Seguimento Sul - Novembro 2010



Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Estamos há 10min com a temperatura mínima do dia (9,1ºC) que também é a mesma que saiu às 5 da manhã... :D

De momento não chove mas parece haver mais alguns aguaceiros no horizonte... :rain:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas,

Aqui por Silves a noite tem sido de aguaceiros frequentes:rain:. Por volta das 21h ouviu-se trovoada:trovao: e ainda deu para ver os clarões de uma célula que passava a Sul de Silves, mais junto ao litoral. Aqui deu um pequeno aguaceiro. Neste momento chove novamente, de forma fraca.

O acumulado no Sitio das Fontes está nos 3,0mm, enquanto que aqui em Silves está nos 4,2mm.

De resto, sigo com 8,6ºC e vento fraco de ENE.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Tanto em Faro como em Olhão foi um mini-festim, durou ainda algum tempo a chuva forte acompanhada de trovoada. Registei 3 mm a juntar aos 2 faz um total de 5 mm hoje.

Máxima: 14.6ºC
mínima: 8.2ºC (actual)

Precipitação: 5 mm
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 11,6 ºC (13h59)
Temperatura mínima (noite passada) = 6,9 ºC (22h37)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 6,3 ºC
Pressão atmosférica = 1002 hPa

Aguaceiros fracos nas últimas horas. Acentuada subida da temperatura máxima e a pressão atmosférica deu um salto de 998 hPa (às 16h45) para os actuais 1002 hPa.

Este mês: Temp. máxima = 22,6 ºC (dia 5); temp. mínima = 2,4 ºC (dia 28).
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boa tarde!!

Por volta das 16:30 em S.Mamede nevava, foi só meia hora mas nevou!! Estavam 0,5ºC !!!

Ora nem mais, já suspeitava disso! ;)

Pelas imagens do radar e pelo monstro que daqui era visível, fiquei logo desconfiado!

aguaceironevesmamede30n.jpg


E fotos menina Sissi não há!? :rolleyes::D

Por aqui vou com 5,6ºC e à pouco caiu um aguaceiro.
 

Sissi

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
64
Local
Corroios
Ora nem mais, já suspeitava disso! ;)

Pelas imagens do radar e pelo monstro que daqui era visível, fiquei logo desconfiado!

aguaceironevesmamede30n.jpg


E fotos menina Sissi não há!? :rolleyes::D

Por aqui vou com 5,6ºC e à pouco caiu um aguaceiro.

Boa noite!
pois só tirei uma com o tlm, mas n ficou nada de jeito, não estava a espera que isso acontecesse e também n tinha a máquina comigo não vim a casa buscar.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Boa noite

Por aqui o dia foi marcado por muita instabilidade sendo de assinalar um aguaceiro forte por volta do meio-dia com trovoada e outro aguaceiro bastante forte por volta das 21h com uma grande trovoada, clarões enormes com grandes rebentamentos de trovoada e chuva forte durante uns 10 min:thumbsup

Além desses dois episódios mais instáveis, o dia foi marcado por aguacairos constantes ao longo do dia que ainda faziam correr a rua, ou seja, foi um dia bastante molhado aqui por estas bandas:rain: a aliar a sensação térmica desconfortável, que ainda assim até foi razoável no período das 11 da manhã às 17 da tarde.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Só agora reparei mas a Estação do Turismo do Algarve aqui em Faro acumulou 40mm desde as 0:00 de hoje... bastante mais que as redondezas... :eek:

algarvek.jpg

Onde fica essa estação? Tive a trabalhar o dia todo na zona de Gambelas e acho esse acumulado disparatado!!!
Assim de olhómetro diria que na zona de faro, refiro a zona são joão da Venda-Patacão-Gambelas-Faro deverá ter acumulado 10mm ou um pouco mais ...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Onde fica essa estação? Tive a trabalhar o dia todo na zona de Gambelas e acho esse acumulado disparatado!!!
Assim de olhómetro diria que na zona de faro, refiro a zona são joão da Venda-Patacão-Gambelas-Faro deverá ter acumulado 10mm ou um pouco mais ...

Ontem - 26.11.2010 - tinha acumulado 40mm. A estação fica no terraço do edifício da RTA na Av. 5 de Outubro.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
sim desculpa não olhei à data ... perdi-me por instantes.
Pois em relação a dia 29 não digo nada, sei que os valores registados mais ou menos foram à volta dos 30mm de precipitação, e até menos, 24/26mm mas 40mm, a ter havido um episódio de chuva mais forte na região de Faro até é plausível.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boa noite!
pois só tirei uma com o tlm, mas n ficou nada de jeito, não estava a espera que isso acontecesse e também n tinha a máquina comigo não vim a casa buscar.

Isso dá direito a cartão vermelho! :D

Olha eu ainda não a vi neste Outono e já começo a ressacar! Acho que amanhã pego em mim e vou ao encontro dela! :cold:


Bem o dia de hoje ficou marcado pela mais baixa pressão atmosférica que me lembro de ver por aqui desde que tenho barómetro: 995hPa, entre as 14h e as 15h.

Foi dia de aguaceiros por vezes fortes mas de muito curta duração, em especial no inicio da manhã. Durante o dia passaram quase todos ao lado e apenas deixaram algumas pingas grossas que quase nem davam para molhar o chão... :sad: Apenas voltou a chover algo por volta das 22h.

Os meus extremos:

Temp. Máxima: 10,5ºC (15h)
Temp. Mínima: 4,4ºC (20h)

Neste momento registo 5,7ºC e uma Pressão Atmosférica de 1000hPa.

Ainda assim o dia teve "muitas caras" e a nebulosidade foi a rainha. Aqui lhes deixo um resumo:


Aqui uns mammatus (foi pena na altura apenas ter o télélé comigo, pois a imagem é ficou fracota):

dsc05338medium.jpg



Apesar de ser apenas uma "espécie" arco-íris, apareceu mesmo por cima do Forte da Graça e deu para tirar umas fotos com um fundo diferente:

pb300137medium.jpg



Aqui bem mais perto:

pb300146medium.jpg



Não percebo muito (ou mesmo nada!!) de nuvens, mas quando vi esta lembrei-me do post aqui do fórum onde se fala das "Nuvens-onda de Kelvin-Helmholtz":

pb300144medium.jpg


pb300143medium.jpg



Por último, coloco duas fotografias com uma nuvem de aspecto assustador, mais parecendo uma gigantesca muralha branca, correspondente a um forte aguaceiro que passou de raspão pela parte mais a Nordeste da cidade:

pb300154medium.jpg


pb300155medium.jpg


Finalizo com esta célula fotogénica que passou ao Sul de Elvas (cliquem na imagem para uma maior resolução):