Seguimento Sul - Novembro 2009



S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
O Gerofil referia-se à temperatura de Inverno. Por cá é obviamente muito mais baixa do que nos Açores, durante o período do Inverno. Uma noite de 14 ºC por cá, em Novembro, é uma noite muito quente em relação às médias normais, por exemplo. ;)

Sim não tinha percebido.
Erro meu!

Enquanto que o clima nos Açores é temperado marítimo e suave com temperaturas ainda mais frescas do que na Madeira, o clima de Portugal Continental é também na sua faixa litoral de igual forma temperado marítimo embora com feição continental no seu interior e com algumas algumas características mediterrânicas que se traduzem em verões secos e invernos amenos, embora os ultimos anos têm se revelado com algumas anomalias tanto no inverno como no verão, mas isso provavelmente devido às alterações climáticas que vão tendo algum efeito um pouco por todo o planeta, se bem que nos Açores não existam temperaturas acima de 21 graus em Novembro ou pior em Dezembro.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Dias subtropicais por aqui.
Mínima de 17ºC, máxima de 22ºC, com humidade e pontos de orvalho muito altos (80-100%, 17ºC-20ºC, respectivamente).
Aliado ao vento a variar entre o muito fraco e o fraco do quadrante S, a sensação é de tempo muito abafado.
Céu nublado mas o sol impera.
Eu bem avisei da dorsal africana :hehe:
Este evento não vai deixar nem uma gota, a não ser da humidade :(
A partir de quarta volta o levante e vamos ultrapassar os 30 dias sem chuva muito facilmente...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas, mas do mesmo.

Máxima: 22.0ºC
mínima: 16.4ºC
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boa noite!

Por aqui, máxima de 22,9ºC e minima de 15,9ºC. Rajada máxima de 37km/h. O dia esteve nublado, com boas abertas.

Que dizer... mais um "belo" dia Algarvio, onde nada de "meteorologicamente interessante" se passa....

Frio???? Chuva???? Esperemos por Dezembro...o Novembro acho que já não nos trará nada...:(
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,


O estado da nação actual....


radar2030.jpg




faz-me lembrar este mapa :lmao:


mapapotyugal.jpg

Este mapa NÂO é de minha autoria, encontra-se pela net



cumps
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 19,0 ºC (14h12)


CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 15,8 ºC
Pressão atmosférica = 1014 hPa

O dia foi calmo em termos meteorológicos; dando uma vista de olhos na temperatura média em anos anteriores permite afirmar que este mês, até agora, não está muito afastado do que tem sido normal.

Este mês: Temp. máxima = 23,1 ºC (dia 1); Temp. mínima = 7,9 ºC (dia 9).
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Do melhor que se pode arranjar em várias semanas... Terça e Quarta são as melhores oportunidades...

rtavn484.png


510232009111500066.gif


510232009111500078w.gif


A situação não é sequer comparável 2004/2005 porque nesse ano as temperaturas estavam mais baixas... Este ano não temos um dia de Inverno (nem em precipitação nem em temperaturas) desde Fevereiro... Menos mal que ainda há água armazenada para mais 20/24 meses iguais a estes...

semttulohe.png
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Excelente imagem!!! Parti o coco a rir:lmao:

Valha-nos o bom humor porque o resto....

Por aqui vento fraco de sul e céu muito nublado com temperatura amena.
Senão fosse a humidade que se faz sentir já tinhamos morrido à sede!