Seguimento Sul - Março de 2011



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Embora não tenha sido muito forte aqui em Silves, a trovoada que passou a Oeste daqui tinha muita actividade eléctrica e viam-se muitos clarões. Infelizmente, raios propriamente ditos, vi muito poucos por aqui.
Fica aqui um pequeno excerto dessa trovoada.

 
Editado por um moderador:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... por aqui um belo dia de sol, sendo que a precipitação acumulada desde o inicio deste suposto evento ainda vai somente nos 6 mm de precipitação.

Como disse hoje está um belo dia de sol, e não existe vestigios de vir a chover ideal para os corsos carnavalescos..
Pelo que tenho lido também não vejo indicios de estar a chover no Algarve ou no sul e não existem relatos.

Não sei onde o IM vê os aguaceiros fortes aqui para o Algarve nesta tarde.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Dia típico de convecção primaveril, com as células a começarem a disparar depois de almoço a sotavento dos sistemas montanhosos. Parece que vamos ter uma tarde entretida:

1415f.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Céu carregadinho de nuvens em Portel, mas o sol ainda espreita entre elas. 16 graus, sopra algum vento, e dentro de pouco tempo deverá começar a festa para quem tiver sorte. E acredito que hoje seremos muitos a tê-la.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu por aqui só acredito em alguma coisa entre Segunda á noite e Terça de manhã ....
Não vejo nada nem no satélite nem nos modelos que correspondam a aguaceiros fortes que o IM prevê ...
E mesmo que aconteçam de certeza que não duram mais do que 5 minutos e por isso nada que justifique alertas amarelos, e colocar uma alerta amarelo desde ontem á noite que nada aconteceu até bem Terça ao final do dia é um completo disparate...
Mas claro a minha opinião e tempo vai-me dizer se no Algarve e Baixo Alentejo e Setubal se estes alertas se justificam ou não ...
Por aqui continua o sol radiante !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu por aqui só acredito em alguma coisa entre Segunda á noite e Terça de manhã ....
Não vejo nada nem no satélite nem nos modelos que correspondam a aguaceiros fortes que o IM prevê ...
E mesmo que aconteçam de certeza que não duram mais do que 5 minutos e por isso nada que justifique alertas amarelos, e colocar uma alerta amarelo desde ontem á noite que nada aconteceu até bem Terça ao final do dia é um completo disparate...
Mas claro a minha opinião e tempo vai-me dizer se no Algarve e Baixo Alentejo e Setubal se estes alertas se justificam ou não ...
Por aqui continua o sol radiante !!

Neste momento já chove na zona de Sines que é distrito de Setúbal. Em Beja se não ocorrer nada é puro azar, pois há condições para tal. E o Algarve não é só o litoral. O alerta é lançado com base na previsão e temos hoje no sul do país bons valores dos parâmetros convectivos para que ocorram alguns fenómenos mais severos. Pode não acontecer nada. Mas neste momento ninguém pode dizer que não vai acontecer nada. Nem que vai.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Eu por aqui só acredito em alguma coisa entre Segunda á noite e Terça de manhã ....
Não vejo nada nem no satélite nem nos modelos que correspondam a aguaceiros fortes que o IM prevê ...
E mesmo que aconteçam de certeza que não duram mais do que 5 minutos e por isso nada que justifique alertas amarelos, e colocar uma alerta amarelo desde ontem á noite que nada aconteceu até bem Terça ao final do dia é um completo disparate...
Mas claro a minha opinião e tempo vai-me dizer se no Algarve e Baixo Alentejo e Setubal se estes alertas se justificam ou não ...
Por aqui continua o sol radiante !!

O distrito de Faro não é só o local onde moras. Já ontem durante o fim do dia e a noite aconteceram aguaceiros localmente fortes.

E de um momento para o outro pode voltar a acontecer. Existe alguma instabilidade na atmosfera...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Bom dia ... por aqui um belo dia de sol, sendo que a precipitação acumulada desde o inicio deste suposto evento ainda vai somente nos 6 mm de precipitação.

Como disse hoje está um belo dia de sol, e não existe vestigios de vir a chover ideal para os corsos carnavalescos..
Pelo que tenho lido também não vejo indicios de estar a chover no Algarve ou no sul e não existem relatos.

Não sei onde o IM vê os aguaceiros fortes aqui para o Algarve nesta tarde.

Parece-me que é daqueles dias tipicos onde até pode não chover nada em alguns sitios,mas pouco ao lado termos tido chuva forte e trovoada... Dia tipicamente convectivo..Por isso o IM fala dos aguaceiros fortes..Não é de certeza que cairá,mas há essa possibilidade. Estes dias são os mais engraçados,porque as vezes está sol agradável o dia todo,não se está à espera de nada e depois lá vem um aguaceiro forte com a bela da trovoada :D

Aqui em Oeiras também ainda nada, belo sol, com algumas nuvens.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Não vejo nada nem no satélite nem nos modelos que correspondam a aguaceiros fortes que o IM prevê ...
E mesmo que aconteçam de certeza que não duram mais do que 5 minutos e por isso nada que justifique alertas amarelos, e colocar uma alerta amarelo desde ontem á noite que nada aconteceu até bem Terça ao final do dia é um completo disparate...

Com a mesma facilidade com que fala aqui em disparates pode fazer o mesmo escrevendo um email às entidades visadas. Não é esta a primeira vez, e não será também a última, que se alerta para que as pessoas se dirijam directamente às entidades visadas e não utilizem o MeteoPT para esse fim.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Bom vídeo ecobcg!!!

Altura:
Por aqui com o dia de ontem e mais a chuva que ainda se faz sentir com alguma intensidade neste inicio de manha desde o inicio deste evento já acumulamos cerca de 30mm. Por agora o céu esta nublado com períodos de abertas, um 3 para 8....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O distrito de Faro não é só o local onde moras. Já ontem durante o fim do dia e a noite aconteceram aguaceiros localmente fortes.

E de um momento para o outro pode voltar a acontecer. Existe alguma instabilidade na atmosfera...

Não é assim tanta a instabilidade, e sim houve alguns sitios onde ocorreu algum aguaceiro, mas estes aguaceiros são tão tão dispersos que podemos ficar um dia inteiro á espera que chegue um aguaceiro e mesmo numa região inteira ...

Neste momento por aqui mesmo no interior no Algarve não se dislumbra desenvolvimento vertical, mas aguardemos alguma coisa ...

Por aqui continua muito sol