Seguimento Sul - Novembro 2019

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Bom dia

Mais uma noite de chuva na região. Impressiona como estes dias de precipitação alteram a dinâmica, fazendo com que os pequenos cursos de água aumentem o volume de água drenada dos campos, os quais começam a apresentar-se saturados em determinadas zonas.
Usando Portalegre como referência, ontem 25,9 mm e esta madrugada 14,1 mm: 40 mm em menos de 36 h! Vamos ver se, até sábado, conseguimos uns 70/75 mm, :rolleyes: o que seria um grande alívio para os solos. Para as albufeiras terá de ser, pelo menos 3 vezes mais.
Estive a ver o mapa de radar e parece-me que os nossos amigos do Baixo Alentejo e Algarve estão com boas novas. Espero que assim continue e que amanhã traga bastante chuva para todo o país. :)
 


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Que bela rega abençoada no Baixo Alentejo
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Bom dia!
Sim...tem estado a cair constante...fraca a moderada.....ouro para a terra ;)!
Aqui os meus vizinhos mais antigos falam-me muito deste tipo de dias que antigamente, dizem, eram muito frequentes e agora se tornaram raros.
Não será alheia a isso a morte de sobreiros que nesta zona da Serra de Grândola se tornou num problema dramático.
Vários anos de precipitação reduzida tornaram algumas zonas em cenários fantasmagóricos.
Apesar de tudo esta chuva é muito bem vinda!
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Ouro para o Sul do nosso país
5d23b407986198101fbc8b9ac4ec357a.jpg


Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Pena que o grosso da instabilidade esteja a passar a Sul através do Golfo de Cádiz

Algarve pelo segundo dia consecutivo a "morrer" literalmente na praia :facepalm: Salva-se Sagres com cerca de 5mm, entretanto era um risco que foi modelado em algumas saídas operacionais do modelos :unsure: Da próxima será melhor, o azar não dura sempre :pray:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
O sul do continente, particularmente o Alentejo, continua embebido na massa de ar muito frio em altitude (inferior aos 20 ºC negativos aos 500 hPa); assim, para esta tarde é previsível o surgimento de nebulosidade convectiva que poderá originar novos aguaceiros e trovoadas dispersas... é estar atento ao radar :D
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
537
Local
Évora
Boa tarde! Excelente manhã para o Baixo Alentejo, manhã toda com chuva moderada pela região do Vale do Sado. Contabilizei 13 mm só esta manhã. Neste evento já vamos com 25 mm. Bem bom, mas insuficiente ainda! Amanhã parece que vem mais. Se fosse ano húmido pelo Sul, a a partir de agora era tempestades umas atrás das outras, com 1 ou 2 dias de intervalo. mas parece que o anticiclone vem aí. O que não é novidade no mês de Dezembro, há uns anos que é assim pelo Sul.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Sim agora vem aí o AA mas pior que isso vem aquilo que tem vindo a ser anunciado pela maioria dos modelos sazonais. Temperaturas amenas, e previsão de tempo seco com o AA não sobre os Açores mas sobre a Península Ibérica.
Depois de sexta não se perspetiva chuva tão cedo por estas bandas enquanto que o nível das barragens continua a descer aqui pelo Algarve.
Dezembro promete vir a ser bem seco olhando a médio prazo em linha daquilo que tem sido os últimos anos.