Seguimento Sul - Novembro 2010

Escaldantes? Eu sigo com uns vergonhosos 13,1 graus. Já ultrapassou a máxima de ontem, em que o sol brilhou o dia quase todo.

Eu coloquei aspas! :p

Mas realmente estranha a tua temperatura? Que mínima registaste?
Possivelmente estás há algum tempo com vento de Sul.:unsure:

Condições actuais:
Temp. 7,7ºC e chuviscos.

PS. - Alguém sabe o que se passa com o radar de Coruche? Leva tempos e tempos desligado?

Eu coloquei aspas! :p

Mas realmente estranha a tua temperatura? Que mínima registaste?
Possivelmente estás há algum tempo com vento de Sul.:unsure:

Condições actuais:
Temp. 7,7ºC e chuviscos.

PS. - Alguém sabe o que se passa com o radar de Coruche? Leva tempos e tempos desligado?

Tive 5,5 de mínima. O valor é estranho, mas na rua não se sente muito frio, e o carro marca o mesmo valor. Não tenho vento mas o sol brilhou durante uma meia hora e aí a temperatura disparou.

Tive 5,5 de mínima. O valor é estranho, mas na rua não se sente muito frio, e o carro marca o mesmo valor. Não tenho vento mas o sol brilhou durante uma meia hora e aí a temperatura disparou.

Estive a consultar agora os quadros da EMA de Portel e o que se verifica é que há aumento de vento. Deverá ser esse factor aliado ao seu quadrante (Sul, será?), que leva a esses valores de temperatura iguais ou até mesmo superiores aos do Algarve! :huh:

Por cá voltou a chover fraco e a temperatura permanece estável nos 7,7ºC. Mas subirá certamente mais, pois as isos começam a subir também aos 850hPa.

Olhando para a temp. que devias ter e a que realmente tens há uma boa diferença!

run06hgfsportelsmall.jpg

Mas mesmo Oriola, onde está situada a EMA de Portel, não passou dos 11. A posição é diferente, Oriola está num local desabrigado, principalmente a sul, com a albufeira de Alvito, e um relevo a norte. Eu estou no meio da serra. Geralmente as maiores diferenças ocorrem nas mínimas em dias de inversão térmica, muito mais baixas em Oriola. Hoje, provavelmente, o frio aguentou-se a níveis mais baixos, enquanto que nos pontos mais altos, como aquele onde estou, o vento limpou o frio com maior facilidade. Se bem que o vento por aqui esteja fraco.

6.2ºC e 998 hPa

estive à pouco no alto de S.Mamede e... apenas sleet, muito nevoeiro e vento fortissimo.
Agora espero pela descida da temperatura para lá ir ao inicio da noite !!!

:huh:

Parece que estão a entrar umas células na parte oeste do Algarve e Baixo Alentejo, vamos lá ver se chegam cá...

Por cá vão caindo uns aguaceiros fracos de vez em quando e o vento parou completamente, o que faz com que a sensação térmica seja bem mais tranquila:thumbsup:

6.2ºC e 998 hPa

estive à pouco no alto de S.Mamede e... apenas sleet, muito nevoeiro e vento fortissimo.
Agora espero pela descida da temperatura para lá ir ao inicio da noite !!!

:huh:

Muito obrigado Nuno!

Grande labor a tua, sem dúvida! :thumbsup:

A nossa única esperança está na Serra! Assim a H.R. o permita! O problema será mesmo a falta de ar frio aos 850hPa :sad:.

Eu de manhã, quando estive no alto de Vila Boim (a ~460 m ), ainda vi no vidro do carro aquela água "melosa", mas nem sleet lhe poderia chamar, chamo-lhe água pesada! :D. Por isso já tiveste sorte que quase a observaste! hehehe

Lembras-te há 2 anos que temperatura tinham ai na cidade quando nevou e bem pela manhã?

Se tiver tempo, ainda vou pesquisar os arquivos! Só para comparar e aprender. ;)

Neste momento a chuva aumentou um pouco a intensidade e a temperatura começa também a descer um pouco e já vou com 6,8ºC. Recordo que máxima foi de 7,8ºC. Dia frio por aqui :cold:.
A H.R. é de 87% e a pressão atmosférica nos 996hPa.

Tavira acumulou 29.03 mm. E já ultrapassou a média do mês (estou a considerar a normal 1941-1970, pois não disponho das normais mais recentes).

Évora com um dia de chuva fraca e moderada, com um total de 5.8mm, a temperatura maxima foi de 8.3ºC, Agora com 7.2ºC, curioso que é exactamente a mesma temperatura de ontem a esta hora:

Uploaded with ImageShack.us

:cold::rain:

Muito obrigado Nuno!

Grande labor a tua, sem dúvida! :thumbsup:

A nossa única esperança está na Serra! Assim a H.R. o permita! O problema será mesmo a falta de ar frio aos 850hPa :sad:.

Eu de manhã, quando estive no alto de Vila Boim (a ~460 m ), ainda vi no vidro do carro aquela água "melosa", mas nem sleet lhe poderia chamar, chamo-lhe água pesada! :D. Por isso já tiveste sorte que quase a observaste! hehehe

Lembras-te há 2 anos que temperatura tinham ai na cidade quando nevou e bem pela manhã?

Se tiver tempo, ainda vou pesquisar os arquivos! Só para comparar e aprender. ;)

Neste momento a chuva aumentou um pouco a intensidade e a temperatura começa também a descer um pouco e já vou com 6,8ºC. Recordo que máxima foi de 7,8ºC. Dia frio por aqui :cold:.
A H.R. é de 87% e a pressão atmosférica nos 996hPa.

Não me recordo bem, mas rondava os 2ºC-2,5ºC o que não aconteceu hoje. :angry:
Havemos de rever esses momentos e comparar.
Um facto, muito maior a humidade. Acima dos 850 m, já pouco se via.
Vou ver se alguma foto, vale a pena postar (dps de ver as do forum, com certeza, que não !!!), mas ficará o registo.

Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas durante a tarde. Chuva durante a madrugada e manhã.

Máxima: 13.6ºC
mínima: 7.9ºC
actual: 10.0ºC

Precipitação: 24 mm