Seguimento Sul - Novembro 2010

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Escaldantes? Eu sigo com uns vergonhosos 13,1 graus. Já ultrapassou a máxima de ontem, em que o sol brilhou o dia quase todo.

Eu coloquei aspas! :p

Mas realmente estranha a tua temperatura? Que mínima registaste?
Possivelmente estás há algum tempo com vento de Sul.:unsure:

Condições actuais:
Temp. 7,7ºC e chuviscos.

PS. - Alguém sabe o que se passa com o radar de Coruche? Leva tempos e tempos desligado?
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu coloquei aspas! :p

Mas realmente estranha a tua temperatura? Que mínima registaste?
Possivelmente estás há algum tempo com vento de Sul.:unsure:

Condições actuais:
Temp. 7,7ºC e chuviscos.

PS. - Alguém sabe o que se passa com o radar de Coruche? Leva tempos e tempos desligado?

Tive 5,5 de mínima. O valor é estranho, mas na rua não se sente muito frio, e o carro marca o mesmo valor. Não tenho vento mas o sol brilhou durante uma meia hora e aí a temperatura disparou.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Tive 5,5 de mínima. O valor é estranho, mas na rua não se sente muito frio, e o carro marca o mesmo valor. Não tenho vento mas o sol brilhou durante uma meia hora e aí a temperatura disparou.

Estive a consultar agora os quadros da EMA de Portel e o que se verifica é que há aumento de vento. Deverá ser esse factor aliado ao seu quadrante (Sul, será?), que leva a esses valores de temperatura iguais ou até mesmo superiores aos do Algarve! :huh:

Por cá voltou a chover fraco e a temperatura permanece estável nos 7,7ºC. Mas subirá certamente mais, pois as isos começam a subir também aos 850hPa.

Olhando para a temp. que devias ter e a que realmente tens há uma boa diferença!

run06hgfsportelsmall.jpg
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mas mesmo Oriola, onde está situada a EMA de Portel, não passou dos 11. A posição é diferente, Oriola está num local desabrigado, principalmente a sul, com a albufeira de Alvito, e um relevo a norte. Eu estou no meio da serra. Geralmente as maiores diferenças ocorrem nas mínimas em dias de inversão térmica, muito mais baixas em Oriola. Hoje, provavelmente, o frio aguentou-se a níveis mais baixos, enquanto que nos pontos mais altos, como aquele onde estou, o vento limpou o frio com maior facilidade. Se bem que o vento por aqui esteja fraco.
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
6.2ºC e 998 hPa

estive à pouco no alto de S.Mamede e... apenas sleet, muito nevoeiro e vento fortissimo.
Agora espero pela descida da temperatura para lá ir ao inicio da noite !!!

:huh:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,222
Local
loule-caldeirao
Parece que estão a entrar umas células na parte oeste do Algarve e Baixo Alentejo, vamos lá ver se chegam cá...

Por cá vão caindo uns aguaceiros fracos de vez em quando e o vento parou completamente, o que faz com que a sensação térmica seja bem mais tranquila:thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
6.2ºC e 998 hPa

estive à pouco no alto de S.Mamede e... apenas sleet, muito nevoeiro e vento fortissimo.
Agora espero pela descida da temperatura para lá ir ao inicio da noite !!!

:huh:


Muito obrigado Nuno!

Grande labor a tua, sem dúvida! :thumbsup:

A nossa única esperança está na Serra! Assim a H.R. o permita! O problema será mesmo a falta de ar frio aos 850hPa :sad:.

Eu de manhã, quando estive no alto de Vila Boim (a ~460 m ), ainda vi no vidro do carro aquela água "melosa", mas nem sleet lhe poderia chamar, chamo-lhe água pesada! :D. Por isso já tiveste sorte que quase a observaste! hehehe

Lembras-te há 2 anos que temperatura tinham ai na cidade quando nevou e bem pela manhã?

Se tiver tempo, ainda vou pesquisar os arquivos! Só para comparar e aprender. ;)

Neste momento a chuva aumentou um pouco a intensidade e a temperatura começa também a descer um pouco e já vou com 6,8ºC. Recordo que máxima foi de 7,8ºC. Dia frio por aqui :cold:.
A H.R. é de 87% e a pressão atmosférica nos 996hPa.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tavira acumulou 29.03 mm. E já ultrapassou a média do mês (estou a considerar a normal 1941-1970, pois não disponho das normais mais recentes).
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
:mad: A neve bem podia vir mais abaixo.
Bem, neste momento 6ºC, estagnada desde de manhã praticamente, vento moderado de SE, céu nublado. Pressão nos 997 hPa, humidade nos 98%.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Évora com um dia de chuva fraca e moderada, com um total de 5.8mm, a temperatura maxima foi de 8.3ºC, Agora com 7.2ºC, curioso que é exactamente a mesma temperatura de ontem a esta hora:


Uploaded with ImageShack.us

:cold::rain:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Muito obrigado Nuno!

Grande labor a tua, sem dúvida! :thumbsup:

A nossa única esperança está na Serra! Assim a H.R. o permita! O problema será mesmo a falta de ar frio aos 850hPa :sad:.

Eu de manhã, quando estive no alto de Vila Boim (a ~460 m ), ainda vi no vidro do carro aquela água "melosa", mas nem sleet lhe poderia chamar, chamo-lhe água pesada! :D. Por isso já tiveste sorte que quase a observaste! hehehe

Lembras-te há 2 anos que temperatura tinham ai na cidade quando nevou e bem pela manhã?

Se tiver tempo, ainda vou pesquisar os arquivos! Só para comparar e aprender. ;)

Neste momento a chuva aumentou um pouco a intensidade e a temperatura começa também a descer um pouco e já vou com 6,8ºC. Recordo que máxima foi de 7,8ºC. Dia frio por aqui :cold:.
A H.R. é de 87% e a pressão atmosférica nos 996hPa.

Não me recordo bem, mas rondava os 2ºC-2,5ºC o que não aconteceu hoje. :angry:
Havemos de rever esses momentos e comparar.
Um facto, muito maior a humidade. Acima dos 850 m, já pouco se via.
Vou ver se alguma foto, vale a pena postar (dps de ver as do forum, com certeza, que não !!!), mas ficará o registo.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Temperatura estagnada nos 6ºC... Que raio de "vaga de frio". Vento moderado, céu nublado. Pressão nos 997 hPa, HR 97%.

Depois de a webcam ter tido alguns problemas técnicos breves, está de volta. ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas durante a tarde. Chuva durante a madrugada e manhã.

Máxima: 13.6ºC
mínima: 7.9ºC
actual: 10.0ºC

Precipitação: 24 mm
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Céu nublado por nuvens baixas. Continua sem precipitar e temp. estagnada.

Extremos de hoje:
TMax: 6.7ºC
Tmin: 4.6ºC
Média: 5.9ºC :cold:

Precipitação: 4.1mm. Só chuviscos e alguma chuva fraquíssima.