contudo agora depois do almoço primeiro no litoral sul e depois em especial em todo o Algarve tenderá a aumentar as nuvens e surgirem os tais aguaceiros e trovoadas, sendo que esta situação será mais intensa para a noite até ás 12h do dia de amanhã ...

Depois entre Quarta e Sexta os aguaceiros voltarão a ser mais dispersos e menos frequentes ... mas permanecerá alguma instabilidade e alguma trovoada em especial no interior (nas serras) entenda-se !!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,206
Local
loule-caldeirao
Bom parece que o São Pedro vai dar mais umas tréguas aos desfiles carnavalescos, pelo menos hoje, amanhã já não o garanto.
O céu está nublado mas com boas abertas e espera-se um agravamento do estado do tempo nas próximas horas, mas, acho eu, já não virá a tempo de prejudicar os "corsos", em particular o tão afamado carnaval Louletano.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia por aqui vento moderado e tempo nublado mas sem ameaçar chuva !!

Antes do final da tarde não deverá chover por estas bandas ...

Até ao momento por estas bandas e desde Sexta Feira este evento rendeu uns 6 mm de precipitação !!
 

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
Boas

Depois de uma noite tranquila, temos céu muito nublado e vento fraco/moderado. Pelas imagens do sat e a velocidade que as nuvens se deslocam, arrisco a dizer que a animação começa lá para as 21H+- :p
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por aqui o ceú já está muito nublado, com o vento a soprar moderado de ESE (tive uma rajada máxima de 49,9km/h) e a temperatura a marcar 16,4ºC. A máxima foi registada às 13h05 com 17,9ºC.

Pelo radar, a situação está a ficar cada vez mais interessante (conforme previsto), e o final de tarde deverá ser animado:
far110307145030.jpg