Seguimento Sul - Novembro 2017

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
JLRy0MC.gif

Aviso MeteoPT.com

As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Boas,
Novembro começa com céu nublado, agora abriu um pouco mais mas à pouco havia nuvens bem negras. O sol vai espreitando!
Mínima de 6,6ºC
Agora estão 21,2ºC com vento fraco de SE.

Hoje no jornal da tarde da Sic, deu uma noticia sobre a seca, e fizeram um directo desde uma herdade em Campo Maior.
O agricultor entrevistado disse que caíram 14,5 mm nos ultimos seis meses, será mesmo assim? :eek:
Xiiii, também não sei, mas é pouquíssimo :(

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Hoje no jornal da tarde da Sic, deu uma noticia sobre a seca, e fizeram um directo desde uma herdade em Campo Maior.
O agricultor entrevistado disse que caíram 14,5 mm nos ultimos seis meses, será mesmo assim? :eek:
Valor um pouco suspeito, nos últimos 6 meses não choveu só isso tenho a certeza.
Mas talvez nos últimos 5 meses( Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro) não ande muito longe desses valores, assim por alto uns 20/30mm.
O mês de Maio deste ano, andou mais ou menos dentro da média.

Última edição:
É pena não haver mais estações por lá.
Esta estação de Elvas, desde Agosto acumulou 28,5 mm:
KmC2IHD.png

Última edição:
Por muito pouco que tivesse chovido nos últimos 6 meses acho isso impossível. Se ele se estivesse a referir desde o final do verão, ainda era provável mas desde abril, é estranho. Não tenho os dados da estação que acompanho, de maio a agosto, pois o pluviômetro avariou durante esse período mas em maio sei que ainda choveu o suficiente alguns dias para os acumulados ficarem mais ou menos dentro da média. Depois entretanto, durante o verão houve alguns eventos de instabilidade sendo que num deles até me disseram que em C. maior tinha chovido torrencialmente causando até inundações na fábrica da Delta.
Em outubro, o acumulado nas estações aqui da zona rodaram os 15/20mm.

É pena não haver mais estações por lá.
Esta estação de Elvas, desde Agosto acumulou 28,5 mm:
KmC2IHD.png
Elvas fica mesmo ao lado de Campo Maior, esta situação de instabilidade de Agosto foi de conveçção, mesmo as localidades estando próximas uma da outra não sabemos o que realmente choveu por lá, mas 14,5mm nos últimos 6 meses parece-me um valor muito baixo, até porque Maio nem foi seco.