Seguimento Sul - Novembro 2019



ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia

6mm por aqui... mais uma vez o "grosso" da chuva a fugir de nós...

Interessante ver que durante a manhã, passou chuva moderada a forte no mar, juntinho ao litoral do Sotavento... mesmo a "gozar" com a malta!" lol!

Sigo com 16mm este mês. 189mm desde janeiro.... uma miséria...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Eu por aqui não espero grande coisa nos próximos 2 dias, talvez mais uns 15 a 20 mm com um pouco de sorte, para terminar o mês com valores idênticos a Outubro!
Quanto a Dezembro e Janeiro digam lá se a sinoptica a médio prazo nao e idêntica à previsto a médio prazo.
Aproximam se tempos difíceis por estas bandas!!
Aurélio que se passa com o teu optimismo?... :D
Como eu te compreendo... Já só vês AA à frente;)

Como tu dizes estamos numa época favorável. Qualquer coisa que chova entramos numa fase neutra em que quase não perdemos água mas assim também não se repõe. Ainda assim a vegetação contínua em grande stress mesmo às portas de Dezembro! A partir de Janeiro a radiação aumenta consideravelmente pelo que se não houver alguma reposição da humidade dos solos é o descalabro total.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Alentejo central: tarde de aguaceiros e trovoadas moderadas

trovoadas.jpg
trovoada2.jpg

trovoada1.jpg
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Bem, arrisco dizer que aqui para Vila Viçosa é o melhor dia de chuva dos últimos anos... :D:rain:
Após paragem da chuva às 11h, por volta das 16h voltou e com grande intensidade durante quase 1 hora. Desde aí continua a cair certinha, mas já deverá estar a acabar...
Confesso que já não me lembrava de ver tantas poças e lençóis de água na Vila.
Infelizmente a chuva tem sido bastante localizada.. a minha avó vive a 20 Km daqui e não chove lá desde o início da manhã (e não foi muito..).
Volto a frisar que isto muda muito pouco a situação atual na região, a menos que a chuva continuasse assim durante várias semanas.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Finalmente praticamente todo o Alentejo teve uma boa rega, era assim semanas e semanas. :rolleyes: Basta o empecilho do anticiclone descer um pouco em latitude para ser tudo diferente.
Acumulados de hoje no Alto Alentejo, até ao momento, porque Portalegre na próxima hora deverá acumular algo.
Portalegre: 18.2mm
Elvas: 21.2mm

A netatmo está offline e nesta mesma, praticamente todos os dias do mês tiveram precipitação, mas o acumulado em 15 dias era o total diário de hoje na EMA de Elvas. :lol: Provavelmente, deve ser o maior acumulado do ano nesta estação.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Portalegre: 18.2mm
7.4mm na última hora. 25.6mm no total diário.
Amanhã será como hoje, à base de lotaria. Sexta promete ser novamente mais generalizado e estão previstos bons acumulados, veremos.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Bom dia
Podia me esclarecer onde fica Alvalade do Sado pois só conheço um Alvalade no Alentejo e que tem EMA e a mesma nem sequer tem 7 mm acumulados durante o dia de hoje??
Apenas a zona entre setubal Grândola até Évora tem cerca de 12 mm a 17 mm acumulados!!
Pelo aqui há quem chame Alvalade e outros Alvalade do Sado a minha dúvida é se se trata da mesma terra ou não..
No mapa Alvalade encontra se em linha com Sines!!

EDIT: Essa estação de Alvalade rendeu mais 8.6 mm as 06 utc fora o ocorrido ainda não contabilizado.
Resumindo no Alentejo choveu bem sobretudo num sector entre Setúbal Sines e Évora com cerca de 15 a 20 mm de acumulado novamente.
No Algarve que era onde os modelos davam maior pujança nela rendeu somente cerca de 5 mm.
Para ainda assim tinha as 06h utc 6 mm de acumulado.

Boa Noite Aurélio!

A minha terra onde contabilizo a precipitação é Alvalade e há quem chame Alvalade do Sado, é a mesma localidade, chamamos Alvalade do Sado porque se localiza na margem do Rio Sado. Para quem passa à Mimosa, no IC1, Alvalade fica a 2kms da Mimosa. É freguesia do Concelho de Santiago do Cacém e fica localizada no mapa em linha com Sines.

A precipitação que aqui registo no fórum é de um pluviómetro meu, Alvalade tem estação meteorológica. Quem consulta os valores de precipitação por vezes encontra diferenças entre os meus valores e os da estação, sobretudo quando a chuva é em regime de aguaceiros, pois a minha casa dista 2 Kms da estação meteorológica. Esta madrugada a chuva foi em regime de aguaceiros e às 7:00 horas o meu pluviómetro contabilizava 18,5 mm e houve zonas próximas da vila com apenas 10 mm e outras com 15 mm.

Alvalade fica localizada no Vale do Sado e neste momento é uma das regiões mais secas de Portugal a nível de humidade dos solos e das barragens que se encontram praticamente no nível morto.
 

Manuel Amador

Cumulus
Registo
1 Mar 2018
Mensagens
281
Local
Samora Correia
Boa Noite Aurélio!

A minha terra onde contabilizo a precipitação é Alvalade e há quem chame Alvalade do Sado, é a mesma localidade, chamamos Alvalade do Sado porque se localiza na margem do Rio Sado. Para quem passa à Mimosa, no IC1, Alvalade fica a 2kms da Mimosa. É freguesia do Concelho de Santiago do Cacém e fica localizada no mapa em linha com Sines.

A precipitação que aqui registo no fórum é de um pluviómetro meu, Alvalade tem estação meteorológica. Quem consulta os valores de precipitação por vezes encontra diferenças entre os meus valores e os da estação, sobretudo quando a chuva é em regime de aguaceiros, pois a minha casa dista 2 Kms da estação meteorológica. Esta madrugada a chuva foi em regime de aguaceiros e às 7:00 horas o meu pluviómetro contabilizava 18,5 mm e houve zonas próximas da vila com apenas 10 mm e outras com 15 mm.

Alvalade fica localizada no Vale do Sado e neste momento é uma das regiões mais secas de Portugal a nível de humidade dos solos e das barragens que se encontram praticamente no nível morto.
Quem já fez o Alvalade Porto Covo Alvalade sabem bem onde é

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk