Seguimento Sul - Março de 2011



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Parece que finalmente a linha a Sul do país vai chegar ao algarve :thumbsup:

Não estou assim tão certo disso... A zona de Sagres sim, mas mais que isso ainda tenho dúvidas...e perece-me que já está a perder muita da sua intensidade.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se olharem á imagem de satélite podem ver que deixa de haver o desenvolvimento vertical, que existia a sul de Faro e mesmo olhando ao radar pode-se ver que na ultima hora perdeu imenso da sua intensidade !!

Assim sendo sabendo-se que o ceu está muito nublado não espero mais do que uma chuva fraca se chegar a ocorrer a menos que haja uma nova reactivação pelo menos aqui na zona da serra Algarvia !!

Resumindo entre hoje e sábado penso que a serra algarvia e o baixo alentejo serão os sitios com maior probabilidade de chover mas longe dos valores registados na Terça de Carnaval em alguns sitios do Algarve.

Em relação ao Hirlam, sinceramente tenho muitas dúvidas em relação a este modelo, porque sobrestima muitas vezes a quantidade de precipitação que ocorre no litoral, mas pronto é a minha opinião, e falo respeitante entre tarde de Quinta e a tarde de Sexta que coloca acima dos 40 mm no Sotavento Algarvio !!
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Parece que finalmente a linha a Sul do país vai chegar ao algarve :thumbsup:

Retiro o que escrevi, pelo menos por agora. Apesar a linha continuar ali "parada" já está a perder intensidade...

Aliás, vendo as imagens de satélite a linha vai mesmo morrer.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Por aqui o resto da manhã e tarde foram muito agradáveis, com céu parcialmente nublado e com uma máxima a chegar aos 18,2ºC.
Quanto a chuva, nem vê-la. Conforme já tinha previsto, acabou por ficar tudo no mar e um pouquinho em Sagres. Por outro lado, o Baixo-Alentejo acabou por ser contemplado com boas células e precipitação.

Por agora sigo com 16,0ºC e vento fraco de ESE.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Das 14h às 15h mais alguns aguaceiros fracos renderam alguns mm nas Emas do IM:

Odemira 1,3mm
Aljezur 1,1mm

Sai de Aljezur perto das 14h para voltar a Lisboa, e posso dizer que no caminho, precisamente entre Aljezur e Odemira, houve locais onde entrou uma célula gigante que certamente rendeu muito mais que esses 1mm. Apanhei chuvas torrenciais com um outro relâmpago durante mais de 15 min.

Parece-me que, quer pelo radar quer pelo que observei, a célula passou de raspão quer em Aljezur quer em Odemira, em duas extremidades diferentes.

Isto para dizer que não foram apenas aguaceiros fracos que passaram pela zona.

Cumps
 

Meteo Caldas

Nimbostratus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
850
Local
Caldas Da Rainha 114m/Geneve 420m
Sai de Aljezur perto das 14h para voltar a Lisboa, e posso dizer que no caminho, precisamente entre Aljezur e Odemira, houve locais onde entrou uma célula gigante que certamente rendeu muito mais que esses 1mm. Apanhei chuvas torrenciais com um outro relâmpago durante mais de 15 min.

Parece-me que, quer pelo radar quer pelo que observei, a célula passou de raspão quer em Aljezur quer em Odemira, em duas extremidades diferentes.

Isto para dizer que não foram apenas aguaceiros fracos que passaram pela zona.

Cumps

Sim,tambem pareceu-me que a célula era bastante grande e por certo haveria locais onde acumulasse mais milimetros...A célula nasceu precisamente entre as duas localidades afastando-se depois para o mar..

Entre as 16h e as 17h nas Emas do IM destacam-se:

Beja 5,6mm
Alvalade 4,1mm
Odemira 3,3mm
Sines 1,0mm

EDIT

Entre as 17h e as 18h destacam-se:

Beja 4,0mm
Alvalade 2,1mm
Sines 2,1mm
Odemira 1,3mm
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Todos os modelos apontam que aquilo que o pessoal sonhava vai-se desvanecer, sendo que neste momento somente o GFS mostra essa tal ciclógenese.
Sinceramente neste momento já me parece o mais provável pois o AA nessa estará bem forte e empurrará essa depressão se existir rapidamente para leste ...
A unica hipótese será como disse anteriormente que ela caia a Sudoeste do Algarve formando uma cut-off, caso contrário o dia de Domingo e inicio de Segunda será apenas um dia de instabilidade com um sistema frontal associado ...
É pena, mas são coisas da vida !!
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Já a reportar de Évora:
Durante a tarde passei por uma das células que atravessaram o baixo Alentejo, muita chuva e com períodos da mesa«ma muito forte. Apenas vi uma DEA.

As ribeiras do Algarve Este e Baixo Alentejo, (até Beja) com caudais significativos.

Temp actual de 9.9ºC
Máxima de 13.4ºC
Acumulados hoje uns fantásticos 0.2mm :D