Seguimento Sul - Novembro 2019

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Apesar da chuva do últimos dias dá para ver que ainda há muitas zonas sem erva aqui na Serra.

mJvUnpW.jpg


urVNGMG.jpg


O açude aqui do monte...onde dá para ver na zona dos juncos o nível habitual e o estado em que se encontra agora:

7auailj.jpg


Mas pronto...está a chover agora e ainda pode vir muita água nos próximos tempos...vamos ser positivos...;)!
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Boa tarde

Choveu durante a madrugada, esteve uma manhã relativamente calma em Arronches, mas desde o meio dia que não parou de chover. Calculo que uns 10 mm devem ter caído até agora. O Radar tem dado uma imagem enganosa da precipitação, a qual continua moderada neste momento.
Temperatura agradável e sem vento.
Ela que continue :rain::rain:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Por aqui não tanto nevoeiro mas vai chovendo com algum vento. 12.4mm acumulados e 14.6ºC. Vento na ordem dos 30 km/h.
Boa noite
Preciso falar contigo como posso fazer?
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
E foi mais um dia de chuva pela região. Este novembro fica marcado por ter um pouco de precipitação quase todos os dias.
Portalegre: 17.7mm
Netatmo: 10.5mm
Elvas: 6mm

O acumulado mensal da estação de Portalegre deve ser bastante generoso, mas não tenho os registos do mês todo. Desde dia 17 acumulou 136mm.
A netatmo segue com 99mm :D, mas até ao final do mês deve ultrapassar os 100mm.
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Boas,
E foi mais um dia de chuva pela região. Este novembro fica marcado por ter um pouco de precipitação quase todos os dias.
Portalegre: 17.7mm
Netatmo: 10.5mm
Elvas: 6mm

O acumulado mensal da estação de Portalegre deve ser bastante generoso, mas não tenho os registos do mês todo. Desde dia 17 acumulou 136mm.
A netatmo segue com 99mm :D, mas até ao final do mês deve ultrapassar os 100mm.
Pelas minhas contas, a estação de Portalegre leva no mínimo 170mm este mês, mas escapou-me um dia ou outro também, tem chovido bem aqui pela serra de S.Mamede.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Pelas minhas contas, a estação de Portalegre leva no mínimo 170mm este mês, mas escapou-me um dia ou outro também, tem chovido bem aqui pela serra de S.Mamede.
Pois, este tipo de padrão beneficia sempre muito as zonas de montanha e olhando para o acumulado de Portalegre, não é de admirar os acumulados registados mais para Norte. Não foi por acaso que o Rio Caia encheu na sexta-feira, pois a serra tem retido bastante precipitação e naquele dia então, foi excelente. A estação registou 45mm, mas em certas zonas da serra, onde os cursos de água têm as nascentes, deve ter-se aproximado dos 60mm ou até mais.
Novembro está assim próximo ou dentro da média na região. Apesar dos variados dias com registo de acumulados, tal como referir ontem num post, grande parte da precipitação mensal foi registada em 1 semana. Agora se fosse para continuar, já começaríamos a ver água por todo o lado...
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Pois, este tipo de padrão beneficia sempre muito as zonas de montanha e olhando para o acumulado de Portalegre, não é de admirar os acumulados registados mais para Norte. Não foi por acaso que o Rio Caia encheu na sexta-feira, pois a serra tem retido bastante precipitação e naquele dia então, foi excelente. A estação registou 45mm, mas em certas zonas da serra, onde os cursos de água têm as nascentes, deve ter-se aproximado dos 60mm ou até mais.
Novembro está assim próximo ou dentro da média na região. Apesar dos variados dias com registo de acumulados, tal como referir ontem num post, grande parte da precipitação mensal foi registada em 1 semana. Agora se fosse para continuar, já começaríamos a ver água por todo o lado...

Sem dúvida, precipitações maioritariamente estratiformes, muitas horas de nevoeiro, muita humidade, as zonas mais altas levam muita vantagem. Até aqui no litoral, a Serra de Sintra tem sido beneficiada, assim como a Serra da Arrábida (eu estou próximo, mas a mais baixa altitude, e tenho 144.8 mm) relativamente a zonas do distrito a altitudes próximas do nível do mar. A Serra S. Mamede com acumulados certamente a rondar os 200 mm, bem superiores a Arronches, Elvas e afins. A Serra de Monchique regista acumulados de 220 mm, bem superiores ao barlavento algarvio e então comparando com o sotavento não se fala... incríveis as diferenças neste último caso. Em situações de NW, a Serra de Monchique com os seus 900 m e mesmo o Caldeirão apagam completamente as frentes antes de chegarem ao sotavento algarvio... basta ver a imagem de radar desta tarde.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas e a frente ainda deu um bom aguaceiro por aqui.

Máxima: 19.3ºC
mínima: 14.2ºC

Precipitação: 2 mm
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Boas, E foi mais um dia de chuva pela região. Este novembro fica marcado por ter um pouco de precipitação quase todos os dias. Portalegre: 17.7mm Netatmo: 10.5mm Elvas: 6mm O acumulado mensal da estação de Portalegre deve ser bastante generoso, mas não tenho os registos do mês todo. Desde dia 17 acumulou 136mm. A netatmo segue com 99mm :D, mas até ao final do mês deve ultrapassar os 100mm.

A netatmo de Estremoz já acumulou 129,6 mm de precipitação neste mês de Novembro.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,392
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu com algumas nuvens mas brilhou o sol.

Máxima: 18.3ºC
mínima: 10.2ºC

Bastante humidade está tudo molhado.