Seguimento Sul - Novembro 2017

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
JLRy0MC.gif


Aviso MeteoPT.com

As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Novembro começa com céu nublado, agora abriu um pouco mais mas à pouco havia nuvens bem negras. O sol vai espreitando!
Mínima de 6,6ºC
Agora estão 21,2ºC com vento fraco de SE.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Hoje no jornal da tarde da Sic, deu uma noticia sobre a seca, e fizeram um directo desde uma herdade em Campo Maior.
O agricultor entrevistado disse que caíram 14,5 mm nos ultimos seis meses, será mesmo assim? :eek:
Xiiii, também não sei, mas é pouquíssimo :(

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Hoje no jornal da tarde da Sic, deu uma noticia sobre a seca, e fizeram um directo desde uma herdade em Campo Maior.
O agricultor entrevistado disse que caíram 14,5 mm nos ultimos seis meses, será mesmo assim? :eek:
Valor um pouco suspeito, nos últimos 6 meses não choveu só isso tenho a certeza.
Mas talvez nos últimos 5 meses( Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro) não ande muito longe desses valores, assim por alto uns 20/30mm.
O mês de Maio deste ano, andou mais ou menos dentro da média.
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Hoje no jornal da tarde da Sic, deu uma noticia sobre a seca, e fizeram um directo desde uma herdade em Campo Maior.
O agricultor entrevistado disse que caíram 14,5 mm nos ultimos seis meses, será mesmo assim? :eek:
É pena não haver mais estações por lá.
Esta estação de Elvas, desde Agosto acumulou 28,5 mm:
KmC2IHD.png
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Hoje no jornal da tarde da Sic, deu uma noticia sobre a seca, e fizeram um directo desde uma herdade em Campo Maior.
O agricultor entrevistado disse que caíram 14,5 mm nos ultimos seis meses, será mesmo assim? :eek:
Por muito pouco que tivesse chovido nos últimos 6 meses acho isso impossível. Se ele se estivesse a referir desde o final do verão, ainda era provável mas desde abril, é estranho. Não tenho os dados da estação que acompanho, de maio a agosto, pois o pluviômetro avariou durante esse período mas em maio sei que ainda choveu o suficiente alguns dias para os acumulados ficarem mais ou menos dentro da média. Depois entretanto, durante o verão houve alguns eventos de instabilidade sendo que num deles até me disseram que em C. maior tinha chovido torrencialmente causando até inundações na fábrica da Delta.
Em outubro, o acumulado nas estações aqui da zona rodaram os 15/20mm.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
É pena não haver mais estações por lá.
Esta estação de Elvas, desde Agosto acumulou 28,5 mm:
KmC2IHD.png
Elvas fica mesmo ao lado de Campo Maior, esta situação de instabilidade de Agosto foi de conveçção, mesmo as localidades estando próximas uma da outra não sabemos o que realmente choveu por lá, mas 14,5mm nos últimos 6 meses parece-me um valor muito baixo, até porque Maio nem foi seco.