Seguimento Sul - Novembro 2016

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
A situação em Beja terá sido às 11h00. Ouve-se o sinal horário na rádio.

A de Ferreira do Alentejo será da mesma célula (supercélula) que cresceu muito rapidamente aqui a Sul de Silves e passou por cá com forte trovoada de manhã, perto das 11h00. Avistei uma funnel cloud nessa altura, muito rápida.. e nas estradas aqui haviam muitos ramos partidos... na altura pareceu-me que fossem só rajadas fortes, e não vi mais nada para além da funnel.... O IPMA confirmou que as imagens de radar eram compatíveis com esse tipo de ocorrências. Esse célula seguir para Norte e passou por Ferreira do Alentejo depois.
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Eu estive na Boavista o dia inteiro, de manhã o tempo estava muito feio e com vento, mas fora isso eram só nuvens negras e o vento acalmou. Lá para as 17h começou a surgir algo muito negro vindo de sul, às 18h descambou, mas nada que tivesse essa claridade. Isso é mesmo no concelho de Odemira?

Edit: Eu entrei às 10h no trabalho, cheguei a ver algumas mammatus, mas o radar não mostrou nada de significante às 11h
A única informação que tenho é que foi em Boavista, Beja. :intrigante:
Vou tentar reunir mais informações. :thumbsup:
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
A situação em Beja terá sido às 11h00. Ouve-se o sinal horário na rádio.

A de Ferreira do Alentejo será da mesma célula (supercélula) que cresceu muito rapidamente aqui a Sul de Silves e passou por cá com forte trovoada de manhã, perto das 11h00. Avistei uma funnel cloud nessa altura, muito rápida.. e nas estradas aqui haviam muitos ramos partidos... na altura pareceu-me que fossem só rajadas fortes, e não vi mais nada para além da funnel.... O IPMA confirmou que as imagens de radar eram compatíveis com esse tipo de ocorrências. Esse célula seguir para Norte e passou por Ferreira do Alentejo depois.
Sendo assim não sei de nada :unsure:
Por aqui as pessoas não ligam muito ao que se passa com o tempo, só importa se vai chover ou não, se há coisas estragadas ou não, mas o dia hoje tinha mesmo cara de mau tempo, bastante negro e com nuvens carregadas.
De qualquer das maneiras, hei-de investigar amanhã se os meus colegas ouviram falar de alguma coisa.
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
A Rádio que se ouve é a Rádio Vidigueira (90.0FM). A distância em linha reta da Vidigueira a Boavista dos Pinheiros é de cerca de 100 Km (Google Earth). Não sei se será possível captar o sinal da Rádio Vidigueira a tão grande distância...
Também é importante saber se o vídeo é mesmo do dia de hoje.
Duvido muito e aquele sotaque é mais cerrado. O daqui é mais puxado para o Algarvio.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Rumo ao redondo/Alandroal.

9113c72b3df11da6a4309f1fe88d8771.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Manhã com alguns aguaceiros, até agora o acumulado é de 2.7mm, vamos ver o que a frente rende.
Destaque para o vento que tem sido forte
Tatual: 15,1ºC
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
5.1mm até ao momento
Vai chovendo fraco com algum vento, estão 14,2ºC que é a mínima do dia até agora.
 
  • Gosto
Reactions: Manmarlopes

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
isto é um bocado ridículo mas ao ler a entrevista do Fernando Mamede, atleta bejense bastante conhecido, ele a certa altura diz que corria entre Beja e a Boavista nos seus treinos enquanto jovem.

provavelmente essa localidade Boavista, que não conheço, ficará nos arredores de Beja em direção à Vidigueira.