Seguimento Sul - Novembro 2010



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A estação do IM não dá valores disparatados, eles são reais. Eu já o comprovei pois tenho passado lá 2/3 semanas em pleno Inverno e as inversões térmicas por lá são muito fortes. Já nos planaltos em redor a temperatura é normalmente 3/4ºC superior, e pela foto da estação que me indicaste, esta não parece estar localizada no vale, daí os valores serem mais modestos. Mesmo assim, vejo ali registos de temperaturas negativas, e em Dez/Jan temos quase todas as mínimas abaixo de 10ºC.

(...)

Jorge quando me refiro a disparatados, quero com isto dizer que a estação está numa localização que não representa amplamente a região, pode quando muito representar o vale. Por isso não acho que tenha uma localização muito feliz! ;) Só isso.



Por aqui o resumo dia que acabou à pouco, é o seguinte:

Dia com céu limpo no inicio, passando a parcialmente nublado com o decorrer do dia em especial por nebulosidade alta.

A máxima foi de 10,3ºC pelas 15h e a mínima foi de 3,1ºC às 03h.

Após o pôr do sol a temperatura caiu a pique e cheguei até aos 3,5ºC pelas 22h :cold:. Após isso tem vindo a subir paulatinamente e tenho neste momento 4,4ºC (o ar mais quente a fazer das suas! :sad:)

Pelo que vejo e assim de forma empírica, parece-me que até na Serra de São Mamede as condições começam a ficar difíceis... Mas claro não impossíveis. Eu até apostaria mais em Marvão! Amanhã tiramos as duvidas... :unsure:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bom dia,


Por aqui a temperatura também se manteve baixa e chove com 4,2ºC :rain::cold:.

Em Portalegre (cidade), pelo wunderground a temperatura também já vai alta, nos 6ºC.
Outra estação em Castelo de Vide (mais perto de Marvão) também vai marcando 4,2ºC.

Fazendo ainda fé no wunderground, em Nisa estão apenas 1,6ºC, com 86% de H.R. Ou seja têm 70% de hipóteses de o floco se aguentar (assim haja frio suficiente aos 850hPa). Vamos ver...
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Impossivel !!

Analisa bem a imagem de Satélite, eu nem sei se irá chover alguma coisa em Espanha (tirando estreito) quanto mais aqui ....

É por estas e por outras que depois alguns membros no fórum são descredibilizados ... mais uma para juntar ao roll. O enorme desejo do protagonismo fácil, leva com que esta afirmação do Aurélio possa ter levado a que alguns Algarvios que visitaram entretanto o tópico chegassem a pensar que talvez hoje não chovesse. É só para ficares a pensar na quantidade de barbaridades que muitas vezes dizes por aqui e nas consequências que podem resultar do que escreves.

Relembrar o post do André:

-----------
23,3mm acumulados em Tavira hoje.
18,8mm acumulados em Faro (das 6h de ontem às 6h de hoje).
-----------
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Por aqui, minima de 3,5ºC e neste momento 5,2ºC 1000 hPa e a descer.
Chove !!! E lá vou eu à serra durante a tarde :thumbsup:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por aqui (Alto de Vila Boim) :rain:

Chove com 3,5ºC. Em Elvas já vou com 4,8ºC.

Pela temperatura em são Mamede só deverá nevar mesmo lá no cimo! será? :unsure:
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Ontem como disse sempre fui até Alqueva, Sai de casa pouco passava das 7 horas da manhã, com a temperatura a 3.5ºC, ontem a minima por aqui na cidade foi de 2.2ºC registados na estação na universidade. mas foi o suficiente para estarem bastantes carros com uma boa camada de geada. Durante o caminho foi descongelendo mas até Portel ainda vi muita pastagem branquinha.

Hoje a minima não foi alem dos 4.8ºC, devido a entrada da massa de ar que prococou muita condensação, por sua vez perdeu-se energia...
De momento com 5.8ºC e a chover. Até agora com 4 mm acumulados
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Não sabes a humidade? Se tiveres os 97 por cento que eu tenho em Portel vai ser muito complicado, mesmo em São Mamede. A temperatura está muito alta, não é normal estar mais alto em Portalegre que em Elvas.

Ora ai esta uma coisa que também já me chamou despertou a atenção. A temperatura por lá está mais alta! E pelo que reportou o Gerofil o mesmo se passa em Estremoz? A H.R. por Elvas é de 84% e a temperatura lá vai subindo muito lentamente, já vou com 5ºC.

Confiando nos dados de uma estação meteorológica na cidade de Portalegre a H.R. seria por lá de 51%, coisa que acho muito baixa...:unsure: