Seguimento Sul - Novembro 2012

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Por cá vento ainda forte, constante, com rajadas. A situação no Algarve foi mesmo de loucos hoje, o filme está brutal num sentido não pejorativo (de meteolouquisse e respeito), muita força a todos os afetados pelo tornado. Esse vídeo é provavelmente o melhor que temos em Portugal.
 


amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
Imagens muitíssimo bem apanhadas! dá-me pena que quem as gravou pouco ou nenhum mérito recebe depois de arriscar bastante para as obter, isto de mau tempo é uma boa oportunidade dos jornais pedirem imagens de borla e todos enviam.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Eu não sei quanto a vocês mas eu acho a natureza espectacular!
A homem só resta usar a inteligência para se precaver e aprender com os erros. Em último caso tem respeitar a sua vontade. Por exemplo metam um F5 a atravessar Silves e simplesmente esta era riscada do mapa.

Com respeito por quem perdeu bens e viu a a sua vida afectada no dia de hoje mas tem sido um dia extasiante para os "meteoloucos" assim como eu.

Se fosse aqui em Olhão, não sei como ficaria a cidade. Eu quando era puto de uns 13 ou 14 anos, vim um tornado e foi medronho, talvez um F1 na altura, derrubou muros, levou telhados, voaram galinhas, derrubaram postes de electricidade e telefone. Mas o cenário que vi hoje na zona de Silves/Lagoa é para mim algo surreal.

O meu blogue hoje, teve uma visibilidade que nunca tinha tido antes, mais de 2800 visitas, tendo 755 visitas, na hora seguinte ao tornado. Recebi n e-mails a darem-me os parabéns pelo excelente blogue, hoje para mim, apesar de estar triste com os prejuízos e os danos que causou, não deixo de ficar fascinado, pela força da natureza e ela sabe surpreender-nos.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Esta manhã tudo mais calmo com alguns aguaceiros esporádicos e algums períodos de sol. Uma boa manhã de Sábado e óptima aqui para o mercado de Loulé:thumbsup:
O vento está de sudoeste e já não há tanta energia na atmosfera por isso agora será tudo mais calmo.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: tempo tempestuoso. Chuva moderada a forte durante toda a manhã. Neste momento 1004 hPa e 12,8 ºC.

O deslocamento do centro de baixas pressões que agora estará centrado sobre Setúbal intensificou a precipitação no Alentejo. É esperado que o centro de baixas pressões continue o seu deslocamento para leste/sueste, pelo que ainda teremos algumas horas de chuva intensa pelo Alto Alentejo/Ribatejo/Beira interior e Trás - os - Montes.

A melhoria do tempo já começou no Algarve (já passou para sector de ar frio, portanto para o regime de aguaceiros, menos frequentes, alternando já com períodos de sol) e vai estendendo-se progressivamente para norte ao longo da manhã e da tarde.

Mas atenção que este ar frio pode ser propício a fenómenos convectivos extremos, pelo que até ao final da tarde ainda existem condições para a ocorrência de aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de trovoadas e eventual queda de granizo, especialmente nas regiões do sul, porque a troposfera ainda está muito instável.

Muito bem as previsões do Instituto de Meteorologia, nomeadamente os alertas colocados por precipitação.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Que escuridão a norte. :shocking: Aqui, o vento tem vindo a aumentar de intensidade e parece que dentro de pouco tempo vai chover.